Analbetismo funcional no Brasil: um estudo em pseudo-painel
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/687 |
Resumo: | Este estudo utiliza dados do INAF Brasil (Indice de Alfabetismo Funcional) de 2001 a 2011 para examinar o impacto da educação e da renda sobre o nível de alfabetismo funcional dos indivíduos, através de um modelo em pseudo-painel. Os resultados revelamque o nível educacional da mãe tem impacto significativo na determinação do grau de alfabetismo funcional, porém seu efeito é reduzido ao incluirmos a escolaridade do prório entrevistado no modelo. Essa informação se mostra esssencial, contribuindo de forma considerável para a explicação da variabilidade dos scores de alfabetismofuncional do INAp. O estudo ainda conclui que a influência da educação dos paissobre o alfabetismo é indireta, uma vez que ela se dá pela escolaridade atingida pelo indivíduo. |
id |
INSP_3913e2e8ceed2ccd6faeda526fe65099 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.insper.edu.br:11224/687 |
network_acronym_str |
INSP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository_id_str |
|
spelling |
Analbetismo funcional no Brasil: um estudo em pseudo-painelAnalfabetismo funcionalAlfabetismoInafPseudo-painelEducaçãoFunctional illiteracyliteracyPseudo panelEducationEste estudo utiliza dados do INAF Brasil (Indice de Alfabetismo Funcional) de 2001 a 2011 para examinar o impacto da educação e da renda sobre o nível de alfabetismo funcional dos indivíduos, através de um modelo em pseudo-painel. Os resultados revelamque o nível educacional da mãe tem impacto significativo na determinação do grau de alfabetismo funcional, porém seu efeito é reduzido ao incluirmos a escolaridade do prório entrevistado no modelo. Essa informação se mostra esssencial, contribuindo de forma considerável para a explicação da variabilidade dos scores de alfabetismofuncional do INAp. O estudo ainda conclui que a influência da educação dos paissobre o alfabetismo é indireta, uma vez que ela se dá pela escolaridade atingida pelo indivíduo.This study uses data from INAF Brazil (Functional Literacy Index) from 2001 to 2011 in order to examine the impact of education and income on the level of functional literacy of individuals, using a pseudo panel data model. The results show that the educational level of the mother has a significant impact in determining the degree of functional literacy, but its effect is reduced when we include the education of the individual its elfin the model. This information is shown essential, contributing significantly to the explanation of the variability of the INAF literacy scores. The study also concludes that the influence of parental education on functional literacy is indirect, since it is by education attained by the individual.Menezes Filho, Naercio AquinoPietro, Tassyo Clemente DePietro, Tassyo Clemente De2021-09-13T03:15:07Z2015-09-11T22:24:41Z2021-09-13T03:15:07Z2015-09-11T22:24:41Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis31p.application/pdfapplication/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/687São PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:26:04Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/687Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:26:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Analbetismo funcional no Brasil: um estudo em pseudo-painel |
title |
Analbetismo funcional no Brasil: um estudo em pseudo-painel |
spellingShingle |
Analbetismo funcional no Brasil: um estudo em pseudo-painel Pietro, Tassyo Clemente De Analfabetismo funcional Alfabetismo Inaf Pseudo-painel Educação Functional illiteracy literacy Pseudo panel Education |
title_short |
Analbetismo funcional no Brasil: um estudo em pseudo-painel |
title_full |
Analbetismo funcional no Brasil: um estudo em pseudo-painel |
title_fullStr |
Analbetismo funcional no Brasil: um estudo em pseudo-painel |
title_full_unstemmed |
Analbetismo funcional no Brasil: um estudo em pseudo-painel |
title_sort |
Analbetismo funcional no Brasil: um estudo em pseudo-painel |
author |
Pietro, Tassyo Clemente De |
author_facet |
Pietro, Tassyo Clemente De |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Menezes Filho, Naercio Aquino |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pietro, Tassyo Clemente De Pietro, Tassyo Clemente De |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Analfabetismo funcional Alfabetismo Inaf Pseudo-painel Educação Functional illiteracy literacy Pseudo panel Education |
topic |
Analfabetismo funcional Alfabetismo Inaf Pseudo-painel Educação Functional illiteracy literacy Pseudo panel Education |
description |
Este estudo utiliza dados do INAF Brasil (Indice de Alfabetismo Funcional) de 2001 a 2011 para examinar o impacto da educação e da renda sobre o nível de alfabetismo funcional dos indivíduos, através de um modelo em pseudo-painel. Os resultados revelamque o nível educacional da mãe tem impacto significativo na determinação do grau de alfabetismo funcional, porém seu efeito é reduzido ao incluirmos a escolaridade do prório entrevistado no modelo. Essa informação se mostra esssencial, contribuindo de forma considerável para a explicação da variabilidade dos scores de alfabetismofuncional do INAp. O estudo ainda conclui que a influência da educação dos paissobre o alfabetismo é indireta, uma vez que ela se dá pela escolaridade atingida pelo indivíduo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2015-09-11T22:24:41Z 2015-09-11T22:24:41Z 2021-09-13T03:15:07Z 2021-09-13T03:15:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/687 |
url |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/687 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
31p. application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) instacron:INSPER |
instname_str |
Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
instacron_str |
INSPER |
institution |
INSPER |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@insper.edu.br || |
_version_ |
1814986265017188352 |