Analbetismo funcional no Brasil: um estudo em pseudo-painel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pietro, Tassyo Clemente De
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/687
Resumo: Este estudo utiliza dados do INAF Brasil (Indice de Alfabetismo Funcional) de 2001 a 2011 para examinar o impacto da educação e da renda sobre o nível de alfabetismo funcional dos indivíduos, através de um modelo em pseudo-painel. Os resultados revelamque o nível educacional da mãe tem impacto significativo na determinação do grau de alfabetismo funcional, porém seu efeito é reduzido ao incluirmos a escolaridade do prório entrevistado no modelo. Essa informação se mostra esssencial, contribuindo de forma considerável para a explicação da variabilidade dos scores de alfabetismofuncional do INAp. O estudo ainda conclui que a influência da educação dos paissobre o alfabetismo é indireta, uma vez que ela se dá pela escolaridade atingida pelo indivíduo.
id INSP_3913e2e8ceed2ccd6faeda526fe65099
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/687
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Analbetismo funcional no Brasil: um estudo em pseudo-painelAnalfabetismo funcionalAlfabetismoInafPseudo-painelEducaçãoFunctional illiteracyliteracyPseudo panelEducationEste estudo utiliza dados do INAF Brasil (Indice de Alfabetismo Funcional) de 2001 a 2011 para examinar o impacto da educação e da renda sobre o nível de alfabetismo funcional dos indivíduos, através de um modelo em pseudo-painel. Os resultados revelamque o nível educacional da mãe tem impacto significativo na determinação do grau de alfabetismo funcional, porém seu efeito é reduzido ao incluirmos a escolaridade do prório entrevistado no modelo. Essa informação se mostra esssencial, contribuindo de forma considerável para a explicação da variabilidade dos scores de alfabetismofuncional do INAp. O estudo ainda conclui que a influência da educação dos paissobre o alfabetismo é indireta, uma vez que ela se dá pela escolaridade atingida pelo indivíduo.This study uses data from INAF Brazil (Functional Literacy Index) from 2001 to 2011 in order to examine the impact of education and income on the level of functional literacy of individuals, using a pseudo panel data model. The results show that the educational level of the mother has a significant impact in determining the degree of functional literacy, but its effect is reduced when we include the education of the individual its elfin the model. This information is shown essential, contributing significantly to the explanation of the variability of the INAF literacy scores. The study also concludes that the influence of parental education on functional literacy is indirect, since it is by education attained by the individual.Menezes Filho, Naercio AquinoPietro, Tassyo Clemente DePietro, Tassyo Clemente De2021-09-13T03:15:07Z2015-09-11T22:24:41Z2021-09-13T03:15:07Z2015-09-11T22:24:41Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis31p.application/pdfapplication/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/687São PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:26:04Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/687Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:26:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv Analbetismo funcional no Brasil: um estudo em pseudo-painel
title Analbetismo funcional no Brasil: um estudo em pseudo-painel
spellingShingle Analbetismo funcional no Brasil: um estudo em pseudo-painel
Pietro, Tassyo Clemente De
Analfabetismo funcional
Alfabetismo
Inaf
Pseudo-painel
Educação
Functional illiteracy
literacy
Pseudo panel
Education
title_short Analbetismo funcional no Brasil: um estudo em pseudo-painel
title_full Analbetismo funcional no Brasil: um estudo em pseudo-painel
title_fullStr Analbetismo funcional no Brasil: um estudo em pseudo-painel
title_full_unstemmed Analbetismo funcional no Brasil: um estudo em pseudo-painel
title_sort Analbetismo funcional no Brasil: um estudo em pseudo-painel
author Pietro, Tassyo Clemente De
author_facet Pietro, Tassyo Clemente De
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Menezes Filho, Naercio Aquino
dc.contributor.author.fl_str_mv Pietro, Tassyo Clemente De
Pietro, Tassyo Clemente De
dc.subject.por.fl_str_mv Analfabetismo funcional
Alfabetismo
Inaf
Pseudo-painel
Educação
Functional illiteracy
literacy
Pseudo panel
Education
topic Analfabetismo funcional
Alfabetismo
Inaf
Pseudo-painel
Educação
Functional illiteracy
literacy
Pseudo panel
Education
description Este estudo utiliza dados do INAF Brasil (Indice de Alfabetismo Funcional) de 2001 a 2011 para examinar o impacto da educação e da renda sobre o nível de alfabetismo funcional dos indivíduos, através de um modelo em pseudo-painel. Os resultados revelamque o nível educacional da mãe tem impacto significativo na determinação do grau de alfabetismo funcional, porém seu efeito é reduzido ao incluirmos a escolaridade do prório entrevistado no modelo. Essa informação se mostra esssencial, contribuindo de forma considerável para a explicação da variabilidade dos scores de alfabetismofuncional do INAp. O estudo ainda conclui que a influência da educação dos paissobre o alfabetismo é indireta, uma vez que ela se dá pela escolaridade atingida pelo indivíduo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-09-11T22:24:41Z
2015-09-11T22:24:41Z
2021-09-13T03:15:07Z
2021-09-13T03:15:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/687
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 31p.
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986265017188352