Um estudo sobre a dinâmica da inflação de curto prazo na Argentina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D’Oliveira, Eliseu Hernandez
Data de Publicação: 2011
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/490
Resumo: Formuladores de política econômica buscam como objetivo obter inflação reduzida e baixo índice de desemprego. A chamada Curva de Phillips propõe uma relação inversa entre a variação da inflação e o nível de desemprego e apresenta de forma simples a análise desta relação. No entanto, durante anos a curva sofreu significativas modificações, pois as maneiras como as variáveis de atividade e inflação se relacionam varia de país a país e ao longo do tempo. Nesse sentido, o principal objetivo deste estudo é analisar a dinâmica da inflação de curto prazo na Argentina tendo como ferramental a estimação da “Curva de Phillips Nova-Keynesiana Híbrida”. Para isso, pretende-se adaptar tal curva a uma economia pequena, aberta e de mercado como a da Argentina, considerando a análise da política econômica monetária deste país (adotada pós-crise cambial).
id INSP_71f4bae4f4be885a0a25817efbed694e
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/490
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Um estudo sobre a dinâmica da inflação de curto prazo na ArgentinaInflaçãoCurva de Phillips Nova-Keynesiana HíbridaPolítica monetáriaFormuladores de política econômica buscam como objetivo obter inflação reduzida e baixo índice de desemprego. A chamada Curva de Phillips propõe uma relação inversa entre a variação da inflação e o nível de desemprego e apresenta de forma simples a análise desta relação. No entanto, durante anos a curva sofreu significativas modificações, pois as maneiras como as variáveis de atividade e inflação se relacionam varia de país a país e ao longo do tempo. Nesse sentido, o principal objetivo deste estudo é analisar a dinâmica da inflação de curto prazo na Argentina tendo como ferramental a estimação da “Curva de Phillips Nova-Keynesiana Híbrida”. Para isso, pretende-se adaptar tal curva a uma economia pequena, aberta e de mercado como a da Argentina, considerando a análise da política econômica monetária deste país (adotada pós-crise cambial).Policymakers seek to achieve the objective of low inflation and low unemployment. The so called Phillips curve suggests an inverse relationship between the change in inflation and unemployment as well as presents a simple analysis of this relationship. However, over the years this relationship has undergone significant changes since the correlation between activity and inflation varies from country to country and over time. Thus, the main objective of this study is to analyze the dynamics of short-term inflation in Argentina taking as a tool the estimation of a “Hybrid New Keynesian Phillips Curve”. For this, I intend to adapt this curve to a small and open economy like Argentina, considering the monetary policy adopted in this country post-exchange rate crisis.Parente, Artur Rosthstein BarretoD’Oliveira, Eliseu HernandezD’Oliveira, Eliseu Hernandez2015-03-04T11:54:18Z2021-09-13T02:22:14Z2015-03-042015-03-04T11:54:18Z2021-09-13T02:22:14Z20112011bachelor thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion27 f.application/pdfapplication/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/490São PauloTodos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2022-12-02T15:34:30Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/490Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2022-12-02T15:34:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre a dinâmica da inflação de curto prazo na Argentina
title Um estudo sobre a dinâmica da inflação de curto prazo na Argentina
spellingShingle Um estudo sobre a dinâmica da inflação de curto prazo na Argentina
D’Oliveira, Eliseu Hernandez
Inflação
Curva de Phillips Nova-Keynesiana Híbrida
Política monetária
title_short Um estudo sobre a dinâmica da inflação de curto prazo na Argentina
title_full Um estudo sobre a dinâmica da inflação de curto prazo na Argentina
title_fullStr Um estudo sobre a dinâmica da inflação de curto prazo na Argentina
title_full_unstemmed Um estudo sobre a dinâmica da inflação de curto prazo na Argentina
title_sort Um estudo sobre a dinâmica da inflação de curto prazo na Argentina
author D’Oliveira, Eliseu Hernandez
author_facet D’Oliveira, Eliseu Hernandez
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Parente, Artur Rosthstein Barreto
dc.contributor.author.fl_str_mv D’Oliveira, Eliseu Hernandez
D’Oliveira, Eliseu Hernandez
dc.subject.por.fl_str_mv Inflação
Curva de Phillips Nova-Keynesiana Híbrida
Política monetária
topic Inflação
Curva de Phillips Nova-Keynesiana Híbrida
Política monetária
description Formuladores de política econômica buscam como objetivo obter inflação reduzida e baixo índice de desemprego. A chamada Curva de Phillips propõe uma relação inversa entre a variação da inflação e o nível de desemprego e apresenta de forma simples a análise desta relação. No entanto, durante anos a curva sofreu significativas modificações, pois as maneiras como as variáveis de atividade e inflação se relacionam varia de país a país e ao longo do tempo. Nesse sentido, o principal objetivo deste estudo é analisar a dinâmica da inflação de curto prazo na Argentina tendo como ferramental a estimação da “Curva de Phillips Nova-Keynesiana Híbrida”. Para isso, pretende-se adaptar tal curva a uma economia pequena, aberta e de mercado como a da Argentina, considerando a análise da política econômica monetária deste país (adotada pós-crise cambial).
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011
2015-03-04T11:54:18Z
2015-03-04
2015-03-04T11:54:18Z
2021-09-13T02:22:14Z
2021-09-13T02:22:14Z
dc.type.driver.fl_str_mv bachelor thesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/490
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 27 f.
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986256499605504