Uso de derivativos na gestão de risco de distribuidores de produtos importados no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Carolina Velloso Roos Cardoso de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/654
Resumo: O objetivo deste trabalho é avaliar a eficácia do uso de derivativos na redução do risco de empresas distribuidoras de produtos importados no Brasil. O risco é medido pela variância da margem de contribuição da operação e a eficácia de hedging é medida pelo método tradicional de minimização de variância. Apesar da extensa discussão na literatura sobre gestão de risco e da crescente utilização de derivativos de diversos tipos, ainda não existe um consenso sobre seu impacto no valor da empresa. A grande volatilidade da moeda brasileira influencia parte considerável do custo variável de empresas distribuidoras de produtos importados no Brasil, porém faltam estudos que apoiem a tomada de decisão sobre o assunto. Os resultados indicam que o risco teria sido reduzido caso a empresa optasse por fazer hedging da taxa de câmbio para este produto ao longo deste período.
id INSP_2a07bfd816531b06b523bd05ff6cde9d
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/654
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Uso de derivativos na gestão de risco de distribuidores de produtos importados no BrasilRiscoEficácia de hedgingcross hedginghedging cambialO objetivo deste trabalho é avaliar a eficácia do uso de derivativos na redução do risco de empresas distribuidoras de produtos importados no Brasil. O risco é medido pela variância da margem de contribuição da operação e a eficácia de hedging é medida pelo método tradicional de minimização de variância. Apesar da extensa discussão na literatura sobre gestão de risco e da crescente utilização de derivativos de diversos tipos, ainda não existe um consenso sobre seu impacto no valor da empresa. A grande volatilidade da moeda brasileira influencia parte considerável do custo variável de empresas distribuidoras de produtos importados no Brasil, porém faltam estudos que apoiem a tomada de decisão sobre o assunto. Os resultados indicam que o risco teria sido reduzido caso a empresa optasse por fazer hedging da taxa de câmbio para este produto ao longo deste período.The objective of this paper is to evaluate the effectiveness of the use of derivatives in reducing the risk of distributors of imported products in Brazil. The risk is measured by the variance of the contribution margin of the company in these transactions and hedging effectiveness is measured by the minimum variance. Despite the extensive discussion in the literature on risk management and the considerable increase in the use of derivatives of various types, there is still no consensus on its impact on company valuation. The volatility of the Brazilian currency influences a considerable part of the variable cost of distributors of imported products in Brazil, but there is a gap in the literature to support decision making on this subject. The results indicate that the risk would have been reduced if the company chose to hedge the exchange rate for this product over this period.Sanvicente, Antonio ZorattoFraletti, Paulo BeltrãoSheng, Hsia HuaAlmeida, Carolina Velloso Roos Cardoso deAlmeida, Carolina Velloso Roos Cardoso de2021-09-13T03:10:57Z2015-08-24T13:26:08Z2021-09-13T03:10:57Z20142015-08-24T13:26:08Z20142014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis43 p.application/pdfimage/jpeghttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/654São PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2022-12-02T14:46:13Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/654Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2022-12-02T14:46:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de derivativos na gestão de risco de distribuidores de produtos importados no Brasil
title Uso de derivativos na gestão de risco de distribuidores de produtos importados no Brasil
spellingShingle Uso de derivativos na gestão de risco de distribuidores de produtos importados no Brasil
Almeida, Carolina Velloso Roos Cardoso de
Risco
Eficácia de hedging
cross hedging
hedging cambial
title_short Uso de derivativos na gestão de risco de distribuidores de produtos importados no Brasil
title_full Uso de derivativos na gestão de risco de distribuidores de produtos importados no Brasil
title_fullStr Uso de derivativos na gestão de risco de distribuidores de produtos importados no Brasil
title_full_unstemmed Uso de derivativos na gestão de risco de distribuidores de produtos importados no Brasil
title_sort Uso de derivativos na gestão de risco de distribuidores de produtos importados no Brasil
author Almeida, Carolina Velloso Roos Cardoso de
author_facet Almeida, Carolina Velloso Roos Cardoso de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanvicente, Antonio Zoratto
Fraletti, Paulo Beltrão
Sheng, Hsia Hua
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Carolina Velloso Roos Cardoso de
Almeida, Carolina Velloso Roos Cardoso de
dc.subject.por.fl_str_mv Risco
Eficácia de hedging
cross hedging
hedging cambial
topic Risco
Eficácia de hedging
cross hedging
hedging cambial
description O objetivo deste trabalho é avaliar a eficácia do uso de derivativos na redução do risco de empresas distribuidoras de produtos importados no Brasil. O risco é medido pela variância da margem de contribuição da operação e a eficácia de hedging é medida pelo método tradicional de minimização de variância. Apesar da extensa discussão na literatura sobre gestão de risco e da crescente utilização de derivativos de diversos tipos, ainda não existe um consenso sobre seu impacto no valor da empresa. A grande volatilidade da moeda brasileira influencia parte considerável do custo variável de empresas distribuidoras de produtos importados no Brasil, porém faltam estudos que apoiem a tomada de decisão sobre o assunto. Os resultados indicam que o risco teria sido reduzido caso a empresa optasse por fazer hedging da taxa de câmbio para este produto ao longo deste período.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014
2014
2015-08-24T13:26:08Z
2015-08-24T13:26:08Z
2021-09-13T03:10:57Z
2021-09-13T03:10:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/654
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 43 p.
application/pdf
image/jpeg
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986260965490688