O impacto do Inovar-Auto nas emissões veiculares: expectativas contra realidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lehmann, Nicolas Duranti
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2116
Resumo: O Inovar-Auto é um programa criado em 2012 que oferece benefícios fiscais para montadoras que desenvolvem e produzem automóveis no Brasil e cujos veículos batem metas de consumo estabelecidas previamente. O programa foi considerado um marco na regulação de poluentes da indústria automotiva brasileira, pois embora não exista nenhuma pressão global para o Brasil reduzir suas emissões de CO2, por ser um país emergente, o programa apresenta metas ousadas nos moldes europeus. O aumento das vendas de veículos e, portanto, das emissões de poluentes veiculares, representa externalidades negativas, como queda na mobilidade urbana e na saúde da população, explicando a intervenção do governo na indústria automotiva. Contudo, devido a sua natureza protecionista, o Inovar-Auto foi condenado na Organização Mundial do Comércio em 2017. Este trabalho pretende analisar apenas os efeitos ambientais do programa Inovar-Auto iniciado em 2013 até o seu final em 2017. Será apresentado os programas de incentivo à eficiência energética dos veículos leves em dois grandes mercados automotivos: EUA e Europa, o programa brasileiro, as metas estabelecidas para cada montadora e uma comparação entre o cenário esperado e o realizado. No final haverá uma descrição superficial dos motivos da condenação pela OMC e da evolução do programa: o Rota 2030.
id INSP_43e35c04d9d258aabd139d0464f6ab4a
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/2116
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Todos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.info:eu-repo/semantics/openAccessLehmann, Nicolas DurantiMartins, Ricardo SergioMartins, Ricardo SergioSão Paulo2019-05-09T00:43:34Z2021-09-13T02:59:43Z20182019-05-09T00:43:34Z2021-09-13T02:59:43Z20182018https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2116O Inovar-Auto é um programa criado em 2012 que oferece benefícios fiscais para montadoras que desenvolvem e produzem automóveis no Brasil e cujos veículos batem metas de consumo estabelecidas previamente. O programa foi considerado um marco na regulação de poluentes da indústria automotiva brasileira, pois embora não exista nenhuma pressão global para o Brasil reduzir suas emissões de CO2, por ser um país emergente, o programa apresenta metas ousadas nos moldes europeus. O aumento das vendas de veículos e, portanto, das emissões de poluentes veiculares, representa externalidades negativas, como queda na mobilidade urbana e na saúde da população, explicando a intervenção do governo na indústria automotiva. Contudo, devido a sua natureza protecionista, o Inovar-Auto foi condenado na Organização Mundial do Comércio em 2017. Este trabalho pretende analisar apenas os efeitos ambientais do programa Inovar-Auto iniciado em 2013 até o seu final em 2017. Será apresentado os programas de incentivo à eficiência energética dos veículos leves em dois grandes mercados automotivos: EUA e Europa, o programa brasileiro, as metas estabelecidas para cada montadora e uma comparação entre o cenário esperado e o realizado. No final haverá uma descrição superficial dos motivos da condenação pela OMC e da evolução do programa: o Rota 2030.Inovar-Auto is a program created in 2012 that offers tax benefits for automakers that develop and produce cars in Brazil and whose vehicles meet consumption targets previously established. The program is considered a milestone in the regulation of pollutants of the Brazilian automotive industry, since there is no international pressure to reduce CO2 emissions, because Brazil is a developing country. The increase in sales of vehicles and, therefore, the increase in emission of vehicular pollutants, represent negative externalities, such as the fall in urban mobility and the health of the population, explaining a government intervention in the industry. However, due to the protectionist nature of the program, Inovar-Auto was condemned in the World Trade Organization in 2017. This work analyses only the environmental effects of Inovar-Auto, started is 2013 until its end in 2017. It will present programs of energy efficiency in vehicles in two big markets: USA and Europe, the Brazilian program, the targets for each automaker and a comparison between the expected and actual scenario. In the end there will be a small description of the reasons that lead to its condemnation by the WTO and the future of the program: Rota 2030.45 f.Inovar-auto. Emissões veiculares. Eficiência Energética. Automóveis. Consumo de combustívelO impacto do Inovar-Auto nas emissões veiculares: expectativas contra realidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPERTEXTNICOLAS DURANTI LEHMANN_TCCII.pdf.txtExtracted texttext/plain99259https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2116/1/NICOLAS%20DURANTI%20LEHMANN_TCCII.pdf.txt16a2bd869bc1517aa38d71a689d0fcebMD51NICOLAS DURANTI LEHMANN_Autorizacao.pdf.txtExtracted texttext/plain2https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2116/2/NICOLAS%20DURANTI%20LEHMANN_Autorizacao.pdf.txte1c06d85ae7b8b032bef47e42e4c08f9MD52LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2116/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53ORIGINALNICOLAS DURANTI LEHMANN_TCCII.pdfapplication/pdf1102417https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2116/4/NICOLAS%20DURANTI%20LEHMANN_TCCII.pdf87f02fcebb4a39e15e9c848c7e459b57MD54NICOLAS DURANTI LEHMANN_Autorizacao.pdfINDISPONÍVEL - AUTORIZAÇÃO ALUNOapplication/pdf1297111https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2116/5/NICOLAS%20DURANTI%20LEHMANN_Autorizacao.pdfa58b8f6d65e9b318bac986618fb7d06eMD55THUMBNAILNICOLAS DURANTI LEHMANN_TCCII.pdf.jpgNICOLAS DURANTI LEHMANN_TCCII.