O impacto do Inovar-Auto nas emissões veiculares: expectativas contra realidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2116 |
Resumo: | O Inovar-Auto é um programa criado em 2012 que oferece benefícios fiscais para montadoras que desenvolvem e produzem automóveis no Brasil e cujos veículos batem metas de consumo estabelecidas previamente. O programa foi considerado um marco na regulação de poluentes da indústria automotiva brasileira, pois embora não exista nenhuma pressão global para o Brasil reduzir suas emissões de CO2, por ser um país emergente, o programa apresenta metas ousadas nos moldes europeus. O aumento das vendas de veículos e, portanto, das emissões de poluentes veiculares, representa externalidades negativas, como queda na mobilidade urbana e na saúde da população, explicando a intervenção do governo na indústria automotiva. Contudo, devido a sua natureza protecionista, o Inovar-Auto foi condenado na Organização Mundial do Comércio em 2017. Este trabalho pretende analisar apenas os efeitos ambientais do programa Inovar-Auto iniciado em 2013 até o seu final em 2017. Será apresentado os programas de incentivo à eficiência energética dos veículos leves em dois grandes mercados automotivos: EUA e Europa, o programa brasileiro, as metas estabelecidas para cada montadora e uma comparação entre o cenário esperado e o realizado. No final haverá uma descrição superficial dos motivos da condenação pela OMC e da evolução do programa: o Rota 2030. |
id |
INSP_43e35c04d9d258aabd139d0464f6ab4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.insper.edu.br:11224/2116 |
network_acronym_str |
INSP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository_id_str |
|
spelling |
Todos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.info:eu-repo/semantics/openAccessLehmann, Nicolas DurantiMartins, Ricardo SergioMartins, Ricardo SergioSão Paulo2019-05-09T00:43:34Z2021-09-13T02:59:43Z20182019-05-09T00:43:34Z2021-09-13T02:59:43Z20182018https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2116O Inovar-Auto é um programa criado em 2012 que oferece benefícios fiscais para montadoras que desenvolvem e produzem automóveis no Brasil e cujos veículos batem metas de consumo estabelecidas previamente. O programa foi considerado um marco na regulação de poluentes da indústria automotiva brasileira, pois embora não exista nenhuma pressão global para o Brasil reduzir suas emissões de CO2, por ser um país emergente, o programa apresenta metas ousadas nos moldes europeus. O aumento das vendas de veículos e, portanto, das emissões de poluentes veiculares, representa externalidades negativas, como queda na mobilidade urbana e na saúde da população, explicando a intervenção do governo na indústria automotiva. Contudo, devido a sua natureza protecionista, o Inovar-Auto foi condenado na Organização Mundial do Comércio em 2017. Este trabalho pretende analisar apenas os efeitos ambientais do programa Inovar-Auto iniciado em 2013 até o seu final em 2017. Será apresentado os programas de incentivo à eficiência energética dos veículos leves em dois grandes mercados automotivos: EUA e Europa, o programa brasileiro, as metas estabelecidas para cada montadora e uma comparação entre o cenário esperado e o realizado. No final haverá uma descrição superficial dos motivos da condenação pela OMC e da evolução do programa: o Rota 2030.Inovar-Auto is a program created in 2012 that offers tax benefits for automakers that develop and produce cars in Brazil and whose vehicles meet consumption targets previously established. The program is considered a milestone in the regulation of pollutants of the Brazilian automotive industry, since there is no international pressure to reduce CO2 emissions, because Brazil is a developing country. The increase in sales of vehicles and, therefore, the increase in emission of vehicular pollutants, represent negative externalities, such as the fall in urban mobility and the health of the population, explaining a government intervention in the industry. However, due to the protectionist nature of the program, Inovar-Auto was condemned in the World Trade Organization in 2017. This work analyses only the environmental effects of Inovar-Auto, started is 2013 until its end in 2017. It will present programs of energy efficiency in vehicles in two big markets: USA and Europe, the Brazilian program, the targets for each automaker and a comparison between the expected and actual scenario. In the end there will be a small description of the reasons that lead to its condemnation by the WTO and the future of the program: Rota 2030.45 f.Inovar-auto. Emissões veiculares. Eficiência Energética. Automóveis. Consumo de combustívelO impacto do Inovar-Auto nas emissões veiculares: expectativas contra realidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPERTEXTNICOLAS DURANTI LEHMANN_TCCII.pdf.txtExtracted texttext/plain99259https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2116/1/NICOLAS%20DURANTI%20LEHMANN_TCCII.pdf.txt16a2bd869bc1517aa38d71a689d0fcebMD51NICOLAS DURANTI LEHMANN_Autorizacao.pdf.txtExtracted texttext/plain2https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2116/2/NICOLAS%20DURANTI%20LEHMANN_Autorizacao.pdf.txte1c06d85ae7b8b032bef47e42e4c08f9MD52LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2116/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53ORIGINALNICOLAS DURANTI LEHMANN_TCCII.pdfapplication/pdf1102417https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2116/4/NICOLAS%20DURANTI%20LEHMANN_TCCII.pdf87f02fcebb4a39e15e9c848c7e459b57MD54NICOLAS DURANTI LEHMANN_Autorizacao.pdfINDISPONÍVEL - AUTORIZAÇÃO ALUNOapplication/pdf1297111https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2116/5/NICOLAS%20DURANTI%20LEHMANN_Autorizacao.pdfa58b8f6d65e9b318bac986618fb7d06eMD55THUMBNAILNICOLAS DURANTI LEHMANN_TCCII.pdf.jpgNICOLAS DURANTI LEHMANN_TCCII.