Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3489 |
Resumo: | Para uma educação que atenda às demandas de todos os alunos, é necessário pensar em estratégias que busquem o sucesso na aprendizagem, entre elas o modelo de ensino colaborativo, quando o professor da sala comum trabalha em colaboração com o docente de educação especial. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho consiste em analisar as experiências práticas de ensino colaborativo dos professores de educação especial do município de São Carlos-SP, que participaram de uma formação na temática em 2011. O estudo é baseado na pesquisa-ação colaborativa. Os dados analisados trazem exemplos de coensino em diferentes estágios e reflexões sobre os fatores que podem contribuir para essa realidade na escola. |
id |
INEP-2_aabe2bbf52de4025a503dd6081cbe518 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/3489 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professoresPara uma educação que atenda às demandas de todos os alunos, é necessário pensar em estratégias que busquem o sucesso na aprendizagem, entre elas o modelo de ensino colaborativo, quando o professor da sala comum trabalha em colaboração com o docente de educação especial. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho consiste em analisar as experiências práticas de ensino colaborativo dos professores de educação especial do município de São Carlos-SP, que participaram de uma formação na temática em 2011. O estudo é baseado na pesquisa-ação colaborativa. Os dados analisados trazem exemplos de coensino em diferentes estágios e reflexões sobre os fatores que podem contribuir para essa realidade na escola. INEP2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/348910.24109/2176-6681.rbep.95i239.2999Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 95 n. 239 (2014)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 95 Núm. 239 (2014)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 95 No 239 (2014)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.95i239reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3489/322410.24109/2176-6681.rbep.95i239.3224Vilaronga, CarlaMendes, Enicéiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:21:16Zoai:ojs3.inep:article/3489Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:21:16Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores |
title |
Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores |
spellingShingle |
Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores Vilaronga, Carla |
title_short |
Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores |
title_full |
Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores |
title_fullStr |
Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores |
title_full_unstemmed |
Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores |
title_sort |
Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores |
author |
Vilaronga, Carla |
author_facet |
Vilaronga, Carla Mendes, Enicéia |
author_role |
author |
author2 |
Mendes, Enicéia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilaronga, Carla Mendes, Enicéia |
description |
Para uma educação que atenda às demandas de todos os alunos, é necessário pensar em estratégias que busquem o sucesso na aprendizagem, entre elas o modelo de ensino colaborativo, quando o professor da sala comum trabalha em colaboração com o docente de educação especial. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho consiste em analisar as experiências práticas de ensino colaborativo dos professores de educação especial do município de São Carlos-SP, que participaram de uma formação na temática em 2011. O estudo é baseado na pesquisa-ação colaborativa. Os dados analisados trazem exemplos de coensino em diferentes estágios e reflexões sobre os fatores que podem contribuir para essa realidade na escola. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3489 10.24109/2176-6681.rbep.95i239.2999 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3489 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.95i239.2999 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3489/3224 10.24109/2176-6681.rbep.95i239.3224 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 95 n. 239 (2014) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 95 Núm. 239 (2014) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 95 No 239 (2014) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.95i239 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951702793027584 |