Creche e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais: uma análise do Ceará e Sertãozinho-SP
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-05022020-160829/ |
Resumo: | Diversos estudos apontam que o estímulo de crianças na primeira infância é fundamental para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, que, por sua vez, contribuem para melhores resultados no futuro. O presente projeto estuda como se dá a relação de se frequentar creche no desenvolvimento dessas habilidades, analisando dados do município de Sertãozinho (SP) e do Ceará. Utiliza-se a taxonomia dos cinco grandes domínios de personalidade. O primeiro conjunto de dados é composto por uma coleta longitudinal realizada nos anos de 2012 e 2017, em que os alunos realizaram testes cognitivos e não-cognitivos, além de responderem questionários que reconstruíam sua trajetória escolar. Já o segundo é uma coleta cross-section em larga escala da aplicação do instrumento socioemocional SENNA, conjuntamente com informações de contexto e notas do SPAECE. Em ambas as análises, os resultados coletados remetem a estágios posteriores da vida (ensino fundamental ou ensino médio). Foram utilizados três métodos: Mínimos Quadrados Ordinários, modelo de fading out e painel de efeitos aleatórios. Verifica-se resultado positivo de se frequentar a creche pública sobre quase todas as habilidades socioemocionais, exceto sobre estabilidade emocional, para os dados do Ceará, ao controlar por características contextuais e da escola. Já para os dados de Sertãozinho, frequentar creche afeta positivamente a habilidade de extroversão. |
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Creche e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais: uma análise do Ceará e Sertãozinho-SPDaycares and the development of socioemotional skills: an analysis of Ceará and Sertãozinho-SPCrecheEarly childhoodEconomicsEducaçãoEducationHabilidades não-cognitivasHabilidades socioemocionaisKindergartenNon-cognitive skillsPrimeira infânciaSocioemotional skillsDiversos estudos apontam que o estímulo de crianças na primeira infância é fundamental para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, que, por sua vez, contribuem para melhores resultados no futuro. O presente projeto estuda como se dá a relação de se frequentar creche no desenvolvimento dessas habilidades, analisando dados do município de Sertãozinho (SP) e do Ceará. Utiliza-se a taxonomia dos cinco grandes domínios de personalidade. O primeiro conjunto de dados é composto por uma coleta longitudinal realizada nos anos de 2012 e 2017, em que os alunos realizaram testes cognitivos e não-cognitivos, além de responderem questionários que reconstruíam sua trajetória escolar. Já o segundo é uma coleta cross-section em larga escala da aplicação do instrumento socioemocional SENNA, conjuntamente com informações de contexto e notas do SPAECE. Em ambas as análises, os resultados coletados remetem a estágios posteriores da vida (ensino fundamental ou ensino médio). Foram utilizados três métodos: Mínimos Quadrados Ordinários, modelo de fading out e painel de efeitos aleatórios. Verifica-se resultado positivo de se frequentar a creche pública sobre quase todas as habilidades socioemocionais, exceto sobre estabilidade emocional, para os dados do Ceará, ao controlar por características contextuais e da escola. Já para os dados de Sertãozinho, frequentar creche afeta positivamente a habilidade de extroversão.A variety of studies show that incentives in early childhood are fundamental to the development of non-cognitive skills, which are related with improved future outcomes. The present project analyzes how participating in daycares programs influences the development of non-cognitive skills, using data from Sertãozinho, a municipality of São Paulo state, and from Ceará state. Big Five taxonomy is used to conceptualize socioemotional skills. The former is a longitudinal data set collected in 2012 and 2017, which students have cognitive and non-cognitive outcomes, and also answered surveys that rebuilt their scholar path (if they were retained, e.g.). The latter is a cross-section data of an application of SENNA, a social and emotional instrument, jointly with background and school achievement data of SPAECE. In both data sets outcomes are measured later in life (middle or high school). Three methods were used: Ordinary Least Squares, fading out model and random effects panel data. Positive results of public daycares programs were found under non-cognitive skills to Ceará data after controlling for background and school features. For Sertãozinho data, attending daycares had a positive correlation with extraversion.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Daniel Domingues dosOgando, Laura Duarte2019-09-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-05022020-160829/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-05-18T18:33:02Zoai:teses.usp.br:tde-05022020-160829Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-05-18T18:33:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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