Política educacional: um estudo comparativo sobre os impactos de um novo modelo pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reali, Aline Maria
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Calvo, Vicente Manuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1296
Resumo: Analisa comparativamente alguns dados sobre a rede de ensino público do Estado, de um município de porte médio paulista, considerando o número de alunos matriculados, promovidos, retidos; número de abandonos, número de classes e média de alunos por classe, segundo os diferentes setores do sistema de ensino estadual situados no município e os diferentes níveis do ensino, tendo como fonte o Levantamento de Dados Escolares (LDE) relativos aos dois anos considerados. Os resultados, ou seja, os indicadores educacionais determinados, indicam alterações derivadas da implementação da "reorganização" e suscitam um conjunto de questões e hipóteses que merecem estudos adicionais voltados para uma melhor compreensão das conseqüências de alterações nas políticas educacionais. Palavras-chave: indicadores educacionais; avaliação de sistemas educacionais; corpo discente; políticas públicas. Abstract The present work describes a comparative analysis about the public state educational system in a municipalityof the state of São Paulo in different moments: before (1994) and after (1996) the "reorganization" of the school system. It was considered as data source the Levantamento de Dados Escolares (LDE) which contains information about the numbers of registered students and classes, average number of students per class, promotions, failure and dropouts considering the different school sectors and levels of teaching of the state educational system. The comparison of the two years data, or the educational indicators, showed differences concerning the introduction of the new educational politics and questions and hypothesis related to the better comprehension of the consequences of their implementation. Keywords: educational indicators; evaluation of educational systems; student body; public politics.
id INEP-2_f66d2b1081c1caae9c29904b9ae3860e
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1296
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Política educacional: um estudo comparativo sobre os impactos de um novo modelo pedagógicoAnalisa comparativamente alguns dados sobre a rede de ensino público do Estado, de um município de porte médio paulista, considerando o número de alunos matriculados, promovidos, retidos; número de abandonos, número de classes e média de alunos por classe, segundo os diferentes setores do sistema de ensino estadual situados no município e os diferentes níveis do ensino, tendo como fonte o Levantamento de Dados Escolares (LDE) relativos aos dois anos considerados. Os resultados, ou seja, os indicadores educacionais determinados, indicam alterações derivadas da implementação da "reorganização" e suscitam um conjunto de questões e hipóteses que merecem estudos adicionais voltados para uma melhor compreensão das conseqüências de alterações nas políticas educacionais. Palavras-chave: indicadores educacionais; avaliação de sistemas educacionais; corpo discente; políticas públicas. Abstract The present work describes a comparative analysis about the public state educational system in a municipalityof the state of São Paulo in different moments: before (1994) and after (1996) the "reorganization" of the school system. It was considered as data source the Levantamento de Dados Escolares (LDE) which contains information about the numbers of registered students and classes, average number of students per class, promotions, failure and dropouts considering the different school sectors and levels of teaching of the state educational system. The comparison of the two years data, or the educational indicators, showed differences concerning the introduction of the new educational politics and questions and hypothesis related to the better comprehension of the consequences of their implementation. Keywords: educational indicators; evaluation of educational systems; student body; public politics.INEP1999-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/129610.24109/2176-6681.rbep.80i195.989Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 80 n. 195 (1999)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 80 Núm. 195 (1999)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 80 No 195 (1999)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.80i195reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1296/103510.24109/2176-6681.rbep.80i195.1035Reali, Aline MariaCalvo, Vicente Manuelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T14:03:46Zoai:ojs3.inep:article/1296Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T14:03:46Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Política educacional: um estudo comparativo sobre os impactos de um novo modelo pedagógico
title Política educacional: um estudo comparativo sobre os impactos de um novo modelo pedagógico
spellingShingle Política educacional: um estudo comparativo sobre os impactos de um novo modelo pedagógico
Reali, Aline Maria
title_short Política educacional: um estudo comparativo sobre os impactos de um novo modelo pedagógico
title_full Política educacional: um estudo comparativo sobre os impactos de um novo modelo pedagógico
title_fullStr Política educacional: um estudo comparativo sobre os impactos de um novo modelo pedagógico
title_full_unstemmed Política educacional: um estudo comparativo sobre os impactos de um novo modelo pedagógico
title_sort Política educacional: um estudo comparativo sobre os impactos de um novo modelo pedagógico
author Reali, Aline Maria
author_facet Reali, Aline Maria
Calvo, Vicente Manuel
author_role author
author2 Calvo, Vicente Manuel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reali, Aline Maria
Calvo, Vicente Manuel
description Analisa comparativamente alguns dados sobre a rede de ensino público do Estado, de um município de porte médio paulista, considerando o número de alunos matriculados, promovidos, retidos; número de abandonos, número de classes e média de alunos por classe, segundo os diferentes setores do sistema de ensino estadual situados no município e os diferentes níveis do ensino, tendo como fonte o Levantamento de Dados Escolares (LDE) relativos aos dois anos considerados. Os resultados, ou seja, os indicadores educacionais determinados, indicam alterações derivadas da implementação da "reorganização" e suscitam um conjunto de questões e hipóteses que merecem estudos adicionais voltados para uma melhor compreensão das conseqüências de alterações nas políticas educacionais. Palavras-chave: indicadores educacionais; avaliação de sistemas educacionais; corpo discente; políticas públicas. Abstract The present work describes a comparative analysis about the public state educational system in a municipalityof the state of São Paulo in different moments: before (1994) and after (1996) the "reorganization" of the school system. It was considered as data source the Levantamento de Dados Escolares (LDE) which contains information about the numbers of registered students and classes, average number of students per class, promotions, failure and dropouts considering the different school sectors and levels of teaching of the state educational system. The comparison of the two years data, or the educational indicators, showed differences concerning the introduction of the new educational politics and questions and hypothesis related to the better comprehension of the consequences of their implementation. Keywords: educational indicators; evaluation of educational systems; student body; public politics.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1296
10.24109/2176-6681.rbep.80i195.989
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1296
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.80i195.989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1296/1035
10.24109/2176-6681.rbep.80i195.1035
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 80 n. 195 (1999)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 80 Núm. 195 (1999)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 80 No 195 (1999)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.80i195
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951700707409920