Ecologia de rizóbia em condições ácidas e de baixa fertilidade da Amazônia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hara, Francisco Adilson dos Santos
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do INPA
Texto Completo: https://repositorio.inpa.gov.br/handle/1/12282
http://lattes.cnpq.br/5449496360182812
Resumo: Os projetos agropecuários desenvolvidos na Amazônia têm levado à degradação do meio com conseqüente perda da biodiversidade. A maioria dos solos da Amazônia é ácido e álico, com baixa concentração de nitrogênio e fósforo, dois nutrientes de difícil aplicação pelos agricultores. A utilização da simbiose leguminosa-rizóbia é uma alternativa para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável e de baixos insumos. Pesquisas têm mostrado que alguns isolados de rizóbia, além de fixaremo N atmosférico, podem ainda solubilizar fosfatos pouco solúveis existentes no solo, disponibilizando mais P para as plantas. Apesar disso, a acidez e o alumínio tóxico podem prejudicar a sobrevivência e a atuação desses microrganismos. A seleção de isolados de rizóbia que sejam tolerantes a esses fatores estressantes do solo, e que além de serem eficientes quanto à fixação do N possam ainda solubilizar o P solúvel, é de fundamental importância para o sucesso dessa prática. Neste estudo foram realizados experimentos para avaliar algumas características ecológicas de populações e isolados de rizóbia de solos da Amazônia, tais como tolerância à acidez e ao alumínio, bem como a capacidade de solubilizar fosfato de cálcio e alumínio. Foi realizado ainda um experimento para verificar a tolerância dos isolados a esses fatores na presença do cálcio. Fêz-se um trabalho de campo com o intuito de verificar a eficiência de isolados na simbiose com o caupi em um latossolo amarelo álico. Foram obtidos diversos isolados eficientes quanto à capacidade fixadora do nitrogênio quando em associação com o feijão caupi, bem como tolerantes à acidez e alumínio tóxico e capazes de solubilizarem fosfatos de Ca e Al. Em condições de campo, a inoculação das sementes com alguns desses isolados proporcionou aumentos de produtividade do feijão caupi.
id INPA-2_055fa8098eabc0817dd59aeb52dc8873
oai_identifier_str oai:repositorio:1/12282
network_acronym_str INPA-2
network_name_str Repositório Institucional do INPA
repository_id_str
spelling Hara, Francisco Adilson dos SantosOliveira, Luiz Antonio de2020-02-17T19:00:27Z2020-02-17T19:00:27Z2003https://repositorio.inpa.gov.br/handle/1/12282http://lattes.cnpq.br/5449496360182812porInstituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPAEcologiaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessRizóbioAcidez e Alumínio tóxicoFeijão CaupiEcologia de rizóbia em condições ácidas e de baixa fertilidade da Amazôniainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisOs projetos agropecuários desenvolvidos na Amazônia têm levado à degradação do meio com conseqüente perda da biodiversidade. A maioria dos solos da Amazônia é ácido e álico, com baixa concentração de nitrogênio e fósforo, dois nutrientes de difícil aplicação pelos agricultores. A utilização da simbiose leguminosa-rizóbia é uma alternativa para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável e de baixos insumos. Pesquisas têm mostrado que alguns isolados de rizóbia, além de fixaremo N atmosférico, podem ainda solubilizar fosfatos pouco solúveis existentes no solo, disponibilizando mais P para as plantas. Apesar disso, a acidez e o alumínio tóxico podem prejudicar a sobrevivência e a atuação desses microrganismos. A seleção de isolados de rizóbia que sejam tolerantes a esses fatores estressantes do solo, e que além de serem eficientes quanto à fixação do N possam ainda solubilizar o P solúvel, é de fundamental importância para o sucesso dessa prática. Neste estudo foram realizados experimentos para avaliar algumas características ecológicas de populações e isolados de rizóbia de solos da Amazônia, tais como tolerância à acidez e ao alumínio, bem como a capacidade de solubilizar fosfato de cálcio e alumínio. Foi realizado ainda um experimento para verificar a tolerância dos isolados a esses fatores na presença do cálcio. Fêz-se um trabalho de campo com o intuito de verificar a eficiência de isolados na simbiose com o caupi em um latossolo amarelo álico. Foram obtidos diversos isolados eficientes quanto à capacidade fixadora do nitrogênio quando em associação com o feijão caupi, bem como tolerantes à acidez e alumínio tóxico e capazes de solubilizarem fosfatos de Ca e Al. Em condições de campo, a inoculação das sementes com alguns desses isolados proporcionou aumentos de produtividade do feijão caupi.reponame:Repositório Institucional do INPAinstname:Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)instacron:INPAORIGINALfrancisco.pdffrancisco.pdfapplication/pdf9833361https://repositorio.inpa.gov.br/bitstream/1/12282/1/francisco.pdf1f17e3082218e5604f3e555aed9bc39eMD511/122822020-03-10 14:59:42.899oai:repositorio:1/12282Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.inpa.gov.br/oai/requestopendoar:2020-03-10T18:59:42Repositório Institucional do INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ecologia de rizóbia em condições ácidas e de baixa fertilidade da Amazônia
