Pedagogias de Paulo Freire: educando para a cidadania com protagonismo na comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Fabiana da Costa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Fossá, Ivete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/186628
Resumo: Neste artigo, refletimos acerca das pedagogias propostas por Paulo Freire, na perspectiva da educação transformadora, que parte do contexto do educando para levá-lo ao ato do pensamento crítico que reflete sua realidade e o torna protagonista da transformação social, desenvolvendo sua cidadania. Para isso, a comunicação tem papel essencial, visto que retrata a realidade, através tanto da grande mídia quanto de outros meios que oportunizem o contato com diferentes pontos de vista. E é nessa perspectiva que identificamos a pedagogia da comunicação a partir do olhar de Mario Kaplún, que pensa a comunicação intrinsecamente relacionada com a educação proposta por Freire, em que a educação libertadora oportunizará um indivíduo consumidor e produtor de uma comunicação crítica no exercício pleno de cidadania.
id USP-71_085b1849a9d6dcdf3491a48d86e2153b
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/186628
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Pedagogias de Paulo Freire: educando para a cidadania com protagonismo na comunicaçãoThe pedagogies of Paulo Freire: teaching for citizenship with a focus on communicationPedagogias de Paulo Freire: educando para a cidadania com protagonismo na comunicaçãoPedagogia do oprimidoPedagogia da autonomiaPedagogia da comunicaçãoEducação para cidadaniacomunicação transformadoraPedagogia do oprimidoPedagogia da autonomiaPedagogia da comunicaçãoEducação para cidadaniacomunicação transformadoraPedagogy of the oppressedPedagogy of autonomyPedagogy of communicationCitizenship educationTransformative communicationNeste artigo, refletimos acerca das pedagogias propostas por Paulo Freire, na perspectiva da educação transformadora, que parte do contexto do educando para levá-lo ao ato do pensamento crítico que reflete sua realidade e o torna protagonista da transformação social, desenvolvendo sua cidadania. Para isso, a comunicação tem papel essencial, visto que retrata a realidade, através tanto da grande mídia quanto de outros meios que oportunizem o contato com diferentes pontos de vista. E é nessa perspectiva que identificamos a pedagogia da comunicação a partir do olhar de Mario Kaplún, que pensa a comunicação intrinsecamente relacionada com a educação proposta por Freire, em que a educação libertadora oportunizará um indivíduo consumidor e produtor de uma comunicação crítica no exercício pleno de cidadania.This article reflects on the pedagogies proposed by Paulo Freire, from the perspective of transformative education, which starts from the context of the student to lead him to the act of critical thinking that reflects his reality and makes him a protagonist of social transformation, developing his citizenship. Communication plays an essential role, since it portrays reality, whether through the mainstream media or even other means that provide opportunities for contact with different points of view. In this perspective we identify a pedagogy of communication from the perspective of Mario Kaplún, who thinks of communication as intrinsically related to the education proposed by Freire, in which liberating education will provide opportunities for an individual who consumes and produces a critical communication in the full exercise of citizenship.Neste artigo, refletimos acerca das pedagogias propostas por Paulo Freire, na perspectiva da educação transformadora, que parte do contexto do educando para levá-lo ao ato do pensamento crítico que reflete sua realidade e o torna protagonista da transformação social, desenvolvendo sua cidadania. Para isso, a comunicação tem papel essencial, visto que retrata a realidade, através tanto da grande mídia quanto de outros meios que oportunizem o contato com diferentes pontos de vista. E é nessa perspectiva que identificamos a pedagogia da comunicação a partir do olhar de Mario Kaplún, que pensa a comunicação intrinsecamente relacionada com a educação proposta por Freire, em que a educação libertadora oportunizará um indivíduo consumidor e produtor de uma comunicação crítica no exercício pleno de cidadania.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê 100 Anos de Paulo Freireapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/18662810.11606/issn.2316-9125.v26i2p29-42Comunicação & Educação; v. 26 n. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 29-42Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 29-42Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 29-422316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/186628/178683Copyright (c) 2021 Fabiana da Costa Pereira, Ivete Fossáhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Fabiana da CostaFossá, Ivete2022-07-19T19:17:26Zoai:revistas.usp.br:article/186628Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:33.948626Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogias de Paulo Freire: educando para a cidadania com protagonismo na comunicação
