Análise das contribuições da disciplina de Didática Geral para a formação de professores de Química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4341 |
Resumo: | Este trabalho busca investigar as contribuições da disciplina Didática Geral para a formação de futuros professores de Química. Para a produção de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 4 professores e 16 futuros professores de um curso de Licenciatura em Química em uma instituição de ensino superior. Das entrevistas foram retiradas as falas sobre as contribuições da Didática Geral para a formação de professores de Química. Objetivou-se compreender as correlações dessa disciplina com outras do curso, as possibilidades que ela oferece para a organização do trabalho docente e o incentivo às práticas reflexivas ao trabalhar as várias dimensões do processo de ensino; a Didática permite que o professor pense além das técnicas empregadas para ensinar. Verifica-se a importância desta em discussões sobre a transposição didática, os estilos de aprendizagem, os níveis de tratamento dos conteúdos e a análise de estratégias didáticas nas aulas de Química. A pesquisa reforçou a relevância da disciplina de Didática Geral para a formação inicial dos professores de Química, ao ser trabalhada de modo que contemple tanto aspectos técnicos da docência quanto o suporte teórico para uma prática crítico-reflexiva. |
id |
INEP-2_a24b6656cba715761b91a77676164ab1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/4341 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise das contribuições da disciplina de Didática Geral para a formação de professores de QuímicaAnalysis of the contributions of the General Didactics discipline for the formation of Chemistry teachersAnálisis de las contribuciones de la disciplina de Didáctica General a la formación de profesores de Químicachemistry teachingDidaticsteacher training.didácticaenseñanza de Químicaformación del profesorado.didáticaensino de Químicaformação docente.Formação de professoresDidáticaEste trabalho busca investigar as contribuições da disciplina Didática Geral para a formação de futuros professores de Química. Para a produção de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 4 professores e 16 futuros professores de um curso de Licenciatura em Química em uma instituição de ensino superior. Das entrevistas foram retiradas as falas sobre as contribuições da Didática Geral para a formação de professores de Química. Objetivou-se compreender as correlações dessa disciplina com outras do curso, as possibilidades que ela oferece para a organização do trabalho docente e o incentivo às práticas reflexivas ao trabalhar as várias dimensões do processo de ensino; a Didática permite que o professor pense além das técnicas empregadas para ensinar. Verifica-se a importância desta em discussões sobre a transposição didática, os estilos de aprendizagem, os níveis de tratamento dos conteúdos e a análise de estratégias didáticas nas aulas de Química. A pesquisa reforçou a relevância da disciplina de Didática Geral para a formação inicial dos professores de Química, ao ser trabalhada de modo que contemple tanto aspectos técnicos da docência quanto o suporte teórico para uma prática crítico-reflexiva. This work investigates the contributions of the General Didactics discipline to the formation of future Chemistry teachers. Data were raised through semi-structured interviews with four professors and sixteen future professors of a degree course in Chemistry at a higher education institution. The interviews brought up statements about the contributions of General Didactics to the training of Chemistry teachers, seeking to understand how it correlates with other subjects of the course, what it offers to the organization of teaching work, and the incentive to reflective practices while working the various dimensions of the teaching process. Didactics allows the teacher to think beyond the techniques used to teach, and its importance is made clear in discussions about didactic transposition, learning styles, content treatment levels and the analysis of didactic strategies in Chemistry classes. The research reinforced the importance of the General Didactics discipline for the initial formation of Chemistry teachers, since it contemplates both technical aspects of teaching and the theoretical support for a critical-reflexive practice.Este trabajo busca investigar los aportes de la disciplina de Didáctica General a la formación de futuros profesores de Química. Para la producción de datos, se realizaron entrevistas semiestructuradas con cuatro docentes y dieciséis futuros profesores de la carrera de Química en una institución de educación superior. De las entrevistas se eliminaron los enunciados sobre los aportes de la Didáctica General a la formación del profesorado de Química, buscando comprender las correlaciones de esta con otras asignaturas de la carrera universitaria, las posibilidades de esta para la organización del trabajo docente y el incentivo a las prácticas reflexivas al trabajar las distintas dimensiones del proceso de enseñanza; la Didáctica permite al docente pensar más allá de las técnicas utilizadas para enseñar. La