A relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4636 https://doi.org/10.1590/S0101-41612009000400005 |
Resumo: | Neste artigo analisamos a relação entre a educação pré-primária (creche e pré-escola) e os salários, a escolaridade e a proficiência escolar no Brasil, utilizando dados da PPV e do SAEB. Os resultados mostram que a pré-escola tem uma relação positiva e significante com a conclusão dos quatro ciclos escolares, com efeito marginal crescente nos três primeiros, e que a creche tem relação positiva e significante apenas com a conclusão do ensino médio e do ensino universitário. Além disso, a pré-escola está associada com um aumento de 1 ano e meio de escolaridade e de 16% na renda, independentemente da sua relação com a educação. Finalmente, os alunos que frequentaram a pré-escola têm um desempenho escolar melhor, medido por testes de proficiência, na 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e na 3ª série do ensino médio. |
id |
INSP_896b466fe7b1c433793dc025ac839246 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.insper.edu.br:11224/4636 |
network_acronym_str |
INSP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository_id_str |
|
spelling |
A relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no BrasilCrechePré-escolaCiclos escolaresProficiência escolarSaláriosDay carePre-schoolEducationSchool performanceWageNeste artigo analisamos a relação entre a educação pré-primária (creche e pré-escola) e os salários, a escolaridade e a proficiência escolar no Brasil, utilizando dados da PPV e do SAEB. Os resultados mostram que a pré-escola tem uma relação positiva e significante com a conclusão dos quatro ciclos escolares, com efeito marginal crescente nos três primeiros, e que a creche tem relação positiva e significante apenas com a conclusão do ensino médio e do ensino universitário. Além disso, a pré-escola está associada com um aumento de 1 ano e meio de escolaridade e de 16% na renda, independentemente da sua relação com a educação. Finalmente, os alunos que frequentaram a pré-escola têm um desempenho escolar melhor, medido por testes de proficiência, na 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e na 3ª série do ensino médio.This paper examines the relations between daycare and pre-school, wages, education and school performance in Brazil using a survey with detailed information on education and earnings trajectories. We find that pre-school attendance has a positive relationship with primary, middle school, high school and college conclusion, even when we condition on parental education. Pre-schooling is associated with increases of 1.5 year in schooling and about 27% in wages. Pre-schooling is also associated with increases in standardized test scores in the 4th, 8th and 11th grades.Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo2022-11-04T20:00:48Z2022-11-04T20:00:48Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlep. 811-850Digitalapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4636https://doi.org/10.1590/S0101-41612009000400005439Estudos Econômicos (São Paulo)BrasilSão PauloO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITOR.info:eu-repo/semantics/openAccessCuri, Andréa ZaituneCuri, Andréa ZaituneNAERCIO AQUINO MENEZES FILHOporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-10-12T03:01:11Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/4636Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-10-12T03:01:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no Brasil |
title |
A relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no Brasil |
spellingShingle |
A relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no Brasil Curi, Andréa Zaitune Creche Pré-escola Ciclos escolares Proficiência escolar Salários Day care Pre-school Education School performance Wage |
title_short |
A relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no Brasil |
title_full |
A relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no Brasil |
title_fullStr |
A relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no Brasil |
title_full_unstemmed |
A relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no Brasil |
title_sort |
A relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no Brasil |
author |
Curi, Andréa Zaitune |
author_facet |
Curi, Andréa Zaitune NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO |
author_role |
author |
author2 |
NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Curi, Andréa Zaitune Curi, Andréa Zaitune NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Creche Pré-escola Ciclos escolares Proficiência escolar Salários Day care Pre-school Education School performance Wage |
topic |
Creche Pré-escola Ciclos escolares Proficiência escolar Salários Day care Pre-school Education School performance Wage |
description |
Neste artigo analisamos a relação entre a educação pré-primária (creche e pré-escola) e os salários, a escolaridade e a proficiência escolar no Brasil, utilizando dados da PPV e do SAEB. Os resultados mostram que a pré-escola tem uma relação positiva e significante com a conclusão dos quatro ciclos escolares, com efeito marginal crescente nos três primeiros, e que a creche tem relação positiva e significante apenas com a conclusão do ensino médio e do ensino universitário. Além disso, a pré-escola está associada com um aumento de 1 ano e meio de escolaridade e de 16% na renda, independentemente da sua relação com a educação. Finalmente, os alunos que frequentaram a pré-escola têm um desempenho escolar melhor, medido por testes de proficiência, na 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e na 3ª série do ensino médio. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2022-11-04T20:00:48Z 2022-11-04T20:00:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4636 https://doi.org/10.1590/S0101-41612009000400005 4 39 |
url |
https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4636 https://doi.org/10.1590/S0101-41612009000400005 |
identifier_str_mv |
4 39 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Estudos Econômicos (São Paulo) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
p. 811-850 Digital application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil São Paulo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) instacron:INSPER |
instname_str |
Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
instacron_str |
INSPER |
institution |
INSPER |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@insper.edu.br || |
_version_ |
1814986268051767296 |