The pedagogies of Paulo Freire: teaching for citizenship with a focus on communication
Pedagogias de Paulo Freire: educando para a cidadania com protagonismo na comunicação
title Pedagogias de Paulo Freire: educando para a cidadania com protagonismo na comunicação
spellingShingle Pedagogias de Paulo Freire: educando para a cidadania com protagonismo na comunicação
Pereira, Fabiana da Costa
Pedagogia do oprimido
Pedagogia da autonomia
Pedagogia da comunicação
Educação para cidadania
comunicação transformadora
Pedagogia do oprimido
Pedagogia da autonomia
Pedagogia da comunicação
Educação para cidadania
comunicação transformadora
Pedagogy of the oppressed
Pedagogy of autonomy
Pedagogy of communication
Citizenship education
Transformative communication
title_short Pedagogias de Paulo Freire: educando para a cidadania com protagonismo na comunicação
title_full Pedagogias de Paulo Freire: educando para a cidadania com protagonismo na comunicação
title_fullStr Pedagogias de Paulo Freire: educando para a cidadania com protagonismo na comunicação
title_full_unstemmed Pedagogias de Paulo Freire: educando para a cidadania com protagonismo na comunicação
title_sort Pedagogias de Paulo Freire: educando para a cidadania com protagonismo na comunicação
author Pereira, Fabiana da Costa
author_facet Pereira, Fabiana da Costa
Fossá, Ivete
author_role author
author2 Fossá, Ivete
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Fabiana da Costa
Fossá, Ivete
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia do oprimido
Pedagogia da autonomia
Pedagogia da comunicação
Educação para cidadania
comunicação transformadora
Pedagogia do oprimido
Pedagogia da autonomia
Pedagogia da comunicação
Educação para cidadania
comunicação transformadora
Pedagogy of the oppressed
Pedagogy of autonomy
Pedagogy of communication
Citizenship education
Transformative communication
topic Pedagogia do oprimido
Pedagogia da autonomia
Pedagogia da comunicação
Educação para cidadania
comunicação transformadora
Pedagogia do oprimido
Pedagogia da autonomia
Pedagogia da comunicação
Educação para cidadania
comunicação transformadora
Pedagogy of the oppressed
Pedagogy of autonomy
Pedagogy of communication
Citizenship education
Transformative communication
description Neste artigo, refletimos acerca das pedagogias propostas por Paulo Freire, na perspectiva da educação transformadora, que parte do contexto do educando para levá-lo ao ato do pensamento crítico que reflete sua realidade e o torna protagonista da transformação social, desenvolvendo sua cidadania. Para isso, a comunicação tem papel essencial, visto que retrata a realidade, através tanto da grande mídia quanto de outros meios que oportunizem o contato com diferentes pontos de vista. E é nessa perspectiva que identificamos a pedagogia da comunicação a partir do olhar de Mario Kaplún, que pensa a comunicação intrinsecamente relacionada com a educação proposta por Freire, em que a educação libertadora oportunizará um indivíduo consumidor e produtor de uma comunicação crítica no exercício pleno de cidadania.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Dossiê 100 Anos de Paulo Freire
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/186628
10.11606/issn.2316-9125.v26i2p29-42
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/186628
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v26i2p29-42
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/186628/178683
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Fabiana da Costa Pereira, Ivete Fossá
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Fabiana da Costa Pereira, Ivete Fossá
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 26 n. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 29-42
Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 29-42
Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 29-42
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047092766572544