Is a circular creative economy a feasible utopia?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6572 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar o possível alinhamento entre os conceitos de economia circular e economia criativa, visando compreender a viabilidade de uma economia criativa circular. Embora reconheça desafios como as diferentes caracterizações dadas ao sistema de produção em cada um dos casos, o estudo enfatiza a importância da criatividade na criação de valor tanto em sistemas lineares quanto circulares. Por sua vez, os princípios da economia circular ajudam a entender a natureza do processo produtivo, reforçando a nossa habilidade de compreender o papel da criatividade na criação de valor. Para alcançar esse alinhamento, propõe-se a adoção de um modelo flexível que supere a tradicional caracterização técnica e racional que permeia a noção de economia circular. Em outras palavras, é necessário que a economia circular incorpore uma ampla gama de domínios culturais fundamentais para a criatividade. O trabalho também destaca a necessidade de uma nova estrutura institucional que apoie as atividades produtivas. A transição para práticas sustentáveis requer, por exemplo, uma legislação que redistribua os direitos de propriedade e crie incentivos para sistemas de produção circular. Finalmente, para demonstrar como se dá essa relação entre economia circular e economia criativa na prática, este trabalho utiliza a metodologia de estudo de caso. Discutem-se dois casos na indústria da moda de luxo, que tem como “mantra” a vazão à criatividade, e que tem adotado práticas circulares que nos permitem compreender as potencialidades e desafios do alinhamento entre economia circular e criatividade. Ambos os casos sugerem a importância das decisões estratégicas e do envolvimento dos consumidores para uma efetiva circularização. Os resultados contribuem para o debate em curso sobre o fomento de um futuro sustentável e inovador, instigando pesquisas e colaboração adicionais para uma economia mais circular e criativa. |
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O objetivo deste trabalho é analisar o possível alinhamento entre os conceitos de economia circular e economia criativa, visando compreender a viabilidade de uma economia criativa circular. Embora reconheça desafios como as diferentes caracterizações dadas ao sistema de produção em cada um dos casos, o estudo enfatiza a importância da criatividade na criação de valor tanto em sistemas lineares quanto circulares. Por sua vez, os princípios da economia circular ajudam a entender a natureza do processo produtivo, reforçando a nossa habilidade de compreender o papel da criatividade na criação de valor. Para alcançar esse alinhamento, propõe-se a adoção de um modelo flexível que supere a tradicional caracterização técnica e racional que permeia a noção de economia circular. Em outras palavras, é necessário que a economia circular incorpore uma ampla gama de domínios culturais fundamentais para a criatividade. O trabalho também destaca a necessidade de uma nova estrutura institucional que apoie as atividades produtivas. A transição para práticas sustentáveis requer, por exemplo, uma legislação que redistribua os direitos de propriedade e crie incentivos para sistemas de produção circular. Finalmente, para demonstrar como se dá essa relação entre economia circular e economia criativa na prática, este trabalho utiliza a metodologia de estudo de caso. Discutem-se dois casos na indústria da moda de luxo, que tem como “mantra” a vazão à criatividade, e que tem adotado práticas circulares que nos permitem compreender as potencialidades e desafios do alinhamento entre economia circular e criatividade. Ambos os casos sugerem a importância das decisões estratégicas e do envolvimento dos consumidores para uma efetiva circularização. Os resultados contribuem para o debate em curso sobre o fomento de um futuro sustentável e inovador, instigando pesquisas e colaboração adicionais para uma economia mais circular e criativa. |
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