Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilaronga, Carla
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Mendes, Enicéia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3489
Resumo: Para uma educação que atenda às demandas de todos os alunos, é necessário pensar em estratégias que busquem o sucesso na aprendizagem, entre elas o modelo de ensino colaborativo, quando o professor da sala comum trabalha em colaboração com o docente de educação especial. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho consiste em analisar as experiências práticas de ensino colaborativo dos professores de educação especial do município de São Carlos-SP, que participaram de uma formação na temática em 2011. O estudo é baseado na pesquisa-ação colaborativa. Os dados analisados trazem exemplos de coensino em diferentes estágios e reflexões sobre os fatores que podem contribuir para essa realidade na escola. 
id INEP-2_aabe2bbf52de4025a503dd6081cbe518
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3489
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professoresPara uma educação que atenda às demandas de todos os alunos, é necessário pensar em estratégias que busquem o sucesso na aprendizagem, entre elas o modelo de ensino colaborativo, quando o professor da sala comum trabalha em colaboração com o docente de educação especial. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho consiste em analisar as experiências práticas de ensino colaborativo dos professores de educação especial do município de São Carlos-SP, que participaram de uma formação na temática em 2011. O estudo é baseado na pesquisa-ação colaborativa. Os dados analisados trazem exemplos de coensino em diferentes estágios e reflexões sobre os fatores que podem contribuir para essa realidade na escola. INEP2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/348910.24109/2176-6681.rbep.95i239.2999Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 95 n. 239 (2014)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 95 Núm. 239 (2014)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 95 No 239 (2014)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.95i239reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3489/322410.24109/2176-6681.rbep.95i239.3224Vilaronga, CarlaMendes, Enicéiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:21:16Zoai:ojs3.inep:article/3489Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:21:16Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores
title Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores
spellingShingle Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores
Vilaronga, Carla
title_short Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores
title_full Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores
title_fullStr Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores
title_full_unstemmed Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores
title_sort Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores
author Vilaronga, Carla
author_facet Vilaronga, Carla
Mendes, Enicéia
author_role author
author2 Mendes, Enicéia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilaronga, Carla
Mendes, Enicéia
description Para uma educação que atenda às demandas de todos os alunos, é necessário pensar em estratégias que busquem o sucesso na aprendizagem, entre elas o modelo de ensino colaborativo, quando o professor da sala comum trabalha em colaboração com o docente de educação especial. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho consiste em analisar as experiências práticas de ensino colaborativo dos professores de educação especial do município de São Carlos-SP, que participaram de uma formação na temática em 2011. O estudo é baseado na pesquisa-ação colaborativa. Os dados analisados trazem exemplos de coensino em diferentes estágios e reflexões sobre os fatores que podem contribuir para essa realidade na escola. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3489
10.24109/2176-6681.rbep.95i239.2999
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3489
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.95i239.2999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3489/3224
10.24109/2176-6681.rbep.95i239.3224
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 95 n. 239 (2014)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 95 Núm. 239 (2014)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 95 No 239 (2014)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.95i239
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951702793027584