A investigação de sentidos e significados com egressos de um curso de Licenciatura em Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Voigt, Jane Mery
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Aguiar, Wanda Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3340
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre os sentidos e significados conferidos pelos egressos da Licenciatura em Matemática à sua formação inicial, além de descrever o método de análise utilizado na interpretação das informações. Participaram da pesquisa egressos do curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição de ensino superior de Santa Catarina. Os instrumentos para a coleta de dados foram: questionário, cuja análise permitiu a seleção dos sujeitos para entrevista e os temas a serem aprofundados; e entrevista semiestruturada, cujos resultados foram analisados por meio dos núcleos de significação propostos por Aguiar e Ozella (2006). A análise permitiu destacar três núcleos: a) preparação para a sala de aula: atividade constituída por meio de múltiplas experiências; b) conhecimento sobre a profissão: caminhos e desafios para a sua construção; c) aula de matemática e a relação professor-aluno. Ouvir os egressos foi importante para pensar e teorizar não somente sobre esse curso como também sobre os demais cursos de formação de professores. 
id INEP-2_c162f45c684adf804892d38076ae3829
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3340
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling A investigação de sentidos e significados com egressos de um curso de Licenciatura em MatemáticaEste artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre os sentidos e significados conferidos pelos egressos da Licenciatura em Matemática à sua formação inicial, além de descrever o método de análise utilizado na interpretação das informações. Participaram da pesquisa egressos do curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição de ensino superior de Santa Catarina. Os instrumentos para a coleta de dados foram: questionário, cuja análise permitiu a seleção dos sujeitos para entrevista e os temas a serem aprofundados; e entrevista semiestruturada, cujos resultados foram analisados por meio dos núcleos de significação propostos por Aguiar e Ozella (2006). A análise permitiu destacar três núcleos: a) preparação para a sala de aula: atividade constituída por meio de múltiplas experiências; b) conhecimento sobre a profissão: caminhos e desafios para a sua construção; c) aula de matemática e a relação professor-aluno. Ouvir os egressos foi importante para pensar e teorizar não somente sobre esse curso como também sobre os demais cursos de formação de professores. INEP2017-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/334010.24109/2176-6681.rbep.98i250.2926Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 98 n. 250 (2017)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 98 Núm. 250 (2017)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 98 No 250 (2017)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.98i250reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3340/307510.24109/2176-6681.rbep.98i250.3075Voigt, Jane MeryAguiar, Wanda Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-27T17:20:20Zoai:ojs3.inep:article/3340Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-02-27T17:20:20Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A investigação de sentidos e significados com egressos de um curso de Licenciatura em Matemática
title A investigação de sentidos e significados com egressos de um curso de Licenciatura em Matemática
spellingShingle A investigação de sentidos e significados com egressos de um curso de Licenciatura em Matemática
Voigt, Jane Mery
title_short A investigação de sentidos e significados com egressos de um curso de Licenciatura em Matemática
title_full A investigação de sentidos e significados com egressos de um curso de Licenciatura em Matemática
title_fullStr A investigação de sentidos e significados com egressos de um curso de Licenciatura em Matemática
title_full_unstemmed A investigação de sentidos e significados com egressos de um curso de Licenciatura em Matemática
title_sort A investigação de sentidos e significados com egressos de um curso de Licenciatura em Matemática
author Voigt, Jane Mery
author_facet Voigt, Jane Mery
Aguiar, Wanda Maria
author_role author
author2 Aguiar, Wanda Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Voigt, Jane Mery
Aguiar, Wanda Maria
description Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre os sentidos e significados conferidos pelos egressos da Licenciatura em Matemática à sua formação inicial, além de descrever o método de análise utilizado na interpretação das informações. Participaram da pesquisa egressos do curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição de ensino superior de Santa Catarina. Os instrumentos para a coleta de dados foram: questionário, cuja análise permitiu a seleção dos sujeitos para entrevista e os temas a serem aprofundados; e entrevista semiestruturada, cujos resultados foram analisados por meio dos núcleos de significação propostos por Aguiar e Ozella (2006). A análise permitiu destacar três núcleos: a) preparação para a sala de aula: atividade constituída por meio de múltiplas experiências; b) conhecimento sobre a profissão: caminhos e desafios para a sua construção; c) aula de matemática e a relação professor-aluno. Ouvir os egressos foi importante para pensar e teorizar não somente sobre esse curso como também sobre os demais cursos de formação de professores. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3340
10.24109/2176-6681.rbep.98i250.2926
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3340
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.98i250.2926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3340/3075
10.24109/2176-6681.rbep.98i250.3075
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 98 n. 250 (2017)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 98 Núm. 250 (2017)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 98 No 250 (2017)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.98i250
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951702343188480