Um olhar sobre os indicadores de analfabetismo no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, José Marcelino
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Brant, Liliane Lúcia Nunes, Sampaio, Carlos Eduardo, Pascom, Ana Roberta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1340
Resumo: Analisa os principais fatores associados ao analfabetismo com base nos dados do Censo de 2000, realizado pelo IBGE. As principais conclusões do estudo indicam que o analfabetismo é um fenômeno que está presente com maior predominância não só nas regiões mais pobres do País como, também, na periferia dos grandes centros urbanos. Constata-se, ainda, um número considerável de analfabetos na faixa de 10 a 18 anos de idade, o que mostra que, no Brasil, a freqüência à escola não é um antídoto contra o analfabetismo. Observa-se também que, nos municípios onde a média de anos de estudo é elevada, o número de analfabetos é pequeno. Esses fatos apontam para a necessidade de as políticas de combate ao analfabetismo levarem em conta os diferentes perfis dos segmentos que se encontram nessa situação, bem como atuarem pari passu com as políticas de ampliação da escolaridade da população brasileira. Palavras-chave: taxa de analfabetismo; indicadores educacionais; desigualdades regionais. Abstract The paper analyzes the main factors associated to illiteracy, with basis on data collected by School Census 2000, accomplished by IBGE. The main conclusions of the study indicate that illiteracy is a phenomenon that is present with larger predominance not only in the poorer areas of the country but also, in the periphery of great urban centers. One still verifies a considerable number of illiterates varying from 10 to 18 years of age, which shows that, in Brazil, school frequency is not an antidote against illiteracy. One also observes that in municipal districts, where the average of school years is elevated, the number of illiterates is small. These facts point out the necessity to fight illiteracy, taking into account the different profiles of the segments that are in this situation, as well as acting simultaneously with the politics of increasing education in Brazil. Keywords: illiteracy rate, educational indicators, regional inequalities.
id INEP-2_afdc9c54877f253a22ee54a16188198e
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1340
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Um olhar sobre os indicadores de analfabetismo no BrasilAnalisa os principais fatores associados ao analfabetismo com base nos dados do Censo de 2000, realizado pelo IBGE. As principais conclusões do estudo indicam que o analfabetismo é um fenômeno que está presente com maior predominância não só nas regiões mais pobres do País como, também, na periferia dos grandes centros urbanos. Constata-se, ainda, um número considerável de analfabetos na faixa de 10 a 18 anos de idade, o que mostra que, no Brasil, a freqüência à escola não é um antídoto contra o analfabetismo. Observa-se também que, nos municípios onde a média de anos de estudo é elevada, o número de analfabetos é pequeno. Esses fatos apontam para a necessidade de as políticas de combate ao analfabetismo levarem em conta os diferentes perfis dos segmentos que se encontram nessa situação, bem como atuarem pari passu com as políticas de ampliação da escolaridade da população brasileira. Palavras-chave: taxa de analfabetismo; indicadores educacionais; desigualdades regionais. Abstract The paper analyzes the main factors associated to illiteracy, with basis on data collected by School Census 2000, accomplished by IBGE. The main conclusions of the study indicate that illiteracy is a phenomenon that is present with larger predominance not only in the poorer areas of the country but also, in the periphery of great urban centers. One still verifies a considerable number of illiterates varying from 10 to 18 years of age, which shows that, in Brazil, school frequency is not an antidote against illiteracy. One also observes that in municipal districts, where the average of school years is elevated, the number of illiterates is small. These facts point out the necessity to fight illiteracy, taking into account the different profiles of the segments that are in this situation, as well as acting simultaneously with the politics of increasing education in Brazil. Keywords: illiteracy rate, educational indicators, regional inequalities.INEP2000-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/134010.24109/2176-6681.rbep.81i199.971Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 81 n. 199 (2000)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 81 Núm. 199 (2000)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 81 No 199 (2000)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.81i199reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1340/107910.24109/2176-6681.rbep.81i199.1079Pinto, José MarcelinoBrant, Liliane Lúcia NunesSampaio, Carlos EduardoPascom, Ana Robertainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:40:50Zoai:ojs3.inep:article/1340Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:40:50Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sobre os indicadores de analfabetismo no Brasil
title Um olhar sobre os indicadores de analfabetismo no Brasil
spellingShingle Um olhar sobre os indicadores de analfabetismo no Brasil
Pinto, José Marcelino
title_short Um olhar sobre os indicadores de analfabetismo no Brasil
title_full Um olhar sobre os indicadores de analfabetismo no Brasil
title_fullStr Um olhar sobre os indicadores de analfabetismo no Brasil
title_full_unstemmed Um olhar sobre os indicadores de analfabetismo no Brasil
title_sort Um olhar sobre os indicadores de analfabetismo no Brasil
author Pinto, José Marcelino
author_facet Pinto, José Marcelino
Brant, Liliane Lúcia Nunes
Sampaio, Carlos Eduardo
Pascom, Ana Roberta
author_role author
author2 Brant, Liliane Lúcia Nunes
Sampaio, Carlos Eduardo
Pascom, Ana Roberta
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, José Marcelino
Brant, Liliane Lúcia Nunes
Sampaio, Carlos Eduardo
Pascom, Ana Roberta
description Analisa os principais fatores associados ao analfabetismo com base nos dados do Censo de 2000, realizado pelo IBGE. As principais conclusões do estudo indicam que o analfabetismo é um fenômeno que está presente com maior predominância não só nas regiões mais pobres do País como, também, na periferia dos grandes centros urbanos. Constata-se, ainda, um número considerável de analfabetos na faixa de 10 a 18 anos de idade, o que mostra que, no Brasil, a freqüência à escola não é um antídoto contra o analfabetismo. Observa-se também que, nos municípios onde a média de anos de estudo é elevada, o número de analfabetos é pequeno. Esses fatos apontam para a necessidade de as políticas de combate ao analfabetismo levarem em conta os diferentes perfis dos segmentos que se encontram nessa situação, bem como atuarem pari passu com as políticas de ampliação da escolaridade da população brasileira. Palavras-chave: taxa de analfabetismo; indicadores educacionais; desigualdades regionais. Abstract The paper analyzes the main factors associated to illiteracy, with basis on data collected by School Census 2000, accomplished by IBGE. The main conclusions of the study indicate that illiteracy is a phenomenon that is present with larger predominance not only in the poorer areas of the country but also, in the periphery of great urban centers. One still verifies a considerable number of illiterates varying from 10 to 18 years of age, which shows that, in Brazil, school frequency is not an antidote against illiteracy. One also observes that in municipal districts, where the average of school years is elevated, the number of illiterates is small. These facts point out the necessity to fight illiteracy, taking into account the different profiles of the segments that are in this situation, as well as acting simultaneously with the politics of increasing education in Brazil. Keywords: illiteracy rate, educational indicators, regional inequalities.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1340
10.24109/2176-6681.rbep.81i199.971
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1340
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.81i199.971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1340/1079
10.24109/2176-6681.rbep.81i199.1079
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 81 n. 199 (2000)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 81 Núm. 199 (2000)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 81 No 199 (2000)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.81i199
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951700775567360