Por que o Brasil vai Mal no PISA? Uma Análise dos Determinantes do Desempenho no Exame

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sassaki, Alex Hayato
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Di Pietra, Giovanni Avila Cardoso, Komatsu, Bruno Kawaoka, NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6224
Resumo: Este artigo procura explicar o desempenho comparativamente baixo do Brasil no PISA de 2015. Em primeiro lugar, nós mostramos que os alunos brasileiros têm uma forte queda de desempenho ao longo da prova, assim como outros países latino-americanos. Além disso, nossos resultados mostram que o decaimento dos alunos brasileiros se deve principalmente à falta de conhecimento e habilidades para responder a prova, uma vez que eles gastam muito tempo nas primeiras questões e não alcançam as últimas. Na segunda parte da prova, depois de um breve intervalo, o desempenho melhora um pouco, o que indica que parte do mal desempenho do Brasil parece ser também devido à falta de habilidades para fazer provas como a do PISA. Assim, a posição ruim do Brasil é explicada essencialmente pela dificuldade em resolver as questões iniciais
id INSP_2ed7eeef8c0f4861126b676f0320d5a6
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/6224
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Por que o Brasil vai Mal no PISA? Uma Análise dos Determinantes do Desempenho no ExameHabilidades socioemocionaishabilidades cognitivasPISADesigualdadeSocioemotional skillsCognitive skillsPISAInequalityEste artigo procura explicar o desempenho comparativamente baixo do Brasil no PISA de 2015. Em primeiro lugar, nós mostramos que os alunos brasileiros têm uma forte queda de desempenho ao longo da prova, assim como outros países latino-americanos. Além disso, nossos resultados mostram que o decaimento dos alunos brasileiros se deve principalmente à falta de conhecimento e habilidades para responder a prova, uma vez que eles gastam muito tempo nas primeiras questões e não alcançam as últimas. Na segunda parte da prova, depois de um breve intervalo, o desempenho melhora um pouco, o que indica que parte do mal desempenho do Brasil parece ser também devido à falta de habilidades para fazer provas como a do PISA. Assim, a posição ruim do Brasil é explicada essencialmente pela dificuldade em resolver as questões iniciaisThis article seeks to explain Brazil's comparatively low performance in the 2015 PISA. First, we show that Brazilian students have a strong performance decline throughout the exam, as well as other Latin American countries. In addition, our results show that the decline of Brazilian students is mainly due to the lack of knowledge and skills to do the exam, since they spend a lot of time on the first questions and do not reach the last ones. In the second part of the exam, after a brief break, the performance improves a little, which indicates that part of the poor performance of Brazil also seems to be due to the lack of skills to do exams such as PISA. Thus, Brazil's bad position is explained mainly by the difficulty in solving the initial questions.Produção vinculada a Cátedra Ruth Cardoso. Formato em Policy Paper2023-12-18T17:23:28Z2023-12-18T17:23:28Z2018Policy Paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion24 p.Digitalapplication/pdfhttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6224Policy PaperBrasilSão PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessSassaki, Alex HayatoDi Pietra, Giovanni Avila CardosoKomatsu, Bruno KawaokaSassaki, Alex HayatoDi Pietra, Giovanni Avila CardosoNAERCIO AQUINO MENEZES FILHOKomatsu, Bruno Kawaokaporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-08-02T19:56:06Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/6224Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-08-02T19:56:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv Por que o Brasil vai Mal no PISA? Uma Análise dos Determinantes do Desempenho no Exame
title Por que o Brasil vai Mal no PISA? Uma Análise dos Determinantes do Desempenho no Exame
spellingShingle Por que o Brasil vai Mal no PISA? Uma Análise dos Determinantes do Desempenho no Exame
Sassaki, Alex Hayato
Habilidades socioemocionais
habilidades cognitivas
PISA
Desigualdade
Socioemotional skills
Cognitive skills
PISA
Inequality
title_short Por que o Brasil vai Mal no PISA? Uma Análise dos Determinantes do Desempenho no Exame
title_full Por que o Brasil vai Mal no PISA? Uma Análise dos Determinantes do Desempenho no Exame
title_fullStr Por que o Brasil vai Mal no PISA? Uma Análise dos Determinantes do Desempenho no Exame
title_full_unstemmed Por que o Brasil vai Mal no PISA? Uma Análise dos Determinantes do Desempenho no Exame
title_sort Por que o Brasil vai Mal no PISA? Uma Análise dos Determinantes do Desempenho no Exame
author Sassaki, Alex Hayato
author_facet Sassaki, Alex Hayato
Di Pietra, Giovanni Avila Cardoso
Komatsu, Bruno Kawaoka
NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
author_role author
author2 Di Pietra, Giovanni Avila Cardoso
Komatsu, Bruno Kawaoka
NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sassaki, Alex Hayato
Di Pietra, Giovanni Avila Cardoso
Komatsu, Bruno Kawaoka
Sassaki, Alex Hayato
Di Pietra, Giovanni Avila Cardoso
NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
Komatsu, Bruno Kawaoka
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades socioemocionais
habilidades cognitivas
PISA
Desigualdade
Socioemotional skills
Cognitive skills
PISA
Inequality
topic Habilidades socioemocionais
habilidades cognitivas
PISA
Desigualdade
Socioemotional skills
Cognitive skills
PISA
Inequality
description Este artigo procura explicar o desempenho comparativamente baixo do Brasil no PISA de 2015. Em primeiro lugar, nós mostramos que os alunos brasileiros têm uma forte queda de desempenho ao longo da prova, assim como outros países latino-americanos. Além disso, nossos resultados mostram que o decaimento dos alunos brasileiros se deve principalmente à falta de conhecimento e habilidades para responder a prova, uma vez que eles gastam muito tempo nas primeiras questões e não alcançam as últimas. Na segunda parte da prova, depois de um breve intervalo, o desempenho melhora um pouco, o que indica que parte do mal desempenho do Brasil parece ser também devido à falta de habilidades para fazer provas como a do PISA. Assim, a posição ruim do Brasil é explicada essencialmente pela dificuldade em resolver as questões iniciais
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2023-12-18T17:23:28Z
2023-12-18T17:23:28Z
dc.type.driver.fl_str_mv Policy Paper
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6224
url https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Policy Paper
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 24 p.
Digital
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986266018578432