Autism at school: from a stigmatizing social construction to the recognition as a human condition
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5108 |
Resumo: | Este artigo, de natureza teórica, apresenta argumentos que corroboram o reconhecimento do autismo como condição humana em contraposição à sua representação como um conjunto de déficits estigmatizantes. Para tanto, reúne fundamentos nos estudos sobre a condição humana e o pensamento alargado de Hannah Arendt; as apreciações acerca de comunicação entre diferenças e justiça social que emergem da obra de Iris Young; a perspectiva relacional e humanizante presente na obra de Paulo Freire; e a compreensão de dentro do próprio autismo apresentada por Temple Grandin. Constata-se que colocar em prática uma escuta educativa, implicada em compreender o autismo como condição humana, tanto quanto a análise – crítica, constante e conjunta – de discursos que negam a capacidade de pessoas autistas de participar em condições de igualdade da vida social, cultural e política, pode consolidar o verdadeiro encontro, aprendizado e crescimento humano na pluralidade. |
id |
INEP-2_c734d1372ed081264cf4401b47afa51d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/5108 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Autism at school: from a stigmatizing social construction to the recognition as a human conditionAutismo en la escuela: de la construcción social estigmatizante al reconocimiento como condición humanaAutismo na escola: da construção social estigmatizante ao reconhecimento como condição humanaautismeducational listeninghuman conditionsocial construction of autism.Inclusive educationSocial construction of autismEducational listeningautismocondición humanaconstrucción social del autismoescucha educativa.Educación inclusivaConstrucción social del autismoEscucha educativaautismocondição humanaconstrução social do autismoescuta educativa.Educação inclusivaConstrução social do autismoescuta educativaEste artigo, de natureza teórica, apresenta argumentos que corroboram o reconhecimento do autismo como condição humana em contraposição à sua representação como um conjunto de déficits estigmatizantes. Para tanto, reúne fundamentos nos estudos sobre a condição humana e o pensamento alargado de Hannah Arendt; as apreciações acerca de comunicação entre diferenças e justiça social que emergem da obra de Iris Young; a perspectiva relacional e humanizante presente na obra de Paulo Freire; e a compreensão de dentro do próprio autismo apresentada por Temple Grandin. Constata-se que colocar em prática uma escuta educativa, implicada em compreender o autismo como condição humana, tanto quanto a análise – crítica, constante e conjunta – de discursos que negam a capacidade de pessoas autistas de participar em condições de igualdade da vida social, cultural e política, pode consolidar o verdadeiro encontro, aprendizado e crescimento humano na pluralidade.This theoretical article presents arguments to corroborate the recognition of autism as a human condition in opposition to how it is presented as a set of stigmatizing deficits. To this end, this article is supported by Hannah Arendt’s studies of the human condition and the extended thought; the appreciation of communication between differences and social justice that emerge from Iris Young’s work; the relational and humanizing perspective present in Paulo Freire’s work; and Temple Grandin’s understanding of autism from within. It is observed that putting into practice an educational listening, involved in understanding autism as a human condition, as much as the analysis – critical, constant and joint – of discourses that deny the ability of autistic people to equal participation in social, cultural and political life, can consolidate a true encounter, learning and human growth in plurality.Este artículo, de carácter teórico, presenta argumentos que corroboran el reconocimiento del autismo como condición humana frente a su representación como un conjunto de déficits estigmatizantes. Para ello, reúne fundamentos en los estudios sobre la condición humana y el pensamiento ampliado de Hannah Arendt; las apreciaciones de la comunicación entre diferencias y justicia social que surgen del trabajo de Iris Young; la perspectiva relacional y humanizadora presente en la obra de Paulo Freire; y la comprensión desde adentro del autismo presentada por Temple Grandin. Se observa que poner en práctica una escucha educativa, involucrada en la comprensión del autismo como condición humana, así como el análisis –crítico, constante y conjunto– de discursos que niegan la capacidad de las personas autistas de participar en condiciones de igualdad en la vida social, cultural y política, puede consolidar el verdadero encuentro, aprendizaje y crecimiento humano en la pluralidad. INEP2022-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/510810.24109/2176-6681.rbep.103i264.5108Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 