Autism at school: from a stigmatizing social construction to the recognition as a human condition

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vidal Santos, Régia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Macedo, Eunice, Ferreira Mafra, Jason
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5108
Resumo: Este artigo, de natureza teórica, apresenta argumentos que corroboram o reconhecimento do autismo como condição humana em contraposição à sua representação como um conjunto de déficits estigmatizantes. Para tanto, reúne fundamentos nos estudos sobre a condição humana e o pensamento alargado de Hannah Arendt; as apreciações acerca de comunicação entre diferenças e justiça social que emergem da obra de Iris Young; a perspectiva relacional e humanizante presente na obra de Paulo Freire; e a compreensão de dentro do próprio autismo apresentada por Temple Grandin. Constata-se que colocar em prática uma escuta educativa, implicada em compreender o autismo como condição humana, tanto quanto a análise – crítica, constante e conjunta – de discursos que negam a capacidade de pessoas autistas de participar em condições de igualdade da vida social, cultural e política, pode consolidar o verdadeiro encontro, aprendizado e crescimento humano na pluralidade.
id INEP-2_c734d1372ed081264cf4401b47afa51d
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/5108
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Autism at school: from a stigmatizing social construction to the recognition as a human conditionAutismo en la escuela: de la construcción social estigmatizante al reconocimiento como condición humanaAutismo na escola: da construção social estigmatizante ao reconhecimento como condição humanaautismeducational listeninghuman conditionsocial construction of autism.Inclusive educationSocial construction of autismEducational listeningautismocondición humanaconstrucción social del autismoescucha educativa.Educación inclusivaConstrucción social del autismoEscucha educativaautismocondição humanaconstrução social do autismoescuta educativa.Educação inclusivaConstrução social do autismoescuta educativaEste artigo, de natureza teórica, apresenta argumentos que corroboram o reconhecimento do autismo como condição humana em contraposição à sua representação como um conjunto de déficits estigmatizantes. Para tanto, reúne fundamentos nos estudos sobre a condição humana e o pensamento alargado de Hannah Arendt; as apreciações acerca de comunicação entre diferenças e justiça social que emergem da obra de Iris Young; a perspectiva relacional e humanizante presente na obra de Paulo Freire; e a compreensão de dentro do próprio autismo apresentada por Temple Grandin. Constata-se que colocar em prática uma escuta educativa, implicada em compreender o autismo como condição humana, tanto quanto a análise – crítica, constante e conjunta – de discursos que negam a capacidade de pessoas autistas de participar em condições de igualdade da vida social, cultural e política, pode consolidar o verdadeiro encontro, aprendizado e crescimento humano na pluralidade.This theoretical article presents arguments to corroborate the recognition of autism as a human condition in opposition to how it is presented as a set of stigmatizing deficits. To this end, this article is supported by Hannah Arendt’s studies of the human condition and the extended thought; the appreciation of communication between differences and social justice that emerge from Iris Young’s work; the relational and humanizing perspective present in Paulo Freire’s work; and Temple Grandin’s understanding of autism from within. It is observed that putting into practice an educational listening, involved in understanding autism as a human condition, as much as the analysis – critical, constant and joint – of discourses that deny the ability of autistic people to equal participation in social, cultural and political life, can consolidate a true encounter, learning and human growth in plurality.Este artículo, de carácter teórico, presenta argumentos que corroboran el reconocimiento del autismo como condición humana frente a su representación como un conjunto de déficits estigmatizantes. Para ello, reúne fundamentos en los estudios sobre la condición humana y el pensamiento ampliado de Hannah Arendt; las apreciaciones de la comunicación entre diferencias y justicia social que surgen del trabajo de Iris Young; la perspectiva relacional y humanizadora presente en la obra de Paulo Freire; y la comprensión desde adentro del autismo presentada por Temple Grandin. Se observa que poner en práctica una escucha educativa, involucrada en la comprensión del autismo como condición humana, así como el análisis –crítico, constante y conjunto– de discursos que niegan la capacidad de las personas autistas de participar en condiciones de igualdad en la vida social, cultural y política, puede consolidar el verdadero encuentro, aprendizaje y crecimiento humano en la pluralidad.  INEP2022-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/510810.24109/2176-6681.rbep.103i264.5108Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 103 n. 264 (2022)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 103 Núm. 264 (2022)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 103 No 264 (2022)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.103i264reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5108/415110.24109/2176-6681.rbep.103i264.4151Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVidal Santos, Régia Macedo, EuniceFerreira Mafra, Jason2022-08-23T17:42:18Zoai:ojs3.inep:article/5108Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2022-08-23T17:42:18Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Autism at school: from a stigmatizing social construction to the recognition as a human condition
Autismo en la escuela: de la construcción social estigmatizante al reconocimiento como condición humana
Autismo na escola: da construção social estigmatizante ao reconhecimento como condição humana
title Autism at school: from a stigmatizing social construction to the recognition as a human condition
spellingShingle Autism at school: from a stigmatizing social construction to the recognition as a human condition
Vidal Santos, Régia
autism
educational listening
human condition
social construction of autism.
