Como desenvolver a compreensão da criança sobre fração? Uma experiência de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magina, Sandra
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Bezerra, Francisco, Spinillo, Alina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1435
Resumo: Apresenta pesquisa de intervenção no ensino com vistas a desenvolver o conceito de frações em crianças de oito a dez anos. Dividiram-se 57 crianças em três grupos: Grupo Experimental (GE) e Grupo Controle (GC), formados por alunos da 3ª série do ensino fundamental sem instrução prévia sobre frações, e Grupo de Referência (GR), formado por crianças da 4ª série que já haviam tido instrução sobre frações por meio de uma abordagem mecanicista e de aplicação de regras. O GE passou por uma intervenção no ensino baseada na resolução de situações-problema de frações como quociente e como relação parte-todo. Essas situações eram apresentadas por meio da combinação e das comparações entre diferentes suportes de representação, fomentando discussões em que as crianças refletiam acerca dos processos de resolução adotados. Todos os participantes realizaram um pré-teste e um pós-teste. O GE mostrou um progresso mais expressivo do que os demais grupos.
id INEP-2_98733277b56795153ccc1403166c49e5
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1435
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Como desenvolver a compreensão da criança sobre fração? Uma experiência de ensinoApresenta pesquisa de intervenção no ensino com vistas a desenvolver o conceito de frações em crianças de oito a dez anos. Dividiram-se 57 crianças em três grupos: Grupo Experimental (GE) e Grupo Controle (GC), formados por alunos da 3ª série do ensino fundamental sem instrução prévia sobre frações, e Grupo de Referência (GR), formado por crianças da 4ª série que já haviam tido instrução sobre frações por meio de uma abordagem mecanicista e de aplicação de regras. O GE passou por uma intervenção no ensino baseada na resolução de situações-problema de frações como quociente e como relação parte-todo. Essas situações eram apresentadas por meio da combinação e das comparações entre diferentes suportes de representação, fomentando discussões em que as crianças refletiam acerca dos processos de resolução adotados. Todos os participantes realizaram um pré-teste e um pós-teste. O GE mostrou um progresso mais expressivo do que os demais grupos.INEP2009-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/143510.24109/2176-6681.rbep.90i225.517Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 90 n. 225 (2009)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 90 Núm. 225 (2009)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 90 No 225 (2009)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.90i225reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1435/117410.24109/2176-6681.rbep.90i225.1174Magina, SandraBezerra, FranciscoSpinillo, Alinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-25T12:21:42Zoai:ojs3.inep:article/1435Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2019-09-25T12:21:42Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Como desenvolver a compreensão da criança sobre fração? Uma experiência de ensino
title Como desenvolver a compreensão da criança sobre fração? Uma experiência de ensino
spellingShingle Como desenvolver a compreensão da criança sobre fração? Uma experiência de ensino
Magina, Sandra
title_short Como desenvolver a compreensão da criança sobre fração? Uma experiência de ensino
title_full Como desenvolver a compreensão da criança sobre fração? Uma experiência de ensino
title_fullStr Como desenvolver a compreensão da criança sobre fração? Uma experiência de ensino
title_full_unstemmed Como desenvolver a compreensão da criança sobre fração? Uma experiência de ensino
title_sort Como desenvolver a compreensão da criança sobre fração? Uma experiência de ensino
author Magina, Sandra
author_facet Magina, Sandra
Bezerra, Francisco
Spinillo, Alina
author_role author
author2 Bezerra, Francisco
Spinillo, Alina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magina, Sandra
Bezerra, Francisco
Spinillo, Alina
description Apresenta pesquisa de intervenção no ensino com vistas a desenvolver o conceito de frações em crianças de oito a dez anos. Dividiram-se 57 crianças em três grupos: Grupo Experimental (GE) e Grupo Controle (GC), formados por alunos da 3ª série do ensino fundamental sem instrução prévia sobre frações, e Grupo de Referência (GR), formado por crianças da 4ª série que já haviam tido instrução sobre frações por meio de uma abordagem mecanicista e de aplicação de regras. O GE passou por uma intervenção no ensino baseada na resolução de situações-problema de frações como quociente e como relação parte-todo. Essas situações eram apresentadas por meio da combinação e das comparações entre diferentes suportes de representação, fomentando discussões em que as crianças refletiam acerca dos processos de resolução adotados. Todos os participantes realizaram um pré-teste e um pós-teste. O GE mostrou um progresso mais expressivo do que os demais grupos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1435
10.24109/2176-6681.rbep.90i225.517
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1435
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.90i225.517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1435/1174
10.24109/2176-6681.rbep.90i225.1174
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 90 n. 225 (2009)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 90 Núm. 225 (2009)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 90 No 225 (2009)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.90i225
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701174026240