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1088https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2116/6/NICOLAS%20DURANTI%20LEHMANN_TCCII.pdf.jpga3b692d672601a274da3885596b8b196MD56NICOLAS DURANTI LEHMANN_Autorizacao.pdf.jpgNICOLAS DURANTI LEHMANN_Autorizacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1655https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2116/7/NICOLAS%20DURANTI%20LEHMANN_Autorizacao.pdf.jpg2b90197b49b5c8e38f9781732e12445dMD5711224/21162022-12-02 13:45:17.171oai:repositorio.insper.edu.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2022-12-02T18:45:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O impacto do Inovar-Auto nas emissões veiculares: expectativas contra realidade |
title |
O impacto do Inovar-Auto nas emissões veiculares: expectativas contra realidade |
spellingShingle |
O impacto do Inovar-Auto nas emissões veiculares: expectativas contra realidade Lehmann, Nicolas Duranti Inovar-auto. Emissões veiculares. Eficiência Energética. Automóveis. Consumo de combustível |
title_short |
O impacto do Inovar-Auto nas emissões veiculares: expectativas contra realidade |
title_full |
O impacto do Inovar-Auto nas emissões veiculares: expectativas contra realidade |
title_fullStr |
O impacto do Inovar-Auto nas emissões veiculares: expectativas contra realidade |
title_full_unstemmed |
O impacto do Inovar-Auto nas emissões veiculares: expectativas contra realidade |
title_sort |
O impacto do Inovar-Auto nas emissões veiculares: expectativas contra realidade |
author |
Lehmann, Nicolas Duranti |
author_facet |
Lehmann, Nicolas Duranti |
author_role |
author |
dc.contributor.defensecommittee.none.fl_str_mv |
Martins, Ricardo Sergio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lehmann, Nicolas Duranti |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Martins, Ricardo Sergio |
contributor_str_mv |
Martins, Ricardo Sergio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovar-auto. Emissões veiculares. Eficiência Energética. Automóveis. Consumo de combustível |
topic |
Inovar-auto. Emissões veiculares. Eficiência Energética. Automóveis. Consumo de combustível |
description |
O Inovar-Auto é um programa criado em 2012 que oferece benefícios fiscais para montadoras que desenvolvem e produzem automóveis no Brasil e cujos veículos batem metas de consumo estabelecidas previamente. O programa foi considerado um marco na regulação de poluentes da indústria automotiva brasileira, pois embora não exista nenhuma pressão global para o Brasil reduzir suas emissões de CO2, por ser um país emergente, o programa apresenta metas ousadas nos moldes europeus. O aumento das vendas de veículos e, portanto, das emissões de poluentes veiculares, representa externalidades negativas, como queda na mobilidade urbana e na saúde da população, explicando a intervenção do governo na indústria automotiva. Contudo, devido a sua natureza protecionista, o Inovar-Auto foi condenado na Organização Mundial do Comércio em 2017. Este trabalho pretende analisar apenas os efeitos ambientais do programa Inovar-Auto iniciado em 2013 até o seu final em 2017. Será apresentado os programas de incentivo à eficiência energética dos veículos leves em dois grandes mercados automotivos: EUA e Europa, o programa brasileiro, as metas estabelecidas para cada montadora e uma comparação entre o cenário esperado e o realizado. No final haverá uma descrição superficial dos motivos da condenação pela OMC e da evolução do programa: o Rota 2030. |
publishDate |
2018 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018 2019-05-09T00:43:34Z 2021-09-13T02:59:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-09T00:43:34Z 2021-09-13T02:59:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2116 |
url |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
45 f. |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) instacron:INSPER |
instname_str |
Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
instacron_str |
INSPER |
institution |
INSPER |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2116/1/NICOLAS%20DURANTI%20LEHMANN_TCCII.pdf.txt https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2116/2/NICOLAS%20DURANTI%20LEHMANN_Autorizacao.pdf.txt https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2116/3/license.txt https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2116/4/NICOLAS%20DURANTI%20LEHMANN_TCCII.pdf https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2116/5/NICOLAS%20DURANTI%20LEHMANN_Autorizacao.pdf https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2116/6/NICOLAS%20DURANTI%20LEHMANN_TCCII.pdf.jpg https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2116/7/NICOLAS%20DURANTI%20LEHMANN_Autorizacao.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
16a2bd869bc1517aa38d71a689d0fceb e1c06d85ae7b8b032bef47e42e4c08f9 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 87f02fcebb4a39e15e9c848c7e459b57 a58b8f6d65e9b318bac986618fb7d06e a3b692d672601a274da3885596b8b196 2b90197b49b5c8e38f9781732e12445d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@insper.edu.br || |
_version_ |
1791085946578403328 |