Estimação da estratégia de entrada no setor de varejo de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2832 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta um modelo de estimação de estratégia de entrada em novos mercados para firmas do setor de varejo de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos no Brasil. Por meio da aplicação de limiares de entrada, são identificados as principais variáveis que influenciam no comportamento das firmas em relação à decisão de qual mercado será escolhido no momento de expansão. Apesar da declarada importância de que os consumidores de classe de renda média e baixa são os mais importantes para este setor, os resultados demonstram que as empresas do setor não priorizam, ao expandir para novos mercados, os locais onde há elevada concentração de famílias destas duas classes. Adicionalmente, foi identificado que a escolha dos mercados de entrada, por outro lado, é fortemente influenciada pela distância para o centro de distribuição da rede. Por fim, foi verificado que os raios dos limiares de entrada, à medida que o número de firmas em um mercado aumenta, crescem até se estabilizarem próximo a um. Este fato é um forte indício de que as empresas pioneiras servem como “sinalizadoras” para as outras empresas de que o mercado apresenta um potencial elevado. |
id |
INSP_3d264719aae4db22b40fc887d6b25887 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.insper.edu.br:11224/2832 |
network_acronym_str |
INSP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository_id_str |
|
spelling |
Balena, Douglas ResminiBortoluzzo, Adriana BruscatoBarbosa, Klenio De SouzaMoita, Rodrigo Menon SimõesSão Paulo2021-09-13T03:12:31Z2021-05-23T19:07:01Z2021-09-13T03:12:31Z20132021-05-23T19:07:01Z20132013https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2832O presente trabalho apresenta um modelo de estimação de estratégia de entrada em novos mercados para firmas do setor de varejo de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos no Brasil. Por meio da aplicação de limiares de entrada, são identificados as principais variáveis que influenciam no comportamento das firmas em relação à decisão de qual mercado será escolhido no momento de expansão. Apesar da declarada importância de que os consumidores de classe de renda média e baixa são os mais importantes para este setor, os resultados demonstram que as empresas do setor não priorizam, ao expandir para novos mercados, os locais onde há elevada concentração de famílias destas duas classes. Adicionalmente, foi identificado que a escolha dos mercados de entrada, por outro lado, é fortemente influenciada pela distância para o centro de distribuição da rede. Por fim, foi verificado que os raios dos limiares de entrada, à medida que o número de firmas em um mercado aumenta, crescem até se estabilizarem próximo a um. Este fato é um forte indício de que as empresas pioneiras servem como “sinalizadoras” para as outras empresas de que o mercado apresenta um potencial elevado.This paper presents a new markets entry model focused on firms of the retail sector of furniture, appliances and electronics in Brazil. Through the application of the entry thresholds concept, the study identifies the main variables that impact the decision of the firms concerning which market will be chosen at the time of expansion. Despite of the general statement that consumers of lower income are the main markets of the companies of this retail sector in Brazil, the results show that markets where the concentration of this kind of customers is higher are not prioritized in market entry decisions. However, on other hand, the entry decision is strongly influenced by the distance of the market to the distribution center of the retail chain. In addition, it was identified that, with the increase of incumbents in the same market, the entry thresholds increase and stabilize close to one. This fact shows that the first incumbents are seen as a positive “signal” to the other companies concerning the potential of that market.62 p.TODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessEntry Models; Competition; Retail Stores; Low-income ConsumersModelos de Entrada; Competição; Lojas de Varejo; Baixa RendaEstimação da estratégia de entrada no setor de varejo de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPERTEXTDissertação de Mestrado de Douglas Resmini Balena - Versão Final (revisado pela banca).pdf.txtExtracted texttext/plain114112https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2832/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado%20de%20Douglas%20Resmini%20Balena%20-%20Vers%c3%a3o%20Final%20%28revisado%20pela%20banca%29.pdf.txtf2a7b51a8535195a65428d6a92f9d970MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2832/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALDissertação de Mestrado de Douglas Resmini Balena - Versão Final (revisado pela banca).pdfapplication/pdf967812https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2832/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado%20de%20Douglas%20Resmini%20Balena%20-%20Vers%c3%a3o%20Final%20%28revisado%20pela%20banca%29.pdfb988980944f975f1d579b15344f9ca4dMD53THUMBNAILDissertação de Mestrado de Douglas Resmini Balena - Versão Final (revisado pela banca).pdf.jpgDissertação de Mestrado de Douglas Resmini Balena - Versão Final (revisado pela banca).pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1228https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2832/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado%20de%20Douglas%20Resmini%20Balena%20-%20Vers%c3%a3o%20Final%20%28revisado%20pela%20banca%29.pdf.jpgfd630147f1241680610a30f7c431253aMD5411224/28322022-12-02 12:47:44.805oai:repositorio.insper.edu.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2022-12-02T17:47:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estimação da estratégia de entrada no setor de varejo de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos no Brasil |
