Contribuições ao debate sobre gestão democrática da educação: foco em legislações municipais sul-rio-grandenses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esquinsani, Rosimar
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3389
Resumo: Intenta contribuir ao debate sobre gestão democrática do ensino público mediante o mapeamento de legislações municipais sobre o tema, focalizando o provimento do cargo de gestor escolar e tendo como lócus de pesquisa as redes municipais dos 12 municípios mais populosos do Rio Grande do Sul. No mapeamento e exame dessas legislações municipais, a pesquisa contribui para o debate em duas vertentes: a) necessidade contextual e premente da existência de legislações que regulamentem a questão da gestão democrática pois, b) no silêncio da lei, há um possível emparelhamento desse conceito ao mecanismo/ação da eleição de diretores/gestores. Adotando metodologia analítico-reconstrutiva, a investigação baseia-se em análise documental e no estabelecimento de categorias-chave que auxiliam na problematização dos achados da pesquisa. Conclui que o avanço democrático conquistado pelos municípios foco da análise ratifica a necessária regulamentação da gestão democrática, a fim de evitar que um dos mecanismos ou ações desta – a eleição de diretores – represente a integralidade do conceito.
id INEP-2_9133870ef4eae4aa08e318f15796cbab
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3389
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Contribuições ao debate sobre gestão democrática da educação: foco em legislações municipais sul-rio-grandensesIntenta contribuir ao debate sobre gestão democrática do ensino público mediante o mapeamento de legislações municipais sobre o tema, focalizando o provimento do cargo de gestor escolar e tendo como lócus de pesquisa as redes municipais dos 12 municípios mais populosos do Rio Grande do Sul. No mapeamento e exame dessas legislações municipais, a pesquisa contribui para o debate em duas vertentes: a) necessidade contextual e premente da existência de legislações que regulamentem a questão da gestão democrática pois, b) no silêncio da lei, há um possível emparelhamento desse conceito ao mecanismo/ação da eleição de diretores/gestores. Adotando metodologia analítico-reconstrutiva, a investigação baseia-se em análise documental e no estabelecimento de categorias-chave que auxiliam na problematização dos achados da pesquisa. Conclui que o avanço democrático conquistado pelos municípios foco da análise ratifica a necessária regulamentação da gestão democrática, a fim de evitar que um dos mecanismos ou ações desta – a eleição de diretores – represente a integralidade do conceito.INEP2016-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/338910.24109/2176-6681.rbep.97i247.3389Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 97 n. 247 (2016)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 97 Núm. 247 (2016)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 97 No 247 (2016)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.97i247reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3389/312410.24109/2176-6681.rbep.97i247.3124Esquinsani, Rosimarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-27T17:17:06Zoai:ojs3.inep:article/3389Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-02-27T17:17:06Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições ao debate sobre gestão democrática da educação: foco em legislações municipais sul-rio-grandenses
title Contribuições ao debate sobre gestão democrática da educação: foco em legislações municipais sul-rio-grandenses
spellingShingle Contribuições ao debate sobre gestão democrática da educação: foco em legislações municipais sul-rio-grandenses
Esquinsani, Rosimar
title_short Contribuições ao debate sobre gestão democrática da educação: foco em legislações municipais sul-rio-grandenses
title_full Contribuições ao debate sobre gestão democrática da educação: foco em legislações municipais sul-rio-grandenses
title_fullStr Contribuições ao debate sobre gestão democrática da educação: foco em legislações municipais sul-rio-grandenses
title_full_unstemmed Contribuições ao debate sobre gestão democrática da educação: foco em legislações municipais sul-rio-grandenses
title_sort Contribuições ao debate sobre gestão democrática da educação: foco em legislações municipais sul-rio-grandenses
author Esquinsani, Rosimar
author_facet Esquinsani, Rosimar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esquinsani, Rosimar
description Intenta contribuir ao debate sobre gestão democrática do ensino público mediante o mapeamento de legislações municipais sobre o tema, focalizando o provimento do cargo de gestor escolar e tendo como lócus de pesquisa as redes municipais dos 12 municípios mais populosos do Rio Grande do Sul. No mapeamento e exame dessas legislações municipais, a pesquisa contribui para o debate em duas vertentes: a) necessidade contextual e premente da existência de legislações que regulamentem a questão da gestão democrática pois, b) no silêncio da lei, há um possível emparelhamento desse conceito ao mecanismo/ação da eleição de diretores/gestores. Adotando metodologia analítico-reconstrutiva, a investigação baseia-se em análise documental e no estabelecimento de categorias-chave que auxiliam na problematização dos achados da pesquisa. Conclui que o avanço democrático conquistado pelos municípios foco da análise ratifica a necessária regulamentação da gestão democrática, a fim de evitar que um dos mecanismos ou ações desta – a eleição de diretores – represente a integralidade do conceito.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3389
10.24109/2176-6681.rbep.97i247.3389
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3389
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.97i247.3389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3389/3124
10.24109/2176-6681.rbep.97i247.3124
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 97 n. 247 (2016)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 97 Núm. 247 (2016)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 97 No 247 (2016)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.97i247
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951702416588800