O positivismo e a literatura infantil: desmistificando a doxa e mitificando a ciência
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3428 |
Resumo: | Analisa o trabalho da Comissão Nacional de Literatura Infantil (CNLI), instituída pelo ministro Capanema em 1936, no governo do então presidente Getúlio Vargas, a fim de oferecer subsídios para adoção de medidas e criação de projetos que favorecessem a formação de leitores nas escolas brasileiras da época. Tendo por base o arquivo privado de Gustavo Capanema disponibilizado pela Fundação Getúlio Vargas, em especial os documentos relativos à CNLI, a pesquisa revela que havia, no âmbito da Comissão, certa tensão entre a crítica a uma compreensão ingênua de literatura ( doxa ) e a aceitação tácita do discurso científico e utilitarista da literatura (a busca pela objetividade). Além dessa polarização, percebe-se também o surgimento de uma crítica incipiente aos produtos da indústria cultural e sua influência na formação de leitores. Recorreu-se ao referencial teórico de Adorno e Horkheimer para compreender aspectos relacionados à cultura de massa, à racionalidade técnica e à sociedade. |
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O positivismo e a literatura infantil: desmistificando a doxa e mitificando a ciênciaAnalisa o trabalho da Comissão Nacional de Literatura Infantil (CNLI), instituída pelo ministro Capanema em 1936, no governo do então presidente Getúlio Vargas, a fim de oferecer subsídios para adoção de medidas e criação de projetos que favorecessem a formação de leitores nas escolas brasileiras da época. Tendo por base o arquivo privado de Gustavo Capanema disponibilizado pela Fundação Getúlio Vargas, em especial os documentos relativos à CNLI, a pesquisa revela que havia, no âmbito da Comissão, certa tensão entre a crítica a uma compreensão ingênua de literatura ( doxa ) e a aceitação tácita do discurso científico e utilitarista da literatura (a busca pela objetividade). Além dessa polarização, percebe-se também o surgimento de uma crítica incipiente aos produtos da indústria cultural e sua influência na formação de leitores. Recorreu-se ao referencial teórico de Adorno e Horkheimer para compreender aspectos relacionados à cultura de massa, à racionalidade técnica e à sociedade.INEP2016-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/342810.24109/2176-6681.rbep.97i245.3428Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 97 n. 245 (2016)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 97 Núm. 245 (2016)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 97 No 245 (2016)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.97i245reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3428/316310.24109/2176-6681.rbep.97i245.3163Fritzen, CeldonCabral, GladirCarola, Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:12:35Zoai:ojs3.inep:article/3428Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:12:35Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
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