Ensino superior e avaliação institucional: um modelo em implantação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1262 |
Resumo: | Chama a atenção para algumas questões ligadas à cultura de avaliação no Brasil e para aspectos básicos que devem ser considerados quando se realiza um processo avaliativo. Trata esses processos como processos de ajuda, invertendo a visão que comumente se adota para a avaliação. Ressalta o sentido social associado a qualquer processo dessa natureza e as responsabilidades do avaliador. Por fim, apresenta a experiência de avaliação institucional que o Conselho Estadual de Educação de São Paulo vem desenvolvendo com as instituições de ensino superior que estão sob sua jurisdição. Palavras-chave: instituição de ensino superior; avaliação institucional; modelo de avaliação; Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Abstract This article calls the attention to some points related to the culture of evaluation in Brazil and to some basic features to be considered when developing an evaluative process. These processes are treated as a process of helping choices or changes. It emphasizes the social meaning associated to any process of this nature and the evaluator responsabilities. At last, it is presented an institutional research experiment that the State Council of Education of São Paulo is helding at the higher education institutions under its jurisdiction. Key-words: higher education institution; institutional evaluation; evaluation model; São Paulo State Council of Education. |
id |
INEP-2_77358178075d173fa15ae9d8a9ade1c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/1262 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino superior e avaliação institucional: um modelo em implantaçãoChama a atenção para algumas questões ligadas à cultura de avaliação no Brasil e para aspectos básicos que devem ser considerados quando se realiza um processo avaliativo. Trata esses processos como processos de ajuda, invertendo a visão que comumente se adota para a avaliação. Ressalta o sentido social associado a qualquer processo dessa natureza e as responsabilidades do avaliador. Por fim, apresenta a experiência de avaliação institucional que o Conselho Estadual de Educação de São Paulo vem desenvolvendo com as instituições de ensino superior que estão sob sua jurisdição. Palavras-chave: instituição de ensino superior; avaliação institucional; modelo de avaliação; Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Abstract This article calls the attention to some points related to the culture of evaluation in Brazil and to some basic features to be considered when developing an evaluative process. These processes are treated as a process of helping choices or changes. It emphasizes the social meaning associated to any process of this nature and the evaluator responsabilities. At last, it is presented an institutional research experiment that the State Council of Education of São Paulo is helding at the higher education institutions under its jurisdiction. Key-words: higher education institution; institutional evaluation; evaluation model; São Paulo State Council of Education.INEP1999-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/126210.24109/2176-6681.rbep.80i194.1011Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 80 n. 194 (1999)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 80 Núm. 194 (1999)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 80 No 194 (1999)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.80i194reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1262/100110.24109/2176-6681.rbep.80i194.1001Gatti, Bernardeteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:48:51Zoai:ojs3.inep:article/1262Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:48:51Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino superior e avaliação institucional: um modelo em implantação |
title |
Ensino superior e avaliação institucional: um modelo em implantação |
spellingShingle |
Ensino superior e avaliação institucional: um modelo em implantação Gatti, Bernardete |
title_short |
Ensino superior e avaliação institucional: um modelo em implantação |
title_full |
Ensino superior e avaliação institucional: um modelo em implantação |
title_fullStr |
Ensino superior e avaliação institucional: um modelo em implantação |
title_full_unstemmed |
Ensino superior e avaliação institucional: um modelo em implantação |
title_sort |
Ensino superior e avaliação institucional: um modelo em implantação |
author |
Gatti, Bernardete |
author_facet |
Gatti, Bernardete |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gatti, Bernardete |
description |
Chama a atenção para algumas questões ligadas à cultura de avaliação no Brasil e para aspectos básicos que devem ser considerados quando se realiza um processo avaliativo. Trata esses processos como processos de ajuda, invertendo a visão que comumente se adota para a avaliação. Ressalta o sentido social associado a qualquer processo dessa natureza e as responsabilidades do avaliador. Por fim, apresenta a experiência de avaliação institucional que o Conselho Estadual de Educação de São Paulo vem desenvolvendo com as instituições de ensino superior que estão sob sua jurisdição. Palavras-chave: instituição de ensino superior; avaliação institucional; modelo de avaliação; Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Abstract This article calls the attention to some points related to the culture of evaluation in Brazil and to some basic features to be considered when developing an evaluative process. These processes are treated as a process of helping choices or changes. It emphasizes the social meaning associated to any process of this nature and the evaluator responsabilities. At last, it is presented an institutional research experiment that the State Council of Education of São Paulo is helding at the higher education institutions under its jurisdiction. Key-words: higher education institution; institutional evaluation; evaluation model; São Paulo State Council of Education. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1262 10.24109/2176-6681.rbep.80i194.1011 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1262 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.80i194.1011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1262/1001 10.24109/2176-6681.rbep.80i194.1001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 80 n. 194 (1999) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 80 Núm. 194 (1999) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 80 No 194 (1999) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.80i194 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951700689584128 |