Inclusive education
Social construction of autism
Educational listening
autismo
condición humana
construcción social del autismo
escucha educativa.
Educación inclusiva
Construcción social del autismo
Escucha educativa
autismo
condição humana
construção social do autismo
escuta educativa.
Educação inclusiva
Construção social do autismo
escuta educativa
title_short Autism at school: from a stigmatizing social construction to the recognition as a human condition
title_full Autism at school: from a stigmatizing social construction to the recognition as a human condition
title_fullStr Autism at school: from a stigmatizing social construction to the recognition as a human condition
title_full_unstemmed Autism at school: from a stigmatizing social construction to the recognition as a human condition
title_sort Autism at school: from a stigmatizing social construction to the recognition as a human condition
author Vidal Santos, Régia
author_facet Vidal Santos, Régia
Macedo, Eunice
Ferreira Mafra, Jason
author_role author
author2 Macedo, Eunice
Ferreira Mafra, Jason
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vidal Santos, Régia
Macedo, Eunice
Ferreira Mafra, Jason
dc.subject.por.fl_str_mv autism
educational listening
human condition
social construction of autism.
Inclusive education
Social construction of autism
Educational listening
autismo
condición humana
construcción social del autismo
escucha educativa.
Educación inclusiva
Construcción social del autismo
Escucha educativa
autismo
condição humana
construção social do autismo
escuta educativa.
Educação inclusiva
Construção social do autismo
escuta educativa
topic autism
educational listening
human condition
social construction of autism.
Inclusive education
Social construction of autism
Educational listening
autismo
condición humana
construcción social del autismo
escucha educativa.
Educación inclusiva
Construcción social del autismo
Escucha educativa
autismo
condição humana
construção social do autismo
escuta educativa.
Educação inclusiva
Construção social do autismo
escuta educativa
description Este artigo, de natureza teórica, apresenta argumentos que corroboram o reconhecimento do autismo como condição humana em contraposição à sua representação como um conjunto de déficits estigmatizantes. Para tanto, reúne fundamentos nos estudos sobre a condição humana e o pensamento alargado de Hannah Arendt; as apreciações acerca de comunicação entre diferenças e justiça social que emergem da obra de Iris Young; a perspectiva relacional e humanizante presente na obra de Paulo Freire; e a compreensão de dentro do próprio autismo apresentada por Temple Grandin. Constata-se que colocar em prática uma escuta educativa, implicada em compreender o autismo como condição humana, tanto quanto a análise – crítica, constante e conjunta – de discursos que negam a capacidade de pessoas autistas de participar em condições de igualdade da vida social, cultural e política, pode consolidar o verdadeiro encontro, aprendizado e crescimento humano na pluralidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5108
10.24109/2176-6681.rbep.103i264.5108
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5108
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.103i264.5108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5108/4151
10.24109/2176-6681.rbep.103i264.4151
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 103 n. 264 (2022)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 103 Núm. 264 (2022)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 103 No 264 (2022)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.103i264
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951704606015488