Discurso X Realidade: Greenwashing no Mercado de Moda de Luxo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Giovanna Céspedes
Data de Publicação: 2022
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5623
Resumo: Com as mudanças de comportamento do mundo fashion nos últimos anos, a moda em geral vem se caracterizando como fabricação em grande escala e alta rotatividade de tendências. Entretanto, em conjunto com esses aspectos encontra-se esgotamentos de recursos naturais, aumento da poluição e piora das condições de trabalho do setor. Em razão disso e com o avanço de discussões sobre sustentabilidade, há uma demanda maior por práticas verdes em todo o mundo da moda, desde marcas de Fast Fashion até grifes de luxo. Marcas como Gucci, Prada e Burberry estão precisando se modificar para atender esse novo mercado em ascensão, com novos tecidos, novos processos de produção, economia circular e, sobretudo, estratégias de marketing e relações públicas para comunicar as práticas inovadoras. Contudo, uma vez que, atualmente, a sustentabilidade empresarial é tão solicitada, tais práticas se tornaram uma fonte de vantagem competitiva no mercado, favorecendo a sociedade e as próprias empresas. Com isso, marcas comunicam publicamente suas estratégias sustentáveis, porém sem de fato realizá-las, logo ludibriando seus consumidores, movimento conhecido como Greenwashing, ou maquiagem verde e, infelizmente, o mercado de moda de luxo não é exceção. Por isso, por meio de um estudo de caso, este artigo se embasou em analisar os relatórios de sustentabilidade de 2021 de dois grandes conglomerados do mercado da moda de luxo, Kering S.A e LVMH, por meio de um Checklist dos Relatórios Sustentáveis das Marcas de Luxo. Assim, com o intuito de encontrar evidências de Greenwashing, as companhias foram avaliadas em 15 critérios, possuindo notas de performance de 1 a 7, sendo 7 como Best in Class no seu setor. Ao final do paper observou-se diversas evidências e indícios de Greenwashing em ambas as companhias, apesar de possuírem estratégias inovadoras no mercado e aparente preocupação com o meio ambiente.
id INSP_8985bee941cac9260cc1ff2862fd498f
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/5623
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Discurso X Realidade: Greenwashing no Mercado de Moda de LuxoSustentabilidade CorporativaGreenwashingMercado de Moda de LuxoRelatórios sustentáveisSete Pecados de GreenwashingMarketing VerdeEconomia VerdeCorporate SustainabilityGreenwashingLuxury Fashion MarketSustainable ReportingSeven Sins of GreenwashingGreen MarketingGreen EconomyCom as mudanças de comportamento do mundo fashion nos últimos anos, a moda em geral vem se caracterizando como fabricação em grande escala e alta rotatividade de tendências. Entretanto, em conjunto com esses aspectos encontra-se esgotamentos de recursos naturais, aumento da poluição e piora das condições de trabalho do setor. Em razão disso e com o avanço de discussões sobre sustentabilidade, há uma demanda maior por práticas verdes em todo o mundo da moda, desde marcas de Fast Fashion até grifes de luxo. Marcas como Gucci, Prada e Burberry estão precisando se modificar para atender esse novo mercado em ascensão, com novos tecidos, novos processos de produção, economia circular e, sobretudo, estratégias de marketing e relações públicas para comunicar as práticas inovadoras. Contudo, uma vez que, atualmente, a sustentabilidade empresarial é tão solicitada, tais práticas se tornaram uma fonte de vantagem competitiva no mercado, favorecendo a sociedade e as próprias empresas. Com isso, marcas comunicam publicamente suas estratégias sustentáveis, porém sem de fato realizá-las, logo ludibriando seus consumidores, movimento conhecido como Greenwashing, ou maquiagem verde e, infelizmente, o mercado de moda de luxo não é exceção. Por isso, por meio de um estudo de caso, este artigo se embasou em analisar os relatórios de sustentabilidade de 2021 de dois grandes conglomerados do mercado da moda de luxo, Kering S.A e LVMH, por meio de um Checklist dos Relatórios Sustentáveis das Marcas de Luxo. Assim, com o intuito de encontrar evidências de Greenwashing, as companhias foram avaliadas em 15 critérios, possuindo notas de performance de 1 a 7, sendo 7 como Best in Class no seu setor. Ao final do paper observou-se diversas evidências e indícios de Greenwashing em ambas as companhias, apesar de possuírem estratégias inovadoras no mercado e aparente preocupação com o meio ambiente.With the behavioral changes in the fashion