title Ecologia de rizóbia em condições ácidas e de baixa fertilidade da Amazônia
spellingShingle Ecologia de rizóbia em condições ácidas e de baixa fertilidade da Amazônia
Hara, Francisco Adilson dos Santos
Rizóbio
Acidez e Alumínio tóxico
Feijão Caupi
title_short Ecologia de rizóbia em condições ácidas e de baixa fertilidade da Amazônia
title_full Ecologia de rizóbia em condições ácidas e de baixa fertilidade da Amazônia
title_fullStr Ecologia de rizóbia em condições ácidas e de baixa fertilidade da Amazônia
title_full_unstemmed Ecologia de rizóbia em condições ácidas e de baixa fertilidade da Amazônia
title_sort Ecologia de rizóbia em condições ácidas e de baixa fertilidade da Amazônia
author Hara, Francisco Adilson dos Santos
author_facet Hara, Francisco Adilson dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hara, Francisco Adilson dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Luiz Antonio de
contributor_str_mv Oliveira, Luiz Antonio de
dc.subject.pt-BR.fl_str_mv Rizóbio
topic Rizóbio
Acidez e Alumínio tóxico
Feijão Caupi
dc.subject.por.fl_str_mv Acidez e Alumínio tóxico
Feijão Caupi
description Os projetos agropecuários desenvolvidos na Amazônia têm levado à degradação do meio com conseqüente perda da biodiversidade. A maioria dos solos da Amazônia é ácido e álico, com baixa concentração de nitrogênio e fósforo, dois nutrientes de difícil aplicação pelos agricultores. A utilização da simbiose leguminosa-rizóbia é uma alternativa para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável e de baixos insumos. Pesquisas têm mostrado que alguns isolados de rizóbia, além de fixaremo N atmosférico, podem ainda solubilizar fosfatos pouco solúveis existentes no solo, disponibilizando mais P para as plantas. Apesar disso, a acidez e o alumínio tóxico podem prejudicar a sobrevivência e a atuação desses microrganismos. A seleção de isolados de rizóbia que sejam tolerantes a esses fatores estressantes do solo, e que além de serem eficientes quanto à fixação do N possam ainda solubilizar o P solúvel, é de fundamental importância para o sucesso dessa prática. Neste estudo foram realizados experimentos para avaliar algumas características ecológicas de populações e isolados de rizóbia de solos da Amazônia, tais como tolerância à acidez e ao alumínio, bem como a capacidade de solubilizar fosfato de cálcio e alumínio. Foi realizado ainda um experimento para verificar a tolerância dos isolados a esses fatores na presença do cálcio. Fêz-se um trabalho de campo com o intuito de verificar a eficiência de isolados na simbiose com o caupi em um latossolo amarelo álico. Foram obtidos diversos isolados eficientes quanto à capacidade fixadora do nitrogênio quando em associação com o feijão caupi, bem como tolerantes à acidez e alumínio tóxico e capazes de solubilizarem fosfatos de Ca e Al. Em condições de campo, a inoculação das sementes com alguns desses isolados proporcionou aumentos de produtividade do feijão caupi.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-17T19:00:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-17T19:00:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.inpa.gov.br/handle/1/12282
dc.identifier.author-lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5449496360182812
url https://repositorio.inpa.gov.br/handle/1/12282
http://lattes.cnpq.br/5449496360182812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA
dc.publisher.program.fl_str_mv Ecologia
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do INPA
instname:Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)
instacron:INPA
instname_str Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)
instacron_str INPA
institution INPA
reponame_str Repositório Institucional do INPA
collection Repositório Institucional do INPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.inpa.gov.br/bitstream/1/12282/1/francisco.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1f17e3082218e5604f3e555aed9bc39e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809928885865807872