Ensino superior e avaliação institucional: um modelo em implantação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gatti, Bernardete
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1262
Resumo: Chama a atenção para algumas questões ligadas à cultura de avaliação no Brasil e para aspectos básicos que devem ser considerados quando se realiza um processo avaliativo. Trata esses processos como processos de ajuda, invertendo a visão que comumente se adota para a avaliação. Ressalta o sentido social associado a qualquer processo dessa natureza e as responsabilidades do avaliador. Por fim, apresenta a experiência de avaliação institucional que o Conselho Estadual de Educação de São Paulo vem desenvolvendo com as instituições de ensino superior que estão sob sua jurisdição. Palavras-chave: instituição de ensino superior; avaliação institucional; modelo de avaliação; Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Abstract This article calls the attention to some points related to the culture of evaluation in Brazil and to some basic features to be considered when developing an evaluative process. These processes are treated as a process of helping choices or changes. It emphasizes the social meaning associated to any process of this nature and the evaluator responsabilities. At last, it is presented an institutional research experiment that the State Council of Education of São Paulo is helding at the higher education institutions under its jurisdiction. Key-words: higher education institution; institutional evaluation; evaluation model; São Paulo State Council of Education.
id INEP-2_77358178075d173fa15ae9d8a9ade1c3
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1262
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Ensino superior e avaliação institucional: um modelo em implantaçãoChama a atenção para algumas questões ligadas à cultura de avaliação no Brasil e para aspectos básicos que devem ser considerados quando se realiza um processo avaliativo. Trata esses processos como processos de ajuda, invertendo a visão que comumente se adota para a avaliação. Ressalta o sentido social associado a qualquer processo dessa natureza e as responsabilidades do avaliador. Por fim, apresenta a experiência de avaliação institucional que o Conselho Estadual de Educação de São Paulo vem desenvolvendo com as instituições de ensino superior que estão sob sua jurisdição. Palavras-chave: instituição de ensino superior; avaliação institucional; modelo de avaliação; Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Abstract This article calls the attention to some points related to the culture of evaluation in Brazil and to some basic features to be considered when developing an evaluative process. These processes are treated as a process of helping choices or changes. It emphasizes the social meaning associated to any process of this nature and the evaluator responsabilities. At last, it is presented an institutional research experiment that the State Council of Education of São Paulo is helding at the higher education institutions under its jurisdiction. Key-words: higher education institution; institutional evaluation; evaluation model; São Paulo State Council of Education.INEP1999-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/126210.24109/2176-6681.rbep.80i194.1011Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 80 n. 194 (1999)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 80 Núm. 194 (1999)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 80 No 194 (1999)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.80i194reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1262/100110.24109/2176-6681.rbep.80i194.1001Gatti, Bernardeteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:48:51Zoai:ojs3.inep:article/1262Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:48:51Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino superior e avaliação institucional: um modelo em implantação
title Ensino superior e avaliação institucional: um modelo em implantação
spellingShingle Ensino superior e avaliação institucional: um modelo em implantação
Gatti, Bernardete
title_short Ensino superior e avaliação institucional: um modelo em implantação
title_full Ensino superior e avaliação institucional: um modelo em implantação
title_fullStr Ensino superior e avaliação institucional: um modelo em implantação
title_full_unstemmed Ensino superior e avaliação institucional: um modelo em implantação
title_sort Ensino superior e avaliação institucional: um modelo em implantação
author Gatti, Bernardete
author_facet Gatti, Bernardete
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gatti, Bernardete
description Chama a atenção para algumas questões ligadas à cultura de avaliação no Brasil e para aspectos básicos que devem ser considerados quando se realiza um processo avaliativo. Trata esses processos como processos de ajuda, invertendo a visão que comumente se adota para a avaliação. Ressalta o sentido social associado a qualquer processo dessa natureza e as responsabilidades do avaliador. Por fim, apresenta a experiência de avaliação institucional que o Conselho Estadual de Educação de São Paulo vem desenvolvendo com as instituições de ensino superior que estão sob sua jurisdição. Palavras-chave: instituição de ensino superior; avaliação institucional; modelo de avaliação; Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Abstract This article calls the attention to some points related to the culture of evaluation in Brazil and to some basic features to be considered when developing an evaluative process. These processes are treated as a process of helping choices or changes. It emphasizes the social meaning associated to any process of this nature and the evaluator responsabilities. At last, it is presented an institutional research experiment that the State Council of Education of São Paulo is helding at the higher education institutions under its jurisdiction. Key-words: higher education institution; institutional evaluation; evaluation model; São Paulo State Council of Education.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1262
10.24109/2176-6681.rbep.80i194.1011
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1262
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.80i194.1011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1262/1001
10.24109/2176-6681.rbep.80i194.1001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 80 n. 194 (1999)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 80 Núm. 194 (1999)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 80 No 194 (1999)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.80i194
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951700689584128