O processo de desenvolvimento de storytelling na comunicação interna: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Rogério
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2219
Resumo: As empresas, de um modo geral, enfrentam um grande desafio ao lidar com uma crescente complexidade organizacional em uma realidade de diversidade, globalização e mudanças frequentes. Nesse contexto, a comunicação assume na organização um papel de forte relevância na busca de eficiência organizacional e vantagem competitiva. O Storytelling se apresenta como uma técnica poderosa e eficiente no âmbito da estratégia de comunicação das empresas, especialmente em comunicações que têm objetivos complexos ou em ações que buscam a identificação, engajamento, ou até relacionamentos de longo prazo entre os intervenientes. No entanto, apesar de sua demonstrada eficácia, poucas empresas, notadamente no contexto business-to-business (B2B), utilizam o Storytelling de forma rotineira e sistemática. Além disso, apesar da grande amplitude de uso dessa técnica, o foco da pesquisa sobre Storytelling tem sido em branding e propaganda, e muito pouco tem sido explorado no uso dessa técnica na comunicação interna. Esta pesquisa tem por objetivo entender a utilização do Storytelling na comunicação corporativa interna de uma empresa, buscando compreender como o processo de desenvolvimento desta técnica de comunicação tem lugar. Para isso, é aplicada uma metodologia qualitativa, com o estudo do caso de um conjunto de ações de comunicação internas ao longo de 2017 e apoiadas em Storytelling, em uma empresa multinacional B2B de tecnologia no segmento de engenharia industrial. Os resultados deste estudo de caso único, longitudinal e retrospetivo, poderão auxiliar empresas e profissionais ligados à comunicação empresarial a conhecer e compreender melhor esse processo, a partir de uma situação real prática, antecipando oportunidades de uso e aprimorando a assertividade de uma escolha de storytelling dentro da estratégia de comunicação organizacional. O estudo contribui também para a teoria, na medida em que propõe um framework ou modelo para entender o processo de desenvolvimento de uma estratégia de comunicação apoiada em Storytelling. Além disso, contribui também para um melhor entendimento do tema no contexto de B2B e de comunicação interna, dois contextos pouco explorados até à data para esta temática.
id INSP_26dc2c237e03f1af81820d94cabd4c4a
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/2219
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Garcia, RogérioLaban Neto, Silvio AbrahaoKirschbaum, CharlesCampos, Juliana Bonomi Santos DeRamos, Carla Sofia DiasSão Paulo2021-09-13T03:11:26Z2019-07-10T19:02:59Z2021-09-13T03:11:26Z20182019-07-10T19:02:59Z20182018https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2219As empresas, de um modo geral, enfrentam um grande desafio ao lidar com uma crescente complexidade organizacional em uma realidade de diversidade, globalização e mudanças frequentes. Nesse contexto, a comunicação assume na organização um papel de forte relevância na busca de eficiência organizacional e vantagem competitiva. O Storytelling se apresenta como uma técnica poderosa e eficiente no âmbito da estratégia de comunicação das empresas, especialmente em comunicações que têm objetivos complexos ou em ações que buscam a identificação, engajamento, ou até relacionamentos de longo prazo entre os intervenientes. No entanto, apesar de sua demonstrada eficácia, poucas empresas, notadamente no contexto business-to-business (B2B), utilizam o Storytelling de forma rotineira e sistemática. Além disso, apesar da grande amplitude de uso dessa técnica, o foco da pesquisa sobre Storytelling tem sido em branding e propaganda, e muito pouco tem sido explorado no uso dessa técnica na comunicação interna. Esta pesquisa tem por objetivo entender a utilização do Storytelling na comunicação corporativa interna de uma empresa, buscando compreender como o processo de desenvolvimento desta técnica de comunicação tem lugar. Para isso, é aplicada uma metodologia qualitativa, com o estudo do caso de um conjunto de ações de comunicação internas ao longo de 2017 e apoiadas em Storytelling, em uma empresa multinacional B2B de tecnologia no segmento de engenharia industrial. Os resultados deste estudo de caso único, longitudinal e retrospetivo, poderão auxiliar empresas e profissionais ligados à comunicação empresarial a conhecer e compreender melhor esse processo, a partir de uma situação real prática, antecipando oportunidades de uso e aprimorando a assertividade de uma escolha de storytelling dentro da estratégia de comunicação organizacional. O estudo contribui também para a teoria, na medida em que propõe um framework ou modelo para entender o processo de desenvolvimento de uma estratégia de comunicação apoiada em Storytelling. Além disso, contribui também para um melhor entendimento do tema no contexto de B2B e de comunicação interna, dois contextos pouco explorados até à data para esta temática.Firms, in general, face a major challenge in dealing with increasing organizational complexity in a reality of diversity, globalization, and frequent changes. In this context, the communication assumes in the organization a strong role in the search for organizational efficiency and competitive advantage. Storytelling presents itself as a powerful and efficient technique within the corporate communication strategy, especially in communications that have complex objectives or in actions that seek identification, engagement, or even long-term relationships between the actors. However, despite its proven effectiveness, few companies, notably in the business-to-business (B2B) context, use Storytelling routinely and systematically. In addition, despite the great breadth of use of this technique, the focus of Storytelling research has been on branding and advertising, and very little has been explored in the use of this technique in internal communication. This research aims to understand the use of Storytelling in the internal corporate communication of a company, seeking to understand how the process of developing this technique of communication takes place. For this, a qualitative methodology is applied, with the case study of a set of internal communication actions throughout 2017 and supported in Storytelling, in a multinational B2B technology company