Formação de professores: o desafio de integrar estágio com ensino e pesquisa na graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcellos, Maura Maria
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Berbel, Neusi Aparecida, Oliveira, Cláudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/977
Resumo: O texto refere-se a um dos aspectos abordados em pesquisa que buscou extrair lições da aplicação da Metodologia da Problematização em estágio curricular do curso de Pedagogia. Um dos objetivos foi verificar se era possível fazer do estágio uma espécie de iniciação científica para as alunas, visando ao desenvolvimento de habilidades de pesquisa. O processo foi acompanhado e registrado pelas pesquisadoras/supervisoras. Numa investigação qualitativa de cunho exploratório-descritivo, os registros das pesquisadoras e os relatórios de estágio das alunas foram discutidos e analisados. Como resultado, as lições extraídas confirmam a viabilidade de integrar ensino com pesquisa em cursos de graduação, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e de espírito científico e para o exercício de reflexão crítica e de autonomia intelectual, aspectos relevantes na formação do professor-pesquisador.
id INEP-2_fdfb76a2441c344362028e76038257ba
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/977
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Formação de professores: o desafio de integrar estágio com ensino e pesquisa na graduaçãoO texto refere-se a um dos aspectos abordados em pesquisa que buscou extrair lições da aplicação da Metodologia da Problematização em estágio curricular do curso de Pedagogia. Um dos objetivos foi verificar se era possível fazer do estágio uma espécie de iniciação científica para as alunas, visando ao desenvolvimento de habilidades de pesquisa. O processo foi acompanhado e registrado pelas pesquisadoras/supervisoras. Numa investigação qualitativa de cunho exploratório-descritivo, os registros das pesquisadoras e os relatórios de estágio das alunas foram discutidos e analisados. Como resultado, as lições extraídas confirmam a viabilidade de integrar ensino com pesquisa em cursos de graduação, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e de espírito científico e para o exercício de reflexão crítica e de autonomia intelectual, aspectos relevantes na formação do professor-pesquisador.INEP2009-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/97710.24109/2176-6681.rbep.90i226.476Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 90 n. 226 (2009)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 90 Núm. 226 (2009)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 90 No 226 (2009)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.90i226reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/977/72410.24109/2176-6681.rbep.90i226.724Vasconcellos, Maura MariaBerbel, Neusi AparecidaOliveira, Cláudiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:02:45Zoai:ojs3.inep:article/977Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:02:45Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores: o desafio de integrar estágio com ensino e pesquisa na graduação
title Formação de professores: o desafio de integrar estágio com ensino e pesquisa na graduação
spellingShingle Formação de professores: o desafio de integrar estágio com ensino e pesquisa na graduação
Vasconcellos, Maura Maria
title_short Formação de professores: o desafio de integrar estágio com ensino e pesquisa na graduação
title_full Formação de professores: o desafio de integrar estágio com ensino e pesquisa na graduação
title_fullStr Formação de professores: o desafio de integrar estágio com ensino e pesquisa na graduação
title_full_unstemmed Formação de professores: o desafio de integrar estágio com ensino e pesquisa na graduação
title_sort Formação de professores: o desafio de integrar estágio com ensino e pesquisa na graduação
author Vasconcellos, Maura Maria
author_facet Vasconcellos, Maura Maria
Berbel, Neusi Aparecida
Oliveira, Cláudia
author_role author
author2 Berbel, Neusi Aparecida
Oliveira, Cláudia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcellos, Maura Maria
Berbel, Neusi Aparecida
Oliveira, Cláudia
description O texto refere-se a um dos aspectos abordados em pesquisa que buscou extrair lições da aplicação da Metodologia da Problematização em estágio curricular do curso de Pedagogia. Um dos objetivos foi verificar se era possível fazer do estágio uma espécie de iniciação científica para as alunas, visando ao desenvolvimento de habilidades de pesquisa. O processo foi acompanhado e registrado pelas pesquisadoras/supervisoras. Numa investigação qualitativa de cunho exploratório-descritivo, os registros das pesquisadoras e os relatórios de estágio das alunas foram discutidos e analisados. Como resultado, as lições extraídas confirmam a viabilidade de integrar ensino com pesquisa em cursos de graduação, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e de espírito científico e para o exercício de reflexão crítica e de autonomia intelectual, aspectos relevantes na formação do professor-pesquisador.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/977
10.24109/2176-6681.rbep.90i226.476
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/977
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.90i226.476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/977/724
10.24109/2176-6681.rbep.90i226.724
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 90 n. 226 (2009)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 90 Núm. 226 (2009)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 90 No 226 (2009)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.90i226
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951699572850688