Estimação da estratégia de entrada no setor de varejo de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balena, Douglas Resmini
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2832
Resumo: O presente trabalho apresenta um modelo de estimação de estratégia de entrada em novos mercados para firmas do setor de varejo de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos no Brasil. Por meio da aplicação de limiares de entrada, são identificados as principais variáveis que influenciam no comportamento das firmas em relação à decisão de qual mercado será escolhido no momento de expansão. Apesar da declarada importância de que os consumidores de classe de renda média e baixa são os mais importantes para este setor, os resultados demonstram que as empresas do setor não priorizam, ao expandir para novos mercados, os locais onde há elevada concentração de famílias destas duas classes. Adicionalmente, foi identificado que a escolha dos mercados de entrada, por outro lado, é fortemente influenciada pela distância para o centro de distribuição da rede. Por fim, foi verificado que os raios dos limiares de entrada, à medida que o número de firmas em um mercado aumenta, crescem até se estabilizarem próximo a um. Este fato é um forte indício de que as empresas pioneiras servem como “sinalizadoras” para as outras empresas de que o mercado apresenta um potencial elevado.
id INSP_3d264719aae4db22b40fc887d6b25887
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/2832
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Estimação da estratégia de entrada no setor de varejo de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos no BrasilEntry Models; Competition; Retail Stores; Low-income ConsumersModelos de Entrada; Competição; Lojas de Varejo; Baixa RendaO presente trabalho apresenta um modelo de estimação de estratégia de entrada em novos mercados para firmas do setor de varejo de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos no Brasil. Por meio da aplicação de limiares de entrada, são identificados as principais variáveis que influenciam no comportamento das firmas em relação à decisão de qual mercado será escolhido no momento de expansão. Apesar da declarada importância de que os consumidores de classe de renda média e baixa são os mais importantes para este setor, os resultados demonstram que as empresas do setor não priorizam, ao expandir para novos mercados, os locais onde há elevada concentração de famílias destas duas classes. Adicionalmente, foi identificado que a escolha dos mercados de entrada, por outro lado, é fortemente influenciada pela distância para o centro de distribuição da rede. Por fim, foi verificado que os raios dos limiares de entrada, à medida que o número de firmas em um mercado aumenta, crescem até se estabilizarem próximo a um. Este fato é um forte indício de que as empresas pioneiras servem como “sinalizadoras” para as outras empresas de que o mercado apresenta um potencial elevado.This paper presents a new markets entry model focused on firms of the retail sector of furniture, appliances and electronics in Brazil. Through the application of the entry thresholds concept, the study identifies the main variables that impact the decision of the firms concerning which market will be chosen at the time of expansion. Despite of the general statement that consumers of lower income are the main markets of the companies of this retail sector in Brazil, the results show that markets where the concentration of this kind of customers is higher are not prioritized in market entry decisions. However, on other hand, the entry decision is strongly influenced by the distance of the market to the distribution center of the retail chain. In addition, it was identified that, with the increase of incumbents in the same market, the entry thresholds increase and stabilize close to one. This fact shows that the first incumbents are seen as a positive “signal” to the other companies concerning the potential of that market.Moita, Rodrigo Menon SimõesBalena, Douglas ResminiBalena, Douglas Resmini2021-09-13T03:12:31Z2021-05-23T19:07:01Z2021-09-13T03:12:31Z20132021-05-23T19:07:01Z20132013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis62 p.application/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2832São PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:35:57Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/2832Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:35:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv Estimação da estratégia de entrada no setor de varejo de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos no Brasil
title Estimação da estratégia de entrada no setor de varejo de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos no Brasil
spellingShingle Estimação da estratégia de entrada no setor de varejo de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos no Brasil
Balena, Douglas Resmini
Entry Models; Competition; Retail Stores; Low-income Consumers
Modelos de Entrada; Competição; Lojas de Varejo; Baixa Renda
title_short Estimação da estratégia de entrada no setor de varejo de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos no Brasil
title_full Estimação da estratégia de entrada no setor de varejo de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos no Brasil
title_fullStr Estimação da estratégia de entrada no setor de varejo de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos no Brasil
title_full_unstemmed Estimação da estratégia de entrada no setor de varejo de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos no Brasil
title_sort Estimação da estratégia de entrada no setor de varejo de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos no Brasil
author Balena, Douglas Resmini
author_facet Balena, Douglas Resmini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moita, Rodrigo Menon Simões
dc.contributor.author.fl_str_mv Balena, Douglas Resmini
Balena, Douglas Resmini
dc.subject.por.fl_str_mv Entry Models; Competition; Retail Stores; Low-income Consumers
Modelos de Entrada; Competição; Lojas de Varejo; Baixa Renda
topic Entry Models; Competition; Retail Stores; Low-income Consumers
Modelos de Entrada; Competição; Lojas de Varejo; Baixa Renda
description O presente trabalho apresenta um modelo de estimação de estratégia de entrada em novos mercados para firmas do setor de varejo de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos no Brasil. Por meio da aplicação de limiares de entrada, são identificados as principais variáveis que influenciam no comportamento das firmas em relação à decisão de qual mercado será escolhido no momento de expansão. Apesar da declarada importância de que os consumidores de classe de renda média e baixa são os mais importantes para este setor, os resultados demonstram que as empresas do setor não priorizam, ao expandir para novos mercados, os locais onde há elevada concentração de famílias destas duas classes. Adicionalmente, foi identificado que a escolha dos mercados de entrada, por outro lado, é fortemente influenciada pela distância para o centro de distribuição da rede. Por fim, foi verificado que os raios dos limiares de entrada, à medida que o número de firmas em um mercado aumenta, crescem até se estabilizarem próximo a um. Este fato é um forte indício de que as empresas pioneiras servem como “sinalizadoras” para as outras empresas de que o mercado apresenta um potencial elevado.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013
2013
2021-09-13T03:12:31Z
2021-05-23T19:07:01Z
2021-09-13T03:12:31Z
2021-05-23T19:07:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2832
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 62 p.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986249183690752