103 n. 264 (2022)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 103 Núm. 264 (2022)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 103 No 264 (2022)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.103i264reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5108/415110.24109/2176-6681.rbep.103i264.4151Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVidal Santos, Régia Macedo, EuniceFerreira Mafra, Jason2022-08-23T17:42:18Zoai:ojs3.inep:article/5108Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2022-08-23T17:42:18Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autism at school: from a stigmatizing social construction to the recognition as a human condition Autismo en la escuela: de la construcción social estigmatizante al reconocimiento como condición humana Autismo na escola: da construção social estigmatizante ao reconhecimento como condição humana |
title |
Autism at school: from a stigmatizing social construction to the recognition as a human condition |
spellingShingle |
Autism at school: from a stigmatizing social construction to the recognition as a human condition Vidal Santos, Régia autism educational listening human condition social construction of autism. Inclusive education Social construction of autism Educational listening autismo condición humana construcción social del autismo escucha educativa. Educación inclusiva Construcción social del autismo Escucha educativa autismo condição humana construção social do autismo escuta educativa. Educação inclusiva Construção social do autismo escuta educativa |
title_short |
Autism at school: from a stigmatizing social construction to the recognition as a human condition |
title_full |
Autism at school: from a stigmatizing social construction to the recognition as a human condition |
title_fullStr |
Autism at school: from a stigmatizing social construction to the recognition as a human condition |
title_full_unstemmed |
Autism at school: from a stigmatizing social construction to the recognition as a human condition |
title_sort |
Autism at school: from a stigmatizing social construction to the recognition as a human condition |
author |
Vidal Santos, Régia |
author_facet |
Vidal Santos, Régia Macedo, Eunice Ferreira Mafra, Jason |
author_role |
author |
author2 |
Macedo, Eunice Ferreira Mafra, Jason |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vidal Santos, Régia Macedo, Eunice Ferreira Mafra, Jason |
dc.subject.por.fl_str_mv |
autism educational listening human condition social construction of autism. Inclusive education Social construction of autism Educational listening autismo condición humana construcción social del autismo escucha educativa. Educación inclusiva Construcción social del autismo Escucha educativa autismo condição humana construção social do autismo escuta educativa. Educação inclusiva Construção social do autismo escuta educativa |
topic |
autism educational listening human condition social construction of autism. Inclusive education Social construction of autism Educational listening autismo condición humana construcción social del autismo escucha educativa. Educación inclusiva Construcción social del autismo Escucha educativa autismo condição humana construção social do autismo escuta educativa. Educação inclusiva Construção social do autismo escuta educativa |
description |
Este artigo, de natureza teórica, apresenta argumentos que corroboram o reconhecimento do autismo como condição humana em contraposição à sua representação como um conjunto de déficits estigmatizantes. Para tanto, reúne fundamentos nos estudos sobre a condição humana e o pensamento alargado de Hannah Arendt; as apreciações acerca de comunicação entre diferenças e justiça social que emergem da obra de Iris Young; a perspectiva relacional e humanizante presente na obra de Paulo Freire; e a compreensão de dentro do próprio autismo apresentada por Temple Grandin. Constata-se que colocar em prática uma escuta educativa, implicada em compreender o autismo como condição humana, tanto quanto a análise – crítica, constante e conjunta – de discursos que negam a capacidade de pessoas autistas de participar em condições de igualdade da vida social, cultural e política, pode consolidar o verdadeiro encontro, aprendizado e crescimento humano na pluralidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5108 10.24109/2176-6681.rbep.103i264.5108 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5108 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.103i264.5108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5108/4151 10.24109/2176-6681.rbep.103i264.4151 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 103 n. 264 (2022) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 103 Núm. 264 (2022) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 103 No 264 (2022) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.103i264 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951704606015488 |