Dinâmica da inflação no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gehringer, Marianne Emily Yuki Komori
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/702
Resumo: O trabalho analisa a relação entre inflação e mercado de trabalho no Brasil, por meio do uso da Curva de Phillips Novo Keynesiana. Procurou-se seguir a metodologia empregada no artigo de Gali e Gertler (1999). Nele, os autores encontraram evidências empíricas de que a substituição do hiato do produto pelo custo marginal do trabalho mostra um resultado mais consistente com a teoria econômica. Foi testado o modelo híbrido, com a inserção da inflação defasada. Esse estudo também foi aplicado para os números brasileiros no artigo de Oreng (2002). Da mesma forma, este trabalho analisa os dados trimestrais para Brasil, sendo que o principal diferencial entre esta análise e a anterior é que o atual abrange um período mais recente, entre 2003 a 2014. Além disso, algumas variáveis foram substituídas por outras de melhor controle que também apresentaram resultados robustos nas regressões.
id INSP_d490fe47236c6e218ce21d3537a7fc9d
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/702
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Dinâmica da inflação no BrasilCurva de Phillips Novo KeynesianaInflaçãoMétodo generalizado dos momentosNew Keynesian Phillips CurveInflationGeneralized Method of MomentsO trabalho analisa a relação entre inflação e mercado de trabalho no Brasil, por meio do uso da Curva de Phillips Novo Keynesiana. Procurou-se seguir a metodologia empregada no artigo de Gali e Gertler (1999). Nele, os autores encontraram evidências empíricas de que a substituição do hiato do produto pelo custo marginal do trabalho mostra um resultado mais consistente com a teoria econômica. Foi testado o modelo híbrido, com a inserção da inflação defasada. Esse estudo também foi aplicado para os números brasileiros no artigo de Oreng (2002). Da mesma forma, este trabalho analisa os dados trimestrais para Brasil, sendo que o principal diferencial entre esta análise e a anterior é que o atual abrange um período mais recente, entre 2003 a 2014. Além disso, algumas variáveis foram substituídas por outras de melhor controle que também apresentaram resultados robustos nas regressões.This study analyses the relation between inflation and job market in Brazil through the New Keynesian Phillips Curve. It uses the same methodology as in the paper of Gali and Gertler (1999) in which the authors found empirical evidences that the substitution of the marginal cost of work for output gap in the model presented results more consistent with the economic theory. The hybrid model was also tested, with the inclusion of the backward looking component. That study was also applied to the Brazilian numbers in the paper of Oreng (2002). In the same manner, this work analyses the quarterly numbers for the Brazilian economy, and the main differences between this work and the original one are the period and the opened economy model. Furthermore, some variables were replaced by others which showed more robustness in the regression.Bonomo, Marco Antonio CesarGehringer, Marianne Emily Yuki KomoriGehringer, Marianne Emily Yuki Komori2021-09-13T03:15:09Z2015-09-18T22:11:04Z2021-09-13T03:15:09Z2015-09-18T22:11:04Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35 p.application/pdfapplication/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/702São PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:21:54Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/702Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:21:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv Dinâmica da inflação no Brasil
title Dinâmica da inflação no Brasil
spellingShingle Dinâmica da inflação no Brasil
Gehringer, Marianne Emily Yuki Komori
Curva de Phillips Novo Keynesiana
Inflação
Método generalizado dos momentos
New Keynesian Phillips Curve
Inflation
Generalized Method of Moments
title_short Dinâmica da inflação no Brasil
title_full Dinâmica da inflação no Brasil
title_fullStr Dinâmica da inflação no Brasil
title_full_unstemmed Dinâmica da inflação no Brasil
title_sort Dinâmica da inflação no Brasil
author Gehringer, Marianne Emily Yuki Komori
author_facet Gehringer, Marianne Emily Yuki Komori
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bonomo, Marco Antonio Cesar
dc.contributor.author.fl_str_mv Gehringer, Marianne Emily Yuki Komori
Gehringer, Marianne Emily Yuki Komori
dc.subject.por.fl_str_mv Curva de Phillips Novo Keynesiana
Inflação
Método generalizado dos momentos
New Keynesian Phillips Curve
Inflation
Generalized Method of Moments
topic Curva de Phillips Novo Keynesiana
Inflação
Método generalizado dos momentos
New Keynesian Phillips Curve
Inflation
Generalized Method of Moments
description O trabalho analisa a relação entre inflação e mercado de trabalho no Brasil, por meio do uso da Curva de Phillips Novo Keynesiana. Procurou-se seguir a metodologia empregada no artigo de Gali e Gertler (1999). Nele, os autores encontraram evidências empíricas de que a substituição do hiato do produto pelo custo marginal do trabalho mostra um resultado mais consistente com a teoria econômica. Foi testado o modelo híbrido, com a inserção da inflação defasada. Esse estudo também foi aplicado para os números brasileiros no artigo de Oreng (2002). Da mesma forma, este trabalho analisa os dados trimestrais para Brasil, sendo que o principal diferencial entre esta análise e a anterior é que o atual abrange um período mais recente, entre 2003 a 2014. Além disso, algumas variáveis foram substituídas por outras de melhor controle que também apresentaram resultados robustos nas regressões.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-18T22:11:04Z
2015-09-18T22:11:04Z
2015
2021-09-13T03:15:09Z
2021-09-13T03:15:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/702
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 35 p.
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986262918987776