Formação de professores: o desafio de integrar estágio com ensino e pesquisa na graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/977 |
Resumo: | O texto refere-se a um dos aspectos abordados em pesquisa que buscou extrair lições da aplicação da Metodologia da Problematização em estágio curricular do curso de Pedagogia. Um dos objetivos foi verificar se era possível fazer do estágio uma espécie de iniciação científica para as alunas, visando ao desenvolvimento de habilidades de pesquisa. O processo foi acompanhado e registrado pelas pesquisadoras/supervisoras. Numa investigação qualitativa de cunho exploratório-descritivo, os registros das pesquisadoras e os relatórios de estágio das alunas foram discutidos e analisados. Como resultado, as lições extraídas confirmam a viabilidade de integrar ensino com pesquisa em cursos de graduação, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e de espírito científico e para o exercício de reflexão crítica e de autonomia intelectual, aspectos relevantes na formação do professor-pesquisador. |
id |
INEP-2_fdfb76a2441c344362028e76038257ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/977 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores: o desafio de integrar estágio com ensino e pesquisa na graduaçãoO texto refere-se a um dos aspectos abordados em pesquisa que buscou extrair lições da aplicação da Metodologia da Problematização em estágio curricular do curso de Pedagogia. Um dos objetivos foi verificar se era possível fazer do estágio uma espécie de iniciação científica para as alunas, visando ao desenvolvimento de habilidades de pesquisa. O processo foi acompanhado e registrado pelas pesquisadoras/supervisoras. Numa investigação qualitativa de cunho exploratório-descritivo, os registros das pesquisadoras e os relatórios de estágio das alunas foram discutidos e analisados. Como resultado, as lições extraídas confirmam a viabilidade de integrar ensino com pesquisa em cursos de graduação, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e de espírito científico e para o exercício de reflexão crítica e de autonomia intelectual, aspectos relevantes na formação do professor-pesquisador.INEP2009-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/97710.24109/2176-6681.rbep.90i226.476Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 90 n. 226 (2009)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 90 Núm. 226 (2009)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 90 No 226 (2009)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.90i226reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/977/72410.24109/2176-6681.rbep.90i226.724Vasconcellos, Maura MariaBerbel, Neusi AparecidaOliveira, Cláudiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:02:45Zoai:ojs3.inep:article/977Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:02:45Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores: o desafio de integrar estágio com ensino e pesquisa na graduação |
title |
Formação de professores: o desafio de integrar estágio com ensino e pesquisa na graduação |
spellingShingle |
Formação de professores: o desafio de integrar estágio com ensino e pesquisa na graduação Vasconcellos, Maura Maria |
title_short |
Formação de professores: o desafio de integrar estágio com ensino e pesquisa na graduação |
title_full |
Formação de professores: o desafio de integrar estágio com ensino e pesquisa na graduação |
title_fullStr |
Formação de professores: o desafio de integrar estágio com ensino e pesquisa na graduação |
title_full_unstemmed |
Formação de professores: o desafio de integrar estágio com ensino e pesquisa na graduação |
title_sort |
Formação de professores: o desafio de integrar estágio com ensino e pesquisa na graduação |
author |
Vasconcellos, Maura Maria |
author_facet |
Vasconcellos, Maura Maria Berbel, Neusi Aparecida Oliveira, Cláudia |
author_role |
author |
author2 |
Berbel, Neusi Aparecida Oliveira, Cláudia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcellos, Maura Maria Berbel, Neusi Aparecida Oliveira, Cláudia |
description |
O texto refere-se a um dos aspectos abordados em pesquisa que buscou extrair lições da aplicação da Metodologia da Problematização em estágio curricular do curso de Pedagogia. Um dos objetivos foi verificar se era possível fazer do estágio uma espécie de iniciação científica para as alunas, visando ao desenvolvimento de habilidades de pesquisa. O processo foi acompanhado e registrado pelas pesquisadoras/supervisoras. Numa investigação qualitativa de cunho exploratório-descritivo, os registros das pesquisadoras e os relatórios de estágio das alunas foram discutidos e analisados. Como resultado, as lições extraídas confirmam a viabilidade de integrar ensino com pesquisa em cursos de graduação, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e de espírito científico e para o exercício de reflexão crítica e de autonomia intelectual, aspectos relevantes na formação do professor-pesquisador. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/977 10.24109/2176-6681.rbep.90i226.476 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/977 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.90i226.476 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/977/724 10.24109/2176-6681.rbep.90i226.724 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 90 n. 226 (2009) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 90 Núm. 226 (2009) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 90 No 226 (2009) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.90i226 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951699572850688 |