Por que o Brasil vai Mal no PISA? Uma Análise dos Determinantes do Desempenho no Exame
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6224 |
Resumo: | Este artigo procura explicar o desempenho comparativamente baixo do Brasil no PISA de 2015. Em primeiro lugar, nós mostramos que os alunos brasileiros têm uma forte queda de desempenho ao longo da prova, assim como outros países latino-americanos. Além disso, nossos resultados mostram que o decaimento dos alunos brasileiros se deve principalmente à falta de conhecimento e habilidades para responder a prova, uma vez que eles gastam muito tempo nas primeiras questões e não alcançam as últimas. Na segunda parte da prova, depois de um breve intervalo, o desempenho melhora um pouco, o que indica que parte do mal desempenho do Brasil parece ser também devido à falta de habilidades para fazer provas como a do PISA. Assim, a posição ruim do Brasil é explicada essencialmente pela dificuldade em resolver as questões iniciais |
id |
INSP_2ed7eeef8c0f4861126b676f0320d5a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.insper.edu.br:11224/6224 |
network_acronym_str |
INSP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository_id_str |
|
spelling |
Por que o Brasil vai Mal no PISA? Uma Análise dos Determinantes do Desempenho no ExameHabilidades socioemocionaishabilidades cognitivasPISADesigualdadeSocioemotional skillsCognitive skillsPISAInequalityEste artigo procura explicar o desempenho comparativamente baixo do Brasil no PISA de 2015. Em primeiro lugar, nós mostramos que os alunos brasileiros têm uma forte queda de desempenho ao longo da prova, assim como outros países latino-americanos. Além disso, nossos resultados mostram que o decaimento dos alunos brasileiros se deve principalmente à falta de conhecimento e habilidades para responder a prova, uma vez que eles gastam muito tempo nas primeiras questões e não alcançam as últimas. Na segunda parte da prova, depois de um breve intervalo, o desempenho melhora um pouco, o que indica que parte do mal desempenho do Brasil parece ser também devido à falta de habilidades para fazer provas como a do PISA. Assim, a posição ruim do Brasil é explicada essencialmente pela dificuldade em resolver as questões iniciaisThis article seeks to explain Brazil's comparatively low performance in the 2015 PISA. First, we show that Brazilian students have a strong performance decline throughout the exam, as well as other Latin American countries. In addition, our results show that the decline of Brazilian students is mainly due to the lack of knowledge and skills to do the exam, since they spend a lot of time on the first questions and do not reach the last ones. In the second part of the exam, after a brief break, the performance improves a little, which indicates that part of the poor performance of Brazil also seems to be due to the lack of skills to do exams such as PISA. Thus, Brazil's bad position is explained mainly by the difficulty in solving the initial questions.Produção vinculada a Cátedra Ruth Cardoso. Formato em Policy Paper2023-12-18T17:23:28Z2023-12-18T17:23:28Z2018Policy Paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion24 p.Digitalapplication/pdfhttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6224Policy PaperBrasilSão PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessSassaki, Alex HayatoDi Pietra, Giovanni Avila CardosoKomatsu, Bruno KawaokaSassaki, Alex HayatoDi Pietra, Giovanni Avila CardosoNAERCIO AQUINO MENEZES FILHOKomatsu, Bruno Kawaokaporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-08-02T19:56:06Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/6224Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-08-02T19:56:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por que o Brasil vai Mal no PISA? Uma Análise dos Determinantes do Desempenho no Exame |
title |
Por que o Brasil vai Mal no PISA? Uma Análise dos Determinantes do Desempenho no Exame |
spellingShingle |
Por que o Brasil vai Mal no PISA? Uma Análise dos Determinantes do Desempenho no Exame Sassaki, Alex Hayato Habilidades socioemocionais habilidades cognitivas PISA Desigualdade Socioemotional skills Cognitive skills PISA Inequality |
title_short |
Por que o Brasil vai Mal no PISA? Uma Análise dos Determinantes do Desempenho no Exame |
title_full |
Por que o Brasil vai Mal no PISA? Uma Análise dos Determinantes do Desempenho no Exame |
title_fullStr |
Por que o Brasil vai Mal no PISA? Uma Análise dos Determinantes do Desempenho no Exame |
title_full_unstemmed |
Por que o Brasil vai Mal no PISA? Uma Análise dos Determinantes do Desempenho no Exame |
title_sort |
Por que o Brasil vai Mal no PISA? Uma Análise dos Determinantes do Desempenho no Exame |
author |
Sassaki, Alex Hayato |
author_facet |
Sassaki, Alex Hayato Di Pietra, Giovanni Avila Cardoso Komatsu, Bruno Kawaoka NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO |
author_role |
author |
author2 |
Di Pietra, Giovanni Avila Cardoso Komatsu, Bruno Kawaoka NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sassaki, Alex Hayato Di Pietra, Giovanni Avila Cardoso Komatsu, Bruno Kawaoka Sassaki, Alex Hayato Di Pietra, Giovanni Avila Cardoso NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO Komatsu, Bruno Kawaoka |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Habilidades socioemocionais habilidades cognitivas PISA Desigualdade Socioemotional skills Cognitive skills PISA Inequality |
topic |
Habilidades socioemocionais habilidades cognitivas PISA Desigualdade Socioemotional skills Cognitive skills PISA Inequality |
description |
Este artigo procura explicar o desempenho comparativamente baixo do Brasil no PISA de 2015. Em primeiro lugar, nós mostramos que os alunos brasileiros têm uma forte queda de desempenho ao longo da prova, assim como outros países latino-americanos. Além disso, nossos resultados mostram que o decaimento dos alunos brasileiros se deve principalmente à falta de conhecimento e habilidades para responder a prova, uma vez que eles gastam muito tempo nas primeiras questões e não alcançam as últimas. Na segunda parte da prova, depois de um breve intervalo, o desempenho melhora um pouco, o que indica que parte do mal desempenho do Brasil parece ser também devido à falta de habilidades para fazer provas como a do PISA. Assim, a posição ruim do Brasil é explicada essencialmente pela dificuldade em resolver as questões iniciais |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2023-12-18T17:23:28Z 2023-12-18T17:23:28Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Policy Paper |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6224 |
url |
https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Policy Paper |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
24 p. Digital application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) instacron:INSPER |
instname_str |
Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
instacron_str |
INSPER |
institution |
INSPER |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@insper.edu.br || |
_version_ |
1814986266018578432 |