in the industrial engineering segment. The results of this unique case study, longitudinal and retrospective, could help companies and professionals connected to business communication to know and understand this process better, starting from a real practical situation, anticipating opportunities of use and improving the assertiveness of a choice of storytelling within the organizational communication strategy. The study also contributes to the theory, in that it proposes a framework or model to understand the process of developing a communication strategy supported in Storytelling. In addition, it also contributes to a better understanding of the theme in the context of B2B and internal communication, two contexts little explored to date for this theme.74 p.TODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessStorytelling. Comunicação Interna. Processo. Estudo de Caso.O processo de desenvolvimento de storytelling na comunicação interna: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPERTEXTRogerio Garcia.pdf.txtExtracted texttext/plain140109https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2219/1/Rogerio%20Garcia.pdf.txtc54b76d6b3d3db1fdb78067f585eb835MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2219/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALRogerio Garcia.pdfapplication/pdf989263https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2219/3/Rogerio%20Garcia.pdf1553a3ffaca56f2df12615f9f35c8bc3MD53THUMBNAILRogerio Garcia.pdf.jpgRogerio Garcia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1142https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2219/4/Rogerio%20Garcia.pdf.jpg9d409d5e7c83bf93194506a816723ebdMD5411224/22192023-01-28 19:03:44.092oai:repositorio.insper.edu.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2023-01-29T00:03:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de desenvolvimento de storytelling na comunicação interna: um estudo de caso
title O processo de desenvolvimento de storytelling na comunicação interna: um estudo de caso
spellingShingle O processo de desenvolvimento de storytelling na comunicação interna: um estudo de caso
Garcia, Rogério
Storytelling. Comunicação Interna. Processo. Estudo de Caso.
title_short O processo de desenvolvimento de storytelling na comunicação interna: um estudo de caso
title_full O processo de desenvolvimento de storytelling na comunicação interna: um estudo de caso
title_fullStr O processo de desenvolvimento de storytelling na comunicação interna: um estudo de caso
title_full_unstemmed O processo de desenvolvimento de storytelling na comunicação interna: um estudo de caso
title_sort O processo de desenvolvimento de storytelling na comunicação interna: um estudo de caso
author Garcia, Rogério
author_facet Garcia, Rogério
author_role author
dc.contributor.defensecommittee.none.fl_str_mv Laban Neto, Silvio Abrahao
Kirschbaum, Charles
Campos, Juliana Bonomi Santos De
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Rogério
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Carla Sofia Dias
contributor_str_mv Ramos, Carla Sofia Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Storytelling. Comunicação Interna. Processo. Estudo de Caso.
topic Storytelling. Comunicação Interna. Processo. Estudo de Caso.
description As empresas, de um modo geral, enfrentam um grande desafio ao lidar com uma crescente complexidade organizacional em uma realidade de diversidade, globalização e mudanças frequentes. Nesse contexto, a comunicação assume na organização um papel de forte relevância na busca de eficiência organizacional e vantagem competitiva. O Storytelling se apresenta como uma técnica poderosa e eficiente no âmbito da estratégia de comunicação das empresas, especialmente em comunicações que têm objetivos complexos ou em ações que buscam a identificação, engajamento, ou até relacionamentos de longo prazo entre os intervenientes. No entanto, apesar de sua demonstrada eficácia, poucas empresas, notadamente no contexto business-to-business (B2B), utilizam o Storytelling de forma rotineira e sistemática. Além disso, apesar da grande amplitude de uso dessa técnica, o foco da pesquisa sobre Storytelling tem sido em branding e propaganda, e muito pouco tem sido explorado no uso dessa técnica na comunicação interna. Esta pesquisa tem por objetivo entender a utilização do Storytelling na comunicação corporativa interna de uma empresa, buscando compreender como o processo de desenvolvimento desta técnica de comunicação tem lugar. Para isso, é aplicada uma metodologia qualitativa, com o estudo do caso de um conjunto de ações de comunicação internas ao longo de 2017 e apoiadas em Storytelling, em uma empresa multinacional B2B de tecnologia no segmento de engenharia industrial. Os resultados deste estudo de caso único, longitudinal e retrospetivo, poderão auxiliar empresas e profissionais ligados à comunicação empresarial a conhecer e compreender melhor esse processo, a partir de uma situação real prática, antecipando oportunidades de uso e aprimorando a assertividade de uma escolha de storytelling dentro da estratégia de comunicação organizacional. O estudo contribui também para a teoria, na medida em que propõe um framework ou modelo para entender o processo de desenvolvimento de uma estratégia de comunicação apoiada em Storytelling. Além disso, contribui também para um melhor entendimento do tema no contexto de B2B e de comunicação interna, dois contextos pouco explorados até à data para esta temática.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018
dc.date.available.fl_str_mv 2018
2019-07-10T19:02:59Z
2021-09-13T03:11:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-10T19:02:59Z
2021-09-13T03:11:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2219
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 74 p.
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2219/1/Rogerio%20Garcia.pdf.txt
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2219/2/license.txt
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2219/3/Rogerio%20Garcia.pdf
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2219/4/Rogerio%20Garcia.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c54b76d6b3d3db1fdb78067f585eb835
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
1553a3ffaca56f2df12615f9f35c8bc3
9d409d5e7c83bf93194506a816723ebd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1791085964790071296