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1088https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2116/6/NICOLAS%20DURANTI%20LEHMANN_TCCII.pdf.jpga3b692d672601a274da3885596b8b196MD56NICOLAS DURANTI LEHMANN_Autorizacao.pdf.jpgNICOLAS DURANTI LEHMANN_Autorizacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1655https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2116/7/NICOLAS%20DURANTI%20LEHMANN_Autorizacao.pdf.jpg2b90197b49b5c8e38f9781732e12445dMD5711224/21162022-12-02 13:45:17.171oai:repositorio.insper.edu.br:11224/2116Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2022-12-02T18:45:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O impacto do Inovar-Auto nas emissões veiculares: expectativas contra realidade
title O impacto do Inovar-Auto nas emissões veiculares: expectativas contra realidade
spellingShingle O impacto do Inovar-Auto nas emissões veiculares: expectativas contra realidade
Lehmann, Nicolas Duranti
Inovar-auto. Emissões veiculares. Eficiência Energética. Automóveis. Consumo de combustível
title_short O impacto do Inovar-Auto nas emissões veiculares: expectativas contra realidade
title_full O impacto do Inovar-Auto nas emissões veiculares: expectativas contra realidade
title_fullStr O impacto do Inovar-Auto nas emissões veiculares: expectativas contra realidade
title_full_unstemmed O impacto do Inovar-Auto nas emissões veiculares: expectativas contra realidade
title_sort O impacto do Inovar-Auto nas emissões veiculares: expectativas contra realidade
author Lehmann, Nicolas Duranti
author_facet Lehmann, Nicolas Duranti
author_role author
dc.contributor.defensecommittee.none.fl_str_mv Martins, Ricardo Sergio
dc.contributor.author.fl_str_mv Lehmann, Nicolas Duranti
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Ricardo Sergio
contributor_str_mv Martins, Ricardo Sergio
dc.subject.por.fl_str_mv Inovar-auto. Emissões veiculares. Eficiência Energética. Automóveis. Consumo de combustível
topic Inovar-auto. Emissões veiculares. Eficiência Energética. Automóveis. Consumo de combustível
description O Inovar-Auto é um programa criado em 2012 que oferece benefícios fiscais para montadoras que desenvolvem e produzem automóveis no Brasil e cujos veículos batem metas de consumo estabelecidas previamente. O programa foi considerado um marco na regulação de poluentes da indústria automotiva brasileira, pois embora não exista nenhuma pressão global para o Brasil reduzir suas emissões de CO2, por ser um país emergente, o programa apresenta metas ousadas nos moldes europeus. O aumento das vendas de veículos e, portanto, das emissões de poluentes veiculares, representa externalidades negativas, como queda na mobilidade urbana e na saúde da população, explicando a intervenção do governo na indústria automotiva. Contudo, devido a sua natureza protecionista, o Inovar-Auto foi condenado na Organização Mundial do Comércio em 2017. Este trabalho pretende analisar apenas os efeitos ambientais do programa Inovar-Auto iniciado em 2013 até o seu final em 2017. Será apresentado os programas de incentivo à eficiência energética dos veículos leves em dois grandes mercados automotivos: EUA e Europa, o programa brasileiro, as metas estabelecidas para cada montadora e uma comparação entre o cenário esperado e o realizado. No final haverá uma descrição superficial dos motivos da condenação pela OMC e da evolução do programa: o Rota 2030.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018
dc.date.available.fl_str_mv 2018
2019-05-09T00:43:34Z
2021-09-13T02:59:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-09T00:43:34Z
2021-09-13T02:59:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2116
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 45 f.
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2116/1/NICOLAS%20DURANTI%20LEHMANN_TCCII.pdf.txt
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2116/2/NICOLAS%20DURANTI%20LEHMANN_Autorizacao.pdf.txt
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2116/3/license.txt
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2116/4/NICOLAS%20DURANTI%20LEHMANN_TCCII.pdf
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2116/5/NICOLAS%20DURANTI%20LEHMANN_Autorizacao.pdf
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2116/6/NICOLAS%20DURANTI%20LEHMANN_TCCII.pdf.jpg
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2116/7/NICOLAS%20DURANTI%20LEHMANN_Autorizacao.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 16a2bd869bc1517aa38d71a689d0fceb
e1c06d85ae7b8b032bef47e42e4c08f9
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
87f02fcebb4a39e15e9c848c7e459b57
a58b8f6d65e9b318bac986618fb7d06e
a3b692d672601a274da3885596b8b196
2b90197b49b5c8e38f9781732e12445d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1791085946578403328