Creche e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais: uma análise do Ceará e Sertãozinho-SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ogando, Laura Duarte
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-05022020-160829/
Resumo: Diversos estudos apontam que o estímulo de crianças na primeira infância é fundamental para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, que, por sua vez, contribuem para melhores resultados no futuro. O presente projeto estuda como se dá a relação de se frequentar creche no desenvolvimento dessas habilidades, analisando dados do município de Sertãozinho (SP) e do Ceará. Utiliza-se a taxonomia dos cinco grandes domínios de personalidade. O primeiro conjunto de dados é composto por uma coleta longitudinal realizada nos anos de 2012 e 2017, em que os alunos realizaram testes cognitivos e não-cognitivos, além de responderem questionários que reconstruíam sua trajetória escolar. Já o segundo é uma coleta cross-section em larga escala da aplicação do instrumento socioemocional SENNA, conjuntamente com informações de contexto e notas do SPAECE. Em ambas as análises, os resultados coletados remetem a estágios posteriores da vida (ensino fundamental ou ensino médio). Foram utilizados três métodos: Mínimos Quadrados Ordinários, modelo de fading out e painel de efeitos aleatórios. Verifica-se resultado positivo de se frequentar a creche pública sobre quase todas as habilidades socioemocionais, exceto sobre estabilidade emocional, para os dados do Ceará, ao controlar por características contextuais e da escola. Já para os dados de Sertãozinho, frequentar creche afeta positivamente a habilidade de extroversão.
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