A influência da rotatividade de funcionários nos resultados das organizações: um estudo no comércio brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ciro Barbosa De Aquino
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/798
Resumo: Esta dissertação se propõe a aprofundar as pesquisas sobre a relação entre rotatividade de funcionários e resultados organizacionais, considerando a lacuna existente na literatura acadêmica sobre esta relação no contexto brasileiro e tendo em vista a relevância do assunto na busca pela otimização do desempenho das empresas. A partir de uma abordagem no nível organizacional, que utiliza dados de uma única empresa com diversas filiais comparáveis entre si, tem como objetivos (1) verificar se, na empresa específica de análise, as lojas com menor rotatividade de funcionários são aquelas com melhores resultados, em termos econômicos (volume de vendas) e organizacionais (acidentes de trabalho) e (2) verificar se certas práticas de gestão de Recursos Humanos impactam negativamente a rotatividade de funcionários, especificamente as ações de reconhecimento (quantidade de promoções ou aumentos salariais aplicados) e investimento em treinamento profissional (em horas-treinamento). Os resultados empíricos demonstram evidências estatisticamente significantes de forte relação entre rotatividade de funcionários e vendas, suportando as previsões de estudos prévios. As demais relações não foram comprovadas, entretanto os resultados da pesquisa não descartam a proposição de relação entre rotatividade de funcionários e acidentes de trabalho e sugerem que as práticas de gestão de Recursos Humanos podem possuir efeito positivo na rotatividade de funcionários, dependendo de sua motivação e organização.
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A partir de uma abordagem no nível organizacional, que utiliza dados de uma única empresa com diversas filiais comparáveis entre si, tem como objetivos (1) verificar se, na empresa específica de análise, as lojas com menor rotatividade de funcionários são aquelas com melhores resultados, em termos econômicos (volume de vendas) e organizacionais (acidentes de trabalho) e (2) verificar se certas práticas de gestão de Recursos Humanos impactam negativamente a rotatividade de funcionários, especificamente as ações de reconhecimento (quantidade de promoções ou aumentos salariais aplicados) e investimento em treinamento profissional (em horas-treinamento). Os resultados empíricos demonstram evidências estatisticamente significantes de forte relação entre rotatividade de funcionários e vendas, suportando as previsões de estudos prévios. As demais relações não foram comprovadas, entretanto os resultados da pesquisa não descartam a proposição de relação entre rotatividade de funcionários e acidentes de trabalho e sugerem que as práticas de gestão de Recursos Humanos podem possuir efeito positivo na rotatividade de funcionários, dependendo de sua motivação e organização.This thesis aims to advance research about the relationship between employee turnover and organizational results, considering the gap in academic literature on this relationship in the Brazilian context and in view of the relevance of the subject for business performance optimization. From an organizational level perspective, using data from a single company with several comparable branches, it aims (1) to verify if, specifically at the analyzed company, the stores with lower employee turnover rates are those with the best results in economic terms (sales) and organizational terms (workplace accidents); and, (2) to verify if certain practices of Human Resources management negatively impact employee turnover, specifically the actions of recognition (number of promotions or salary increases applied) and investment in professional training (in training hours). The empirical results indicate a strong relationship between employee turnover and sales, supporting the predictions of previous studies. The other relationships were not proven, however the research results do not rule out the proposition of a relationship between employee turnover and labor accidents and suggest that the practices of Human Resources management may have positive effects on employee turnover, depending on their motivation and organization.63 p.TODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessRotatividadeFuncionáriosComércioBrasilTurnoverEmployeesCommerceBrazilA influência da rotatividade de funcionários nos resultados das organizações: um estudo no comércio brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPERORIGINALCIRO BARBOSA DE AQUINO ALMEIDA inserido.pdfTEXTO COMPLETOapplication/pdf2197673https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/798/1/CIRO%20BARBOSA%20DE%20AQUINO%20ALMEIDA%20inserido.pdf93028bf461ffe864a0887599df235605MD51Ciro_Barbosa_de Aquino_Almeida_Autorização.pdfINDISPONÍVEL - 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