Rotatividade de pessoal: principais causas apresentadas por ex-funcionários do setor de telemarketing de Governador Valadares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15101 |
Resumo: | A rotatividade de pessoal é uma preocupação constante de diversas organizações, por acarretar custos e perda de mão de obra qualificada. Diante disso, o presente trabalho buscou descobrir as principais causas da rotatividade no setor de telemarketing pelo ponto de vista de ex-funcionários do setor. Para esse fim, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito ex-atendentes de telemarketing da cidade de Governador Valadares/MG. Os objetivos deste trabalho foram: descrever os fatores determinantes para o aumento do turnover, a partir da visão dos entrevistados, comparar os fatores apresentados com os que já constam na literatura e analisar a percepção dos funcionários em relação a experiência vivida no setor. Os principais resultados encontrados estão relacionados ao estresse no ambiente de trabalho, pressão por metas, comportamento dos gestores e baixa remuneração. As experiências descritas pelos entrevistados demonstraram a relevância do estresse nesse setor, visto que foi um dos grandes responsáveis pela desmotivação dos colaboradores e consequentemente demissão. Os fatores encontrados se encontram sob o controle da gestão, portanto, a rotatividade no setor pode ser controlada com novas políticas de gestão das empresas. |
id |
UFJF_4cbd1cac59e7bf270d56118d05cf41ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/15101 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Perdigão, Denis Alveshttp://lattes.cnpq.br/6211019088745037Nascimento, Juliana Goulart Soares dohttp://lattes.cnpq.br/9040505821938538Moreira, Nathalia Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/4234933638102118http://lattes.cnpq.br/Santiago, Alice Procópio2023-02-17T11:53:42Z2023-02-162023-02-17T11:53:42Z2023-01-19https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15101A rotatividade de pessoal é uma preocupação constante de diversas organizações, por acarretar custos e perda de mão de obra qualificada. Diante disso, o presente trabalho buscou descobrir as principais causas da rotatividade no setor de telemarketing pelo ponto de vista de ex-funcionários do setor. Para esse fim, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito ex-atendentes de telemarketing da cidade de Governador Valadares/MG. Os objetivos deste trabalho foram: descrever os fatores determinantes para o aumento do turnover, a partir da visão dos entrevistados, comparar os fatores apresentados com os que já constam na literatura e analisar a percepção dos funcionários em relação a experiência vivida no setor. Os principais resultados encontrados estão relacionados ao estresse no ambiente de trabalho, pressão por metas, comportamento dos gestores e baixa remuneração. As experiências descritas pelos entrevistados demonstraram a relevância do estresse nesse setor, visto que foi um dos grandes responsáveis pela desmotivação dos colaboradores e consequentemente demissão. Os fatores encontrados se encontram sob o controle da gestão, portanto, a rotatividade no setor pode ser controlada com novas políticas de gestão das empresas.Staff turnover is a constant concern for many organizations, as it entails costs and loss of skilled labor. In view of this, the present work sought to discover the main causes of turnover in the telemarketing sector from the point of view of former employees of the sector. For this purpose, semi-structured interviews were conducted with eight former telemarketing operators in the city of Governador Valadares/MG. The objectives of this study were: to describe the determining factors for the increase in turnover, from the perspective of the interviewees, to compare the factors presented with those that already appear in the literature and to analyze the perception of the employees in relation to the experience lived in the sector. The main results found are related to stress in the work environment, pressure for goals, managers' behavior and low pay. The experiences described by the interviewees demonstrated the relevance of stress in this sector, since it was one of the main factors responsible for the demotivation of employees and, consequently, dismissal. The factors found are under the control of the management, therefore, the turnover in the sector can be controlled with new management policies of the companies.porUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador ValadaresUFJF/GVBrasilICSA - Instituto Ciências Sociais AplicadasAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAORotatividadeCall CenterTelemarketingEx-funcionáriosTurnoverFormer employeesRotatividade de pessoal: principais causas apresentadas por ex-funcionários do setor de telemarketing de Governador Valadaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALalineprocopiosantiago.pdfalineprocopiosantiago.pdfapplication/pdf271998https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15101/1/alineprocopiosantiago.pdfabbf401b78bbba00899baa57b44cb544MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15101/2/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15101/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTalineprocopiosantiago.pdf.txtalineprocopiosantiago.pdf.txtExtracted texttext/plain61108https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15101/4/alineprocopiosantiago.pdf.txtaa9a34f7b22af106cdc3974f35ddeba3MD54THUMBNAILalineprocopiosantiago.pdf.jpgalineprocopiosantiago.