Como desenvolver a compreensão da criança sobre fração? Uma experiência de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1435 |
Resumo: | Apresenta pesquisa de intervenção no ensino com vistas a desenvolver o conceito de frações em crianças de oito a dez anos. Dividiram-se 57 crianças em três grupos: Grupo Experimental (GE) e Grupo Controle (GC), formados por alunos da 3ª série do ensino fundamental sem instrução prévia sobre frações, e Grupo de Referência (GR), formado por crianças da 4ª série que já haviam tido instrução sobre frações por meio de uma abordagem mecanicista e de aplicação de regras. O GE passou por uma intervenção no ensino baseada na resolução de situações-problema de frações como quociente e como relação parte-todo. Essas situações eram apresentadas por meio da combinação e das comparações entre diferentes suportes de representação, fomentando discussões em que as crianças refletiam acerca dos processos de resolução adotados. Todos os participantes realizaram um pré-teste e um pós-teste. O GE mostrou um progresso mais expressivo do que os demais grupos. |
id |
INEP-2_98733277b56795153ccc1403166c49e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/1435 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Como desenvolver a compreensão da criança sobre fração? Uma experiência de ensinoApresenta pesquisa de intervenção no ensino com vistas a desenvolver o conceito de frações em crianças de oito a dez anos. Dividiram-se 57 crianças em três grupos: Grupo Experimental (GE) e Grupo Controle (GC), formados por alunos da 3ª série do ensino fundamental sem instrução prévia sobre frações, e Grupo de Referência (GR), formado por crianças da 4ª série que já haviam tido instrução sobre frações por meio de uma abordagem mecanicista e de aplicação de regras. O GE passou por uma intervenção no ensino baseada na resolução de situações-problema de frações como quociente e como relação parte-todo. Essas situações eram apresentadas por meio da combinação e das comparações entre diferentes suportes de representação, fomentando discussões em que as crianças refletiam acerca dos processos de resolução adotados. Todos os participantes realizaram um pré-teste e um pós-teste. O GE mostrou um progresso mais expressivo do que os demais grupos.INEP2009-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/143510.24109/2176-6681.rbep.90i225.517Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 90 n. 225 (2009)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 90 Núm. 225 (2009)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 90 No 225 (2009)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.90i225reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1435/117410.24109/2176-6681.rbep.90i225.1174Magina, SandraBezerra, FranciscoSpinillo, Alinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-25T12:21:42Zoai:ojs3.inep:article/1435Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2019-09-25T12:21:42Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como desenvolver a compreensão da criança sobre fração? Uma experiência de ensino |
title |
Como desenvolver a compreensão da criança sobre fração? Uma experiência de ensino |
spellingShingle |
Como desenvolver a compreensão da criança sobre fração? Uma experiência de ensino Magina, Sandra |
title_short |
Como desenvolver a compreensão da criança sobre fração? Uma experiência de ensino |
title_full |
Como desenvolver a compreensão da criança sobre fração? Uma experiência de ensino |
title_fullStr |
Como desenvolver a compreensão da criança sobre fração? Uma experiência de ensino |
title_full_unstemmed |
Como desenvolver a compreensão da criança sobre fração? Uma experiência de ensino |
title_sort |
Como desenvolver a compreensão da criança sobre fração? Uma experiência de ensino |
author |
Magina, Sandra |
author_facet |
Magina, Sandra Bezerra, Francisco Spinillo, Alina |
author_role |
author |
author2 |
Bezerra, Francisco Spinillo, Alina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magina, Sandra Bezerra, Francisco Spinillo, Alina |
description |
Apresenta pesquisa de intervenção no ensino com vistas a desenvolver o conceito de frações em crianças de oito a dez anos. Dividiram-se 57 crianças em três grupos: Grupo Experimental (GE) e Grupo Controle (GC), formados por alunos da 3ª série do ensino fundamental sem instrução prévia sobre frações, e Grupo de Referência (GR), formado por crianças da 4ª série que já haviam tido instrução sobre frações por meio de uma abordagem mecanicista e de aplicação de regras. O GE passou por uma intervenção no ensino baseada na resolução de situações-problema de frações como quociente e como relação parte-todo. Essas situações eram apresentadas por meio da combinação e das comparações entre diferentes suportes de representação, fomentando discussões em que as crianças refletiam acerca dos processos de resolução adotados. Todos os participantes realizaram um pré-teste e um pós-teste. O GE mostrou um progresso mais expressivo do que os demais grupos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1435 10.24109/2176-6681.rbep.90i225.517 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1435 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.90i225.517 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1435/1174 10.24109/2176-6681.rbep.90i225.1174 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 90 n. 225 (2009) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 90 Núm. 225 (2009) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 90 No 225 (2009) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.90i225 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951701174026240 |