Percepção dos estudantes universitários acerca do acesso à educação superior: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fagundes, Caterine
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3454
Resumo: Este artigo tem como objetivo descrever o perfil de acesso dos alunos de diferentes cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a percepção deles sobre a experiência educativa prévia ao ingresso à universidade. Discute-se, ainda, o desempenho acadêmico como indicador de qualidade do acesso à educação superior. Este estudo é do tipo exploratório-descritivo de abordagem quantitativa. Os dados foram obtidos por meio de questionário e procedeu-se ao tratamento estatístico recorrendo ao programa “SPSS” (versão 12.0). Evidencia-se, como resultado da amostra, um regular domínio de competências e habilidades adquiridas que facilitam o desenvolvimento de novas aprendizagens na educação superior. Conclui-se que é iminente a instauração de intervenções na orientação para o acesso à educação superior visando à qualidade do processo educativo.
id INEP-2_fe6b488a5ea5ead207de38e9152c9c93
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3454
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Percepção dos estudantes universitários acerca do acesso à educação superior: um estudo exploratório Este artigo tem como objetivo descrever o perfil de acesso dos alunos de diferentes cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a percepção deles sobre a experiência educativa prévia ao ingresso à universidade. Discute-se, ainda, o desempenho acadêmico como indicador de qualidade do acesso à educação superior. Este estudo é do tipo exploratório-descritivo de abordagem quantitativa. Os dados foram obtidos por meio de questionário e procedeu-se ao tratamento estatístico recorrendo ao programa “SPSS” (versão 12.0). Evidencia-se, como resultado da amostra, um regular domínio de competências e habilidades adquiridas que facilitam o desenvolvimento de novas aprendizagens na educação superior. Conclui-se que é iminente a instauração de intervenções na orientação para o acesso à educação superior visando à qualidade do processo educativo. INEP2014-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/345410.24109/2176-6681.rbep.95i241.3454Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 95 n. 241 (2014)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 95 Núm. 241 (2014)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 95 No 241 (2014)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.95i241reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3454/318910.24109/2176-6681.rbep.95i241.3189Fagundes, Caterineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:24:47Zoai:ojs3.inep:article/3454Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:24:47Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção dos estudantes universitários acerca do acesso à educação superior: um estudo exploratório
title Percepção dos estudantes universitários acerca do acesso à educação superior: um estudo exploratório
spellingShingle Percepção dos estudantes universitários acerca do acesso à educação superior: um estudo exploratório
Fagundes, Caterine
title_short Percepção dos estudantes universitários acerca do acesso à educação superior: um estudo exploratório
title_full Percepção dos estudantes universitários acerca do acesso à educação superior: um estudo exploratório
title_fullStr Percepção dos estudantes universitários acerca do acesso à educação superior: um estudo exploratório
title_full_unstemmed Percepção dos estudantes universitários acerca do acesso à educação superior: um estudo exploratório
title_sort Percepção dos estudantes universitários acerca do acesso à educação superior: um estudo exploratório
author Fagundes, Caterine
author_facet Fagundes, Caterine
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fagundes, Caterine
description Este artigo tem como objetivo descrever o perfil de acesso dos alunos de diferentes cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a percepção deles sobre a experiência educativa prévia ao ingresso à universidade. Discute-se, ainda, o desempenho acadêmico como indicador de qualidade do acesso à educação superior. Este estudo é do tipo exploratório-descritivo de abordagem quantitativa. Os dados foram obtidos por meio de questionário e procedeu-se ao tratamento estatístico recorrendo ao programa “SPSS” (versão 12.0). Evidencia-se, como resultado da amostra, um regular domínio de competências e habilidades adquiridas que facilitam o desenvolvimento de novas aprendizagens na educação superior. Conclui-se que é iminente a instauração de intervenções na orientação para o acesso à educação superior visando à qualidade do processo educativo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3454
10.24109/2176-6681.rbep.95i241.3454
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3454
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.95i241.3454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3454/3189
10.24109/2176-6681.rbep.95i241.3189
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 95 n. 241 (2014)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 95 Núm. 241 (2014)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 95 No 241 (2014)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.95i241
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951702750035968