importancia de la Didáctica se verifica en discusiones sobre transposición didáctica, estilos de aprendizaje, niveles de tratamiento de contenidos y análisis de estrategias didácticas en las clases de Química. La investigación reforzó la importancia de la disciplina de Didáctica General para la formación inicial de los docentes de Química, al ser trabajada de manera que contempla tanto los aspectos técnicos de la docencia como el soporte teórico para una práctica crítico-reflexiva.INEP2021-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/434110.24109/2176-6681.rbep.102i261.4341Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 102 n. 261 (2021)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 102 Núm. 261 (2021)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 102 No 261 (2021)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.102i261reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4341/399010.24109/2176-6681.rbep.102i261.3990Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Evellyn Priscila NunesTeixeira Júnior, José Gonçalves2022-06-22T19:04:50Zoai:ojs3.inep:article/4341Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2022-06-22T19:04:50Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise das contribuições da disciplina de Didática Geral para a formação de professores de Química Analysis of the contributions of the General Didactics discipline for the formation of Chemistry teachers Análisis de las contribuciones de la disciplina de Didáctica General a la formación de profesores de Química |
title |
Análise das contribuições da disciplina de Didática Geral para a formação de professores de Química |
spellingShingle |
Análise das contribuições da disciplina de Didática Geral para a formação de professores de Química Martins, Evellyn Priscila Nunes chemistry teaching Didatics teacher training. didáctica enseñanza de Química formación del profesorado. didática ensino de Química formação docente. Formação de professores Didática |
title_short |
Análise das contribuições da disciplina de Didática Geral para a formação de professores de Química |
title_full |
Análise das contribuições da disciplina de Didática Geral para a formação de professores de Química |
title_fullStr |
Análise das contribuições da disciplina de Didática Geral para a formação de professores de Química |
title_full_unstemmed |
Análise das contribuições da disciplina de Didática Geral para a formação de professores de Química |
title_sort |
Análise das contribuições da disciplina de Didática Geral para a formação de professores de Química |
author |
Martins, Evellyn Priscila Nunes |
author_facet |
Martins, Evellyn Priscila Nunes Teixeira Júnior, José Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira Júnior, José Gonçalves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Evellyn Priscila Nunes Teixeira Júnior, José Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
chemistry teaching Didatics teacher training. didáctica enseñanza de Química formación del profesorado. didática ensino de Química formação docente. Formação de professores Didática |
topic |
chemistry teaching Didatics teacher training. didáctica enseñanza de Química formación del profesorado. didática ensino de Química formação docente. Formação de professores Didática |
description |
Este trabalho busca investigar as contribuições da disciplina Didática Geral para a formação de futuros professores de Química. Para a produção de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 4 professores e 16 futuros professores de um curso de Licenciatura em Química em uma instituição de ensino superior. Das entrevistas foram retiradas as falas sobre as contribuições da Didática Geral para a formação de professores de Química. Objetivou-se compreender as correlações dessa disciplina com outras do curso, as possibilidades que ela oferece para a organização do trabalho docente e o incentivo às práticas reflexivas ao trabalhar as várias dimensões do processo de ensino; a Didática permite que o professor pense além das técnicas empregadas para ensinar. Verifica-se a importância desta em discussões sobre a transposição didática, os estilos de aprendizagem, os níveis de tratamento dos conteúdos e a análise de estratégias didáticas nas aulas de Química. A pesquisa reforçou a relevância da disciplina de Didática Geral para a formação inicial dos professores de Química, ao ser trabalhada de modo que contemple tanto aspectos técnicos da docência quanto o suporte teórico para uma prática crítico-reflexiva. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4341 10.24109/2176-6681.rbep.102i261.4341 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4341 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.102i261.4341 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4341/3990 10.24109/2176-6681.rbep.102i261.3990 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 102 n. 261 (2021) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 102 Núm. 261 (2021) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 102 No 261 (2021) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.102i261 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951704113184768 |