A organização do ensino na rede pública estadual paulista: análise a partir da teoria crítica da sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Anoel
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1618
Resumo: Estudo de caráter bibliográfico sobre o surgimento dos conceitos de “ciclos” e “progressão continuada” e a forma como foram inseridos na rede pública estadual paulista. Apesar de criados com finalidades e contextos distintos, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE), ao reorganizar a rede pública estadual paulista em 1998, realizou a junção dos ciclos com a progressão continuada. Tendo como referencial de análise a teoria crítica da sociedade, constata que os fechamentos dos universos político e da locução realizados pela linguagem oficial, ao sancionarem os conceitos de ciclos e progressão continuada como pertencentes à mesma forma de organização do ensino, podem remeter os professores ao pensamento unidimensional, e, por conseguinte, à concepção dos ciclos e da progressão continuada como sinônimos, tal como propõe a SEE.
id INEP-2_7a3afe14afdcd0ca192cfbfcbab293f9
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1618
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling A organização do ensino na rede pública estadual paulista: análise a partir da teoria crítica da sociedadeEstudo de caráter bibliográfico sobre o surgimento dos conceitos de “ciclos” e “progressão continuada” e a forma como foram inseridos na rede pública estadual paulista. Apesar de criados com finalidades e contextos distintos, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE), ao reorganizar a rede pública estadual paulista em 1998, realizou a junção dos ciclos com a progressão continuada. Tendo como referencial de análise a teoria crítica da sociedade, constata que os fechamentos dos universos político e da locução realizados pela linguagem oficial, ao sancionarem os conceitos de ciclos e progressão continuada como pertencentes à mesma forma de organização do ensino, podem remeter os professores ao pensamento unidimensional, e, por conseguinte, à concepção dos ciclos e da progressão continuada como sinônimos, tal como propõe a SEE.INEP2015-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/161810.24109/2176-6681.rbep.96i242.1618Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 96 n. 242 (2015)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 96 Núm. 242 (2015)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 96 No 242 (2015)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.96i242reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1618/135710.24109/2176-6681.rbep.96i242.1357Fernandes, Anoelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:27:48Zoai:ojs3.inep:article/1618Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:27:48Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A organização do ensino na rede pública estadual paulista: análise a partir da teoria crítica da sociedade
title A organização do ensino na rede pública estadual paulista: análise a partir da teoria crítica da sociedade
spellingShingle A organização do ensino na rede pública estadual paulista: análise a partir da teoria crítica da sociedade
Fernandes, Anoel
title_short A organização do ensino na rede pública estadual paulista: análise a partir da teoria crítica da sociedade
title_full A organização do ensino na rede pública estadual paulista: análise a partir da teoria crítica da sociedade
title_fullStr A organização do ensino na rede pública estadual paulista: análise a partir da teoria crítica da sociedade
title_full_unstemmed A organização do ensino na rede pública estadual paulista: análise a partir da teoria crítica da sociedade
title_sort A organização do ensino na rede pública estadual paulista: análise a partir da teoria crítica da sociedade
author Fernandes, Anoel
author_facet Fernandes, Anoel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Anoel
description Estudo de caráter bibliográfico sobre o surgimento dos conceitos de “ciclos” e “progressão continuada” e a forma como foram inseridos na rede pública estadual paulista. Apesar de criados com finalidades e contextos distintos, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE), ao reorganizar a rede pública estadual paulista em 1998, realizou a junção dos ciclos com a progressão continuada. Tendo como referencial de análise a teoria crítica da sociedade, constata que os fechamentos dos universos político e da locução realizados pela linguagem oficial, ao sancionarem os conceitos de ciclos e progressão continuada como pertencentes à mesma forma de organização do ensino, podem remeter os professores ao pensamento unidimensional, e, por conseguinte, à concepção dos ciclos e da progressão continuada como sinônimos, tal como propõe a SEE.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1618
10.24109/2176-6681.rbep.96i242.1618
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1618
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.96i242.1618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1618/1357
10.24109/2176-6681.rbep.96i242.1357
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 96 n. 242 (2015)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 96 Núm. 242 (2015)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 96 No 242 (2015)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.96i242
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701572485120