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1186https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15101/5/alineprocopiosantiago.pdf.jpg5b07e1ba8115c454f2e9ac2f68ec5e98MD55ufjf/151012023-02-18 04:15:25.13oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2023-02-18T06:15:25Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Rotatividade de pessoal: principais causas apresentadas por ex-funcionários do setor de telemarketing de Governador Valadares |
title |
Rotatividade de pessoal: principais causas apresentadas por ex-funcionários do setor de telemarketing de Governador Valadares |
spellingShingle |
Rotatividade de pessoal: principais causas apresentadas por ex-funcionários do setor de telemarketing de Governador Valadares Santiago, Alice Procópio CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Rotatividade Call Center Telemarketing Ex-funcionários Turnover Former employees |
title_short |
Rotatividade de pessoal: principais causas apresentadas por ex-funcionários do setor de telemarketing de Governador Valadares |
title_full |
Rotatividade de pessoal: principais causas apresentadas por ex-funcionários do setor de telemarketing de Governador Valadares |
title_fullStr |
Rotatividade de pessoal: principais causas apresentadas por ex-funcionários do setor de telemarketing de Governador Valadares |
title_full_unstemmed |
Rotatividade de pessoal: principais causas apresentadas por ex-funcionários do setor de telemarketing de Governador Valadares |
title_sort |
Rotatividade de pessoal: principais causas apresentadas por ex-funcionários do setor de telemarketing de Governador Valadares |
author |
Santiago, Alice Procópio |
author_facet |
Santiago, Alice Procópio |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Perdigão, Denis Alves |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6211019088745037 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Nascimento, Juliana Goulart Soares do |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9040505821938538 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Moreira, Nathalia Carvalho |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4234933638102118 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santiago, Alice Procópio |
contributor_str_mv |
Perdigão, Denis Alves Nascimento, Juliana Goulart Soares do Moreira, Nathalia Carvalho |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Rotatividade Call Center Telemarketing Ex-funcionários Turnover Former employees |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rotatividade Call Center Telemarketing Ex-funcionários Turnover Former employees |
description |
A rotatividade de pessoal é uma preocupação constante de diversas organizações, por acarretar custos e perda de mão de obra qualificada. Diante disso, o presente trabalho buscou descobrir as principais causas da rotatividade no setor de telemarketing pelo ponto de vista de ex-funcionários do setor. Para esse fim, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito ex-atendentes de telemarketing da cidade de Governador Valadares/MG. Os objetivos deste trabalho foram: descrever os fatores determinantes para o aumento do turnover, a partir da visão dos entrevistados, comparar os fatores apresentados com os que já constam na literatura e analisar a percepção dos funcionários em relação a experiência vivida no setor. Os principais resultados encontrados estão relacionados ao estresse no ambiente de trabalho, pressão por metas, comportamento dos gestores e baixa remuneração. As experiências descritas pelos entrevistados demonstraram a relevância do estresse nesse setor, visto que foi um dos grandes responsáveis pela desmotivação dos colaboradores e consequentemente demissão. Os fatores encontrados se encontram sob o controle da gestão, portanto, a rotatividade no setor pode ser controlada com novas políticas de gestão das empresas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-17T11:53:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-02-16 2023-02-17T11:53:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-01-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15101 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF/GV |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15101/1/alineprocopiosantiago.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15101/2/license_rdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15101/3/license.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15101/4/alineprocopiosantiago.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15101/5/alineprocopiosantiago.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
abbf401b78bbba00899baa57b44cb544 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 aa9a34f7b22af106cdc3974f35ddeba3 5b07e1ba8115c454f2e9ac2f68ec5e98 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813193978784251904 |