Rotatividade de pessoal: principais causas apresentadas por ex-funcionários do setor de telemarketing de Governador Valadares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Alice Procópio
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15101
Resumo: A rotatividade de pessoal é uma preocupação constante de diversas organizações, por acarretar custos e perda de mão de obra qualificada. Diante disso, o presente trabalho buscou descobrir as principais causas da rotatividade no setor de telemarketing pelo ponto de vista de ex-funcionários do setor. Para esse fim, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito ex-atendentes de telemarketing da cidade de Governador Valadares/MG. Os objetivos deste trabalho foram: descrever os fatores determinantes para o aumento do turnover, a partir da visão dos entrevistados, comparar os fatores apresentados com os que já constam na literatura e analisar a percepção dos funcionários em relação a experiência vivida no setor. Os principais resultados encontrados estão relacionados ao estresse no ambiente de trabalho, pressão por metas, comportamento dos gestores e baixa remuneração. As experiências descritas pelos entrevistados demonstraram a relevância do estresse nesse setor, visto que foi um dos grandes responsáveis pela desmotivação dos colaboradores e consequentemente demissão. Os fatores encontrados se encontram sob o controle da gestão, portanto, a rotatividade no setor pode ser controlada com novas políticas de gestão das empresas.
id UFJF_4cbd1cac59e7bf270d56118d05cf41ab
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/15101
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Perdigão, Denis Alveshttp://lattes.cnpq.br/6211019088745037Nascimento, Juliana Goulart Soares dohttp://lattes.cnpq.br/9040505821938538Moreira, Nathalia Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/4234933638102118http://lattes.cnpq.br/Santiago, Alice Procópio2023-02-17T11:53:42Z2023-02-162023-02-17T11:53:42Z2023-01-19https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15101A rotatividade de pessoal é uma preocupação constante de diversas organizações, por acarretar custos e perda de mão de obra qualificada. Diante disso, o presente trabalho buscou descobrir as principais causas da rotatividade no setor de telemarketing pelo ponto de vista de ex-funcionários do setor. Para esse fim, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito ex-atendentes de telemarketing da cidade de Governador Valadares/MG. Os objetivos deste trabalho foram: descrever os fatores determinantes para o aumento do turnover, a partir da visão dos entrevistados, comparar os fatores apresentados com os que já constam na literatura e analisar a percepção dos funcionários em relação a experiência vivida no setor. Os principais resultados encontrados estão relacionados ao estresse no ambiente de trabalho, pressão por metas, comportamento dos gestores e baixa remuneração. As experiências descritas pelos entrevistados demonstraram a relevância do estresse nesse setor, visto que foi um dos grandes responsáveis pela desmotivação dos colaboradores e consequentemente demissão. Os fatores encontrados se encontram sob o controle da gestão, portanto, a rotatividade no setor pode ser controlada com novas políticas de gestão das empresas.Staff turnover is a constant concern for many organizations, as it entails costs and loss of skilled labor. In view of this, the present work sought to discover the main causes of turnover in the telemarketing sector from the point of view of former employees of the sector. For this purpose, semi-structured interviews were conducted with eight former telemarketing operators in the city of Governador Valadares/MG. The objectives of this study were: to describe the determining factors for the increase in turnover, from the perspective of the interviewees, to compare the factors presented with those that already appear in the literature and to analyze the perception of the employees in relation to the experience lived in the sector. The main results found are related to stress in the work environment, pressure for goals, managers' behavior and low pay. The experiences described by the interviewees demonstrated the relevance of stress in this sector, since it was one of the main factors responsible for the demotivation of employees and, consequently, dismissal. The factors found are under the control of the management, therefore, the turnover in the sector can be controlled with new management policies of the companies.porUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador ValadaresUFJF/GVBrasilICSA - Instituto Ciências Sociais AplicadasAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAORotatividadeCall CenterTelemarketingEx-funcionáriosTurnoverFormer employeesRotatividade de pessoal: principais causas apresentadas por ex-funcionários do setor de telemarketing de Governador Valadaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALalineprocopiosantiago.pdfalineprocopiosantiago.pdfapplication/pdf271998https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15101/1/alineprocopiosantiago.pdfabbf401b78bbba00899baa57b44cb544MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15101/2/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15101/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTalineprocopiosantiago.pdf.txtalineprocopiosantiago.pdf.txtExtracted texttext/plain61108https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15101/4/alineprocopiosantiago.pdf.txtaa9a34f7b22af106cdc3974f35ddeba3MD54THUMBNAILalineprocopiosantiago.pdf.jpgalineprocopiosantiago.