O “problema” da “cola” sob a ótica das representações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rangel, Mary
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1351
Resumo: A questão da "cola" é polêmica e controversa, seja do ponto de vista didático e de avaliação, seja na perspectiva de valores. Por isso, a "cola" se configura como um problema significativo e instigante de pesquisa. Assim, problematizar a "cola" é repensá-la de modo crítico e fundamentado, que possibilite perceber e analisar os diversos ângulos de sua origem e circunstâncias. Nessa perspectiva, este estudo recorre à teoria de representação social para discutir imagens e conceitos, práticas, instrumentos e, também, alternativas para o problema, com especial atenção às inter-relações entre seus motivos escolares e psicossociais. Palavras-chave: representação social; cola; ensino; pesquisa. Abstract "Cheating on tests" is one of the problems that persist at school scene. Like any everyday problem, it has to be seen not only as a point of difficulty or an obstacle, which leads to the immobilization or frustration, but as a question to be surveyed. The motivation to that survey is based on the argument and proposal of the teacher-researcher and the bond, which is established between teaching and research. Thus, turning "cheating on tests" into a problem is to rethink it on a critical and based way, which enables to perceive and analyze the several sides of its origin and circumstances. In that perspective, that survey goes over to the social representation theory to discuss images, concepts and practices as well as alternatives of that "problem", giving attention to the interrelation between school and psychosocial reasons. Keywords: social representation; "cheating on tests"; teaching; research.
id INEP-2_cfd786c3358fd34c7fc1b536ab3dc82c
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1351
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling O “problema” da “cola” sob a ótica das representaçõesA questão da "cola" é polêmica e controversa, seja do ponto de vista didático e de avaliação, seja na perspectiva de valores. Por isso, a "cola" se configura como um problema significativo e instigante de pesquisa. Assim, problematizar a "cola" é repensá-la de modo crítico e fundamentado, que possibilite perceber e analisar os diversos ângulos de sua origem e circunstâncias. Nessa perspectiva, este estudo recorre à teoria de representação social para discutir imagens e conceitos, práticas, instrumentos e, também, alternativas para o problema, com especial atenção às inter-relações entre seus motivos escolares e psicossociais. Palavras-chave: representação social; cola; ensino; pesquisa. Abstract "Cheating on tests" is one of the problems that persist at school scene. Like any everyday problem, it has to be seen not only as a point of difficulty or an obstacle, which leads to the immobilization or frustration, but as a question to be surveyed. The motivation to that survey is based on the argument and proposal of the teacher-researcher and the bond, which is established between teaching and research. Thus, turning "cheating on tests" into a problem is to rethink it on a critical and based way, which enables to perceive and analyze the several sides of its origin and circumstances. In that perspective, that survey goes over to the social representation theory to discuss images, concepts and practices as well as alternatives of that "problem", giving attention to the interrelation between school and psychosocial reasons. Keywords: social representation; "cheating on tests"; teaching; research.INEP2001-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/135110.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02.919Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 82 n. 200-01-02 (2001)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 82 Núm. 200-01-02 (2001)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 82 No 200-01-02 (2001)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1351/109010.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02.1090Rangel, Maryinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:35:36Zoai:ojs3.inep:article/1351Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:35:36Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv O “problema” da “cola” sob a ótica das representações
title O “problema” da “cola” sob a ótica das representações
spellingShingle O “problema” da “cola” sob a ótica das representações
Rangel, Mary
title_short O “problema” da “cola” sob a ótica das representações
title_full O “problema” da “cola” sob a ótica das representações
title_fullStr O “problema” da “cola” sob a ótica das representações
title_full_unstemmed O “problema” da “cola” sob a ótica das representações
title_sort O “problema” da “cola” sob a ótica das representações
author Rangel, Mary
author_facet Rangel, Mary
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rangel, Mary
description A questão da "cola" é polêmica e controversa, seja do ponto de vista didático e de avaliação, seja na perspectiva de valores. Por isso, a "cola" se configura como um problema significativo e instigante de pesquisa. Assim, problematizar a "cola" é repensá-la de modo crítico e fundamentado, que possibilite perceber e analisar os diversos ângulos de sua origem e circunstâncias. Nessa perspectiva, este estudo recorre à teoria de representação social para discutir imagens e conceitos, práticas, instrumentos e, também, alternativas para o problema, com especial atenção às inter-relações entre seus motivos escolares e psicossociais. Palavras-chave: representação social; cola; ensino; pesquisa. Abstract "Cheating on tests" is one of the problems that persist at school scene. Like any everyday problem, it has to be seen not only as a point of difficulty or an obstacle, which leads to the immobilization or frustration, but as a question to be surveyed. The motivation to that survey is based on the argument and proposal of the teacher-researcher and the bond, which is established between teaching and research. Thus, turning "cheating on tests" into a problem is to rethink it on a critical and based way, which enables to perceive and analyze the several sides of its origin and circumstances. In that perspective, that survey goes over to the social representation theory to discuss images, concepts and practices as well as alternatives of that "problem", giving attention to the interrelation between school and psychosocial reasons. Keywords: social representation; "cheating on tests"; teaching; research.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1351
10.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02.919
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1351
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02.919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1351/1090
10.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02.1090
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 82 n. 200-01-02 (2001)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 82 Núm. 200-01-02 (2001)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 82 No 200-01-02 (2001)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701042954240