title |
Estimação da estratégia de entrada no setor de varejo de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos no Brasil |
spellingShingle |
Estimação da estratégia de entrada no setor de varejo de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos no Brasil Balena, Douglas Resmini Entry Models; Competition; Retail Stores; Low-income Consumers Modelos de Entrada; Competição; Lojas de Varejo; Baixa Renda |
title_short |
Estimação da estratégia de entrada no setor de varejo de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos no Brasil |
title_full |
Estimação da estratégia de entrada no setor de varejo de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos no Brasil |
title_fullStr |
Estimação da estratégia de entrada no setor de varejo de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos no Brasil |
title_full_unstemmed |
Estimação da estratégia de entrada no setor de varejo de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos no Brasil |
title_sort |
Estimação da estratégia de entrada no setor de varejo de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos no Brasil |
author |
Balena, Douglas Resmini |
author_facet |
Balena, Douglas Resmini |
author_role |
author |
dc.contributor.defensecommittee.none.fl_str_mv |
Bortoluzzo, Adriana Bruscato Barbosa, Klenio De Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balena, Douglas Resmini |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moita, Rodrigo Menon Simões |
contributor_str_mv |
Moita, Rodrigo Menon Simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Entry Models; Competition; Retail Stores; Low-income Consumers Modelos de Entrada; Competição; Lojas de Varejo; Baixa Renda |
topic |
Entry Models; Competition; Retail Stores; Low-income Consumers Modelos de Entrada; Competição; Lojas de Varejo; Baixa Renda |
description |
O presente trabalho apresenta um modelo de estimação de estratégia de entrada em novos mercados para firmas do setor de varejo de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos no Brasil. Por meio da aplicação de limiares de entrada, são identificados as principais variáveis que influenciam no comportamento das firmas em relação à decisão de qual mercado será escolhido no momento de expansão. Apesar da declarada importância de que os consumidores de classe de renda média e baixa são os mais importantes para este setor, os resultados demonstram que as empresas do setor não priorizam, ao expandir para novos mercados, os locais onde há elevada concentração de famílias destas duas classes. Adicionalmente, foi identificado que a escolha dos mercados de entrada, por outro lado, é fortemente influenciada pela distância para o centro de distribuição da rede. Por fim, foi verificado que os raios dos limiares de entrada, à medida que o número de firmas em um mercado aumenta, crescem até se estabilizarem próximo a um. Este fato é um forte indício de que as empresas pioneiras servem como “sinalizadoras” para as outras empresas de que o mercado apresenta um potencial elevado. |
publishDate |
2013 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013 2021-09-13T03:12:31Z 2021-05-23T19:07:01Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-13T03:12:31Z 2021-05-23T19:07:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2832 |
url |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2832 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
62 p. |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) instacron:INSPER |
instname_str |
Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
instacron_str |
INSPER |
institution |
INSPER |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2832/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado%20de%20Douglas%20Resmini%20Balena%20-%20Vers%c3%a3o%20Final%20%28revisado%20pela%20banca%29.pdf.txt https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2832/2/license.txt https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2832/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado%20de%20Douglas%20Resmini%20Balena%20-%20Vers%c3%a3o%20Final%20%28revisado%20pela%20banca%29.pdf https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2832/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado%20de%20Douglas%20Resmini%20Balena%20-%20Vers%c3%a3o%20Final%20%28revisado%20pela%20banca%29.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f2a7b51a8535195a65428d6a92f9d970 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 b988980944f975f1d579b15344f9ca4d fd630147f1241680610a30f7c431253a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@insper.edu.br || |
_version_ |
1791085944484397056 |