Storytelling nas marcas de moda : comunicação e criação de valor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1722 |
Resumo: | Esta dissertação procura relacionar o património do storytelling e as vantagens que este pode trazer para a gestão das marcas de moda. Apesar da influência que estas marcas têm na vida contemporânea, existe uma crise de valores relacionada com a indústria, motivo que levou este estudo a relacionar o storytelling com a estratégia de branding das marcas de moda. O Homem sendo compreendido como uma espécie social e cultural que resistiu por milhares de anos através da transmissão das suas experiências e conhecimentos, criou uma característica de diferenciação face às demais espécies da Terra, as histórias. Neste sentido analisámos o storytelling, estratégia que recorre a esta atividade ancestral, para perceber o contributo que traria à comunicação entre a marca e o consumidor. Os objetivos que se procuram alcançar são: o esclarecimento de conceitos que integram este tema; o levantamento das vantagens, caso existam, da combinação dos conceitos moda e storytelling; e de que forma as marcas tiram partido das histórias na transmissão da sua identidade. Para a obtenção destes resultados o estudo recorreu a uma metodologia que assentou primeiramente na definação do problema, seguido de análise de referências bibliográficas capazes de explicar o estado da arte que procurou servir de base teórica para os casos de estudo que se seguiram, e que procuraram validar em exemplos reais a abordagem teórica realizada. |
id |
RCAP_a0759291165414d1dc6bcfffe1750b6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1722 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Storytelling nas marcas de moda : comunicação e criação de valorStorytelling - Marcas de modaBranding - Consumidor - EmpresaMarketing - BrandingStorytelling - Comunicação de modaStorytelling - Marca - ValorEsta dissertação procura relacionar o património do storytelling e as vantagens que este pode trazer para a gestão das marcas de moda. Apesar da influência que estas marcas têm na vida contemporânea, existe uma crise de valores relacionada com a indústria, motivo que levou este estudo a relacionar o storytelling com a estratégia de branding das marcas de moda. O Homem sendo compreendido como uma espécie social e cultural que resistiu por milhares de anos através da transmissão das suas experiências e conhecimentos, criou uma característica de diferenciação face às demais espécies da Terra, as histórias. Neste sentido analisámos o storytelling, estratégia que recorre a esta atividade ancestral, para perceber o contributo que traria à comunicação entre a marca e o consumidor. Os objetivos que se procuram alcançar são: o esclarecimento de conceitos que integram este tema; o levantamento das vantagens, caso existam, da combinação dos conceitos moda e storytelling; e de que forma as marcas tiram partido das histórias na transmissão da sua identidade. Para a obtenção destes resultados o estudo recorreu a uma metodologia que assentou primeiramente na definação do problema, seguido de análise de referências bibliográficas capazes de explicar o estado da arte que procurou servir de base teórica para os casos de estudo que se seguiram, e que procuraram validar em exemplos reais a abordagem teórica realizada.Universidade da Beira InteriorRibas Gomez, Luiz SalomãoOliveira, FernandouBibliorumMonteiro, Vanessa Alves Silva2014-04-29T10:43:45Z2013-062013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1722porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-27T12:07:58Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1722Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-27T12:07:58Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Storytelling nas marcas de moda : comunicação e criação de valor |
title |
Storytelling nas marcas de moda : comunicação e criação de valor |
spellingShingle |
Storytelling nas marcas de moda : comunicação e criação de valor Monteiro, Vanessa Alves Silva Storytelling - Marcas de moda Branding - Consumidor - Empresa Marketing - Branding Storytelling - Comunicação de moda Storytelling - Marca - Valor |
title_short |
Storytelling nas marcas de moda : comunicação e criação de valor |
title_full |
Storytelling nas marcas de moda : comunicação e criação de valor |
title_fullStr |
Storytelling nas marcas de moda : comunicação e criação de valor |
title_full_unstemmed |
Storytelling nas marcas de moda : comunicação e criação de valor |
title_sort |
Storytelling nas marcas de moda : comunicação e criação de valor |
author |
Monteiro, Vanessa Alves Silva |
author_facet |
Monteiro, Vanessa Alves Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribas Gomez, Luiz Salomão Oliveira, Fernando uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Vanessa Alves Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Storytelling - Marcas de moda Branding - Consumidor - Empresa Marketing - Branding Storytelling - Comunicação de moda Storytelling - Marca - Valor |
topic |
Storytelling - Marcas de moda Branding - Consumidor - Empresa Marketing - Branding Storytelling - Comunicação de moda Storytelling - Marca - Valor |
description |
Esta dissertação procura relacionar o património do storytelling e as vantagens que este pode trazer para a gestão das marcas de moda. Apesar da influência que estas marcas têm na vida contemporânea, existe uma crise de valores relacionada com a indústria, motivo que levou este estudo a relacionar o storytelling com a estratégia de branding das marcas de moda. O Homem sendo compreendido como uma espécie social e cultural que resistiu por milhares de anos através da transmissão das suas experiências e conhecimentos, criou uma característica de diferenciação face às demais espécies da Terra, as histórias. Neste sentido analisámos o storytelling, estratégia que recorre a esta atividade ancestral, para perceber o contributo que traria à comunicação entre a marca e o consumidor. Os objetivos que se procuram alcançar são: o esclarecimento de conceitos que integram este tema; o levantamento das vantagens, caso existam, da combinação dos conceitos moda e storytelling; e de que forma as marcas tiram partido das histórias na transmissão da sua identidade. Para a obtenção destes resultados o estudo recorreu a uma metodologia que assentou primeiramente na definação do problema, seguido de análise de referências bibliográficas capazes de explicar o estado da arte que procurou servir de base teórica para os casos de estudo que se seguiram, e que procuraram validar em exemplos reais a abordagem teórica realizada. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06 2013-06-01T00:00:00Z 2014-04-29T10:43:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/1722 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/1722 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817549581433438208 |