Comprometimento do aluno ProUni: acesso, persistência e formação acadêmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3455 |
Resumo: | Objetiva verificar questões relacionadas ao acesso, à permanência e à formação de acadêmicos que foram alunos do Programa Universidade para Todos (ProUni). A metodologia usada teve enfoque quanti-quali, objetivo explicativo e procedimento técnico ex post facto. A pesquisa envolveu Prounistas de uma instituição de educação superior comunitária do Rio Grande do Sul que já estavam graduados em 2010 (198) e que responderam ao instrumento de pesquisa (134). Os resultados encontrados evidenciaram a ampliação do acesso à universidade para alunos oriundos de grupos minoritários; apontaram o comprometimento como fator de superação de dificuldades encontradas no percurso acadêmico; e indicaram a relação positiva entre empregabilidade, trabalho e satisfação, além de apontarem a influência positiva às pessoas do núcleo familiar e, por extensão, à sociedade, no que diz respeito a retomarem e/ou continuarem os estudos. |
id |
INEP-2_afa8ec84ea5433ba2cc7e1b3c4696e90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/3455 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Comprometimento do aluno ProUni: acesso, persistência e formação acadêmicaObjetiva verificar questões relacionadas ao acesso, à permanência e à formação de acadêmicos que foram alunos do Programa Universidade para Todos (ProUni). A metodologia usada teve enfoque quanti-quali, objetivo explicativo e procedimento técnico ex post facto. A pesquisa envolveu Prounistas de uma instituição de educação superior comunitária do Rio Grande do Sul que já estavam graduados em 2010 (198) e que responderam ao instrumento de pesquisa (134). Os resultados encontrados evidenciaram a ampliação do acesso à universidade para alunos oriundos de grupos minoritários; apontaram o comprometimento como fator de superação de dificuldades encontradas no percurso acadêmico; e indicaram a relação positiva entre empregabilidade, trabalho e satisfação, além de apontarem a influência positiva às pessoas do núcleo familiar e, por extensão, à sociedade, no que diz respeito a retomarem e/ou continuarem os estudos. INEP2014-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/345510.24109/2176-6681.rbep.95i241.3455Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 95 n. 241 (2014)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 95 Núm. 241 (2014)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 95 No 241 (2014)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.95i241reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3455/319010.24109/2176-6681.rbep.95i241.3190Felicetti, Verainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:24:47Zoai:ojs3.inep:article/3455Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:24:47Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comprometimento do aluno ProUni: acesso, persistência e formação acadêmica |
title |
Comprometimento do aluno ProUni: acesso, persistência e formação acadêmica |
spellingShingle |
Comprometimento do aluno ProUni: acesso, persistência e formação acadêmica Felicetti, Vera |
title_short |
Comprometimento do aluno ProUni: acesso, persistência e formação acadêmica |
title_full |
Comprometimento do aluno ProUni: acesso, persistência e formação acadêmica |
title_fullStr |
Comprometimento do aluno ProUni: acesso, persistência e formação acadêmica |
title_full_unstemmed |
Comprometimento do aluno ProUni: acesso, persistência e formação acadêmica |
title_sort |
Comprometimento do aluno ProUni: acesso, persistência e formação acadêmica |
author |
Felicetti, Vera |
author_facet |
Felicetti, Vera |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felicetti, Vera |
description |
Objetiva verificar questões relacionadas ao acesso, à permanência e à formação de acadêmicos que foram alunos do Programa Universidade para Todos (ProUni). A metodologia usada teve enfoque quanti-quali, objetivo explicativo e procedimento técnico ex post facto. A pesquisa envolveu Prounistas de uma instituição de educação superior comunitária do Rio Grande do Sul que já estavam graduados em 2010 (198) e que responderam ao instrumento de pesquisa (134). Os resultados encontrados evidenciaram a ampliação do acesso à universidade para alunos oriundos de grupos minoritários; apontaram o comprometimento como fator de superação de dificuldades encontradas no percurso acadêmico; e indicaram a relação positiva entre empregabilidade, trabalho e satisfação, além de apontarem a influência positiva às pessoas do núcleo familiar e, por extensão, à sociedade, no que diz respeito a retomarem e/ou continuarem os estudos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3455 10.24109/2176-6681.rbep.95i241.3455 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3455 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.95i241.3455 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3455/3190 10.24109/2176-6681.rbep.95i241.3190 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 95 n. 241 (2014) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 95 Núm. 241 (2014) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 95 No 241 (2014) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.95i241 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951702751084544 |