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1186https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15101/5/alineprocopiosantiago.pdf.jpg5b07e1ba8115c454f2e9ac2f68ec5e98MD55ufjf/151012023-02-18 04:15:25.13oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2023-02-18T06:15:25Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Rotatividade de pessoal: principais causas apresentadas por ex-funcionários do setor de telemarketing de Governador Valadares
title Rotatividade de pessoal: principais causas apresentadas por ex-funcionários do setor de telemarketing de Governador Valadares
spellingShingle Rotatividade de pessoal: principais causas apresentadas por ex-funcionários do setor de telemarketing de Governador Valadares
Santiago, Alice Procópio
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Rotatividade
Call Center
Telemarketing
Ex-funcionários
Turnover
Former employees
title_short Rotatividade de pessoal: principais causas apresentadas por ex-funcionários do setor de telemarketing de Governador Valadares
title_full Rotatividade de pessoal: principais causas apresentadas por ex-funcionários do setor de telemarketing de Governador Valadares
title_fullStr Rotatividade de pessoal: principais causas apresentadas por ex-funcionários do setor de telemarketing de Governador Valadares
title_full_unstemmed Rotatividade de pessoal: principais causas apresentadas por ex-funcionários do setor de telemarketing de Governador Valadares
title_sort Rotatividade de pessoal: principais causas apresentadas por ex-funcionários do setor de telemarketing de Governador Valadares
author Santiago, Alice Procópio
author_facet Santiago, Alice Procópio
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Perdigão, Denis Alves
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6211019088745037
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Nascimento, Juliana Goulart Soares do
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9040505821938538
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Moreira, Nathalia Carvalho
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4234933638102118
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago, Alice Procópio
contributor_str_mv Perdigão, Denis Alves
Nascimento, Juliana Goulart Soares do
Moreira, Nathalia Carvalho
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Rotatividade
Call Center
Telemarketing
Ex-funcionários
Turnover
Former employees
dc.subject.por.fl_str_mv Rotatividade
Call Center
Telemarketing
Ex-funcionários
Turnover
Former employees
description A rotatividade de pessoal é uma preocupação constante de diversas organizações, por acarretar custos e perda de mão de obra qualificada. Diante disso, o presente trabalho buscou descobrir as principais causas da rotatividade no setor de telemarketing pelo ponto de vista de ex-funcionários do setor. Para esse fim, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito ex-atendentes de telemarketing da cidade de Governador Valadares/MG. Os objetivos deste trabalho foram: descrever os fatores determinantes para o aumento do turnover, a partir da visão dos entrevistados, comparar os fatores apresentados com os que já constam na literatura e analisar a percepção dos funcionários em relação a experiência vivida no setor. Os principais resultados encontrados estão relacionados ao estresse no ambiente de trabalho, pressão por metas, comportamento dos gestores e baixa remuneração. As experiências descritas pelos entrevistados demonstraram a relevância do estresse nesse setor, visto que foi um dos grandes responsáveis pela desmotivação dos colaboradores e consequentemente demissão. Os fatores encontrados se encontram sob o controle da gestão, portanto, a rotatividade no setor pode ser controlada com novas políticas de gestão das empresas.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-17T11:53:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-16
2023-02-17T11:53:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-01-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15101
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF/GV
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15101/1/alineprocopiosantiago.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15101/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15101/3/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15101/4/alineprocopiosantiago.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15101/5/alineprocopiosantiago.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv abbf401b78bbba00899baa57b44cb544
4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
aa9a34f7b22af106cdc3974f35ddeba3
5b07e1ba8115c454f2e9ac2f68ec5e98
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813193978784251904