Efeitos do financiamento federal aos estudantes no acesso e na qualidade do ensino superior no Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Inaê Piconi
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1760
Resumo: Este estudo investiga a evolução dos papéis do setor público e privado no sistema de educação superior do Brasil, com foco no efeito de mecanismos de financiamento público do estudo de alunos em escolas privadas. Foram utilizados dados para o painel de 2010 a 2014 para examinar o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), envolvendo 1.120 escolas, 18 cursos e 5 macrorregiões geográficos. Examinam-se os efeitos do fundo em três variáveis distintas: número de alunos matriculados, percentual de estudantes matriculados vindos do ensino médio público e nota Conceito ENADE. Os resultados indicam que as instituições de ensino com fins lucrativos contribuem em certa medida para o objetivo do governo de aumentar as oportunidades de educação superior, tendo como foco as populações desfavorecidas. Porém, como consequência desse aumento, notamos um menor desempenho dos alunos no ensino superior, refletida nas menores notas do ENADE. Logo, o estudo contribui para o debate entre o papel relativo de investimentos públicos e privados em variáveis de interesse econômico e social.
id INSP_8188906dd2db2298f9137a47fa6de73b
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/1760
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Efeitos do financiamento federal aos estudantes no acesso e na qualidade do ensino superior no Brasil.Contratos incompletosProblema agente-principalFundo financiamento estudantil (FIES)Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)Ensino superior privado no BrasilEste estudo investiga a evolução dos papéis do setor público e privado no sistema de educação superior do Brasil, com foco no efeito de mecanismos de financiamento público do estudo de alunos em escolas privadas. Foram utilizados dados para o painel de 2010 a 2014 para examinar o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), envolvendo 1.120 escolas, 18 cursos e 5 macrorregiões geográficos. Examinam-se os efeitos do fundo em três variáveis distintas: número de alunos matriculados, percentual de estudantes matriculados vindos do ensino médio público e nota Conceito ENADE. Os resultados indicam que as instituições de ensino com fins lucrativos contribuem em certa medida para o objetivo do governo de aumentar as oportunidades de educação superior, tendo como foco as populações desfavorecidas. Porém, como consequência desse aumento, notamos um menor desempenho dos alunos no ensino superior, refletida nas menores notas do ENADE. Logo, o estudo contribui para o debate entre o papel relativo de investimentos públicos e privados em variáveis de interesse econômico e social.This study investigates the progress of public and private sectors' roles in the higher education system in Brazil, focusing on the effect of public financing mechanisms for the study of students in private schools. Data from the panel 2010 to 2014 was used to study the Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), involving 1,120 schools, 18 courses and 5 geographical macroregions. The effects of the FIES are examined in three different variables: number of students enrolled, percentage of students enrolled from public high school and ENADE. The results indicate that for-profit educational institutions contribute to some extent to the government's goal of increasing opportunities for higher education, focusing on disadvantaged populations. However, as a consequence of this increase, we noticed a lower performance of students in higher education, reflected in the lower grades of ENADE. Therefore, the study contributes to debate between the relative role of public and private investments in variables of economic and social interest.Lazzarini, Sérgio GiovanettiMachado, Inaê PiconiMachado, Inaê Piconi2021-09-13T03:11:03Z2018-03-16T14:30:25Z2021-09-13T03:11:03Z20172018-03-16T14:30:25Z20172017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis55 p.application/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1760São PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2022-12-02T14:47:10Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/1760Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2022-12-02T14:47:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos do financiamento federal aos estudantes no acesso e na qualidade do ensino superior no Brasil.
title Efeitos do financiamento federal aos estudantes no acesso e na qualidade do ensino superior no Brasil.
spellingShingle Efeitos do financiamento federal aos estudantes no acesso e na qualidade do ensino superior no Brasil.
Machado, Inaê Piconi
Contratos incompletos
Problema agente-principal
Fundo financiamento estudantil (FIES)
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
Ensino superior privado no Brasil
title_short Efeitos do financiamento federal aos estudantes no acesso e na qualidade do ensino superior no Brasil.
title_full Efeitos do financiamento federal aos estudantes no acesso e na qualidade do ensino superior no Brasil.
title_fullStr Efeitos do financiamento federal aos estudantes no acesso e na qualidade do ensino superior no Brasil.
title_full_unstemmed Efeitos do financiamento federal aos estudantes no acesso e na qualidade do ensino superior no Brasil.
title_sort Efeitos do financiamento federal aos estudantes no acesso e na qualidade do ensino superior no Brasil.
author Machado, Inaê Piconi
author_facet Machado, Inaê Piconi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lazzarini, Sérgio Giovanetti
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Inaê Piconi
Machado, Inaê Piconi
dc.subject.por.fl_str_mv Contratos incompletos
Problema agente-principal
Fundo financiamento estudantil (FIES)
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
Ensino superior privado no Brasil
topic Contratos incompletos
Problema agente-principal
Fundo financiamento estudantil (FIES)
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
Ensino superior privado no Brasil
description Este estudo investiga a evolução dos papéis do setor público e privado no sistema de educação superior do Brasil, com foco no efeito de mecanismos de financiamento público do estudo de alunos em escolas privadas. Foram utilizados dados para o painel de 2010 a 2014 para examinar o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), envolvendo 1.120 escolas, 18 cursos e 5 macrorregiões geográficos. Examinam-se os efeitos do fundo em três variáveis distintas: número de alunos matriculados, percentual de estudantes matriculados vindos do ensino médio público e nota Conceito ENADE. Os resultados indicam que as instituições de ensino com fins lucrativos contribuem em certa medida para o objetivo do governo de aumentar as oportunidades de educação superior, tendo como foco as populações desfavorecidas. Porém, como consequência desse aumento, notamos um menor desempenho dos alunos no ensino superior, refletida nas menores notas do ENADE. Logo, o estudo contribui para o debate entre o papel relativo de investimentos públicos e privados em variáveis de interesse econômico e social.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017
2017
2018-03-16T14:30:25Z
2018-03-16T14:30:25Z
2021-09-13T03:11:03Z
2021-09-13T03:11:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1760
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 55 p.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986265079054336