world in recent years, fashion in general has been characterized as large-scale manufacturing and high turnover of trends. However, alongside these aspects we find depletion of natural resources, increased pollution and worsening working conditions in the industry. Because of this and with the advancement of discussions about sustainability, there is a greater demand for green practices throughout the fashion world, from Fast Fashion brands to luxury labels. Brands such as Gucci, Prada, and Burberry are having to modify themselves to meet this new and growing market with new fabrics, new production processes, circular economy, and above all marketing and PR strategies to communicate the innovative practices. Yet since corporate sustainability is now so in demand, such practices have become a source of competitive advantage in the marketplace, benefiting both society and the companies themselves. Therefore, brands publicly communicate their sustainable strategies, but without actually implementing them, thus deceiving their consumers, a phenomenon known as Greenwashingand, unfortunately, the luxury fashion market is no exception. Therefore, through a case study, this article is based on analyzing the 2021 sustainability reports of two major luxury fashion conglomerates, Kering S.A. and LVMH, through a Checklist of Luxury Brands' Sustainable Reports. Thus, in order to find evidence of greenwashing, the companies were evaluated in 15 different criteria, with performance scores from 1 to 7, 7 being Best in Class in their sector. At the end of the paper we observed several evidences and signs of greenwashing in both companies, despite their innovative market strategies and apparent concern with the environment.GraduaçãoClaro, Priscila Borin de OliveiraRibeiro, Giovanna CéspedesRibeiro, Giovanna Céspedes2023-05-18T14:15:30Z2023-05-18T14:15:30Z2022bachelor thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion68 p.Digitalapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5623BrasilSão PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:16:37Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/5623Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:16:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv Discurso X Realidade: Greenwashing no Mercado de Moda de Luxo
title Discurso X Realidade: Greenwashing no Mercado de Moda de Luxo
spellingShingle Discurso X Realidade: Greenwashing no Mercado de Moda de Luxo
Ribeiro, Giovanna Céspedes
Sustentabilidade Corporativa
Greenwashing
Mercado de Moda de Luxo
Relatórios sustentáveis
Sete Pecados de Greenwashing
Marketing Verde
Economia Verde
Corporate Sustainability
Greenwashing
Luxury Fashion Market
Sustainable Reporting
Seven Sins of Greenwashing
Green Marketing
Green Economy
title_short Discurso X Realidade: Greenwashing no Mercado de Moda de Luxo
title_full Discurso X Realidade: Greenwashing no Mercado de Moda de Luxo
title_fullStr Discurso X Realidade: Greenwashing no Mercado de Moda de Luxo
title_full_unstemmed Discurso X Realidade: Greenwashing no Mercado de Moda de Luxo
title_sort Discurso X Realidade: Greenwashing no Mercado de Moda de Luxo
author Ribeiro, Giovanna Céspedes
author_facet Ribeiro, Giovanna Céspedes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Claro, Priscila Borin de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Giovanna Céspedes
Ribeiro, Giovanna Céspedes
dc.subject.por.fl_str_mv Sustentabilidade Corporativa
Greenwashing
Mercado de Moda de Luxo
Relatórios sustentáveis
Sete Pecados de Greenwashing
Marketing Verde
Economia Verde
Corporate Sustainability
Greenwashing
Luxury Fashion Market
Sustainable Reporting
Seven Sins of Greenwashing
Green Marketing
Green Economy
topic Sustentabilidade Corporativa
Greenwashing
Mercado de Moda de Luxo
Relatórios sustentáveis
Sete Pecados de Greenwashing
Marketing Verde
Economia Verde
Corporate Sustainability
Greenwashing
Luxury Fashion Market
Sustainable Reporting
Seven Sins of Greenwashing
Green Marketing
Green Economy
description Com as mudanças de comportamento do mundo fashion nos últimos anos, a moda em geral vem se caracterizando como fabricação em grande escala e alta rotatividade de tendências. Entretanto, em conjunto com esses aspectos encontra-se esgotamentos de recursos naturais, aumento da poluição e piora das condições de trabalho do setor. Em razão disso e com o avanço de discussões sobre sustentabilidade, há uma demanda maior por práticas verdes em todo o mundo da moda, desde marcas de Fast Fashion até grifes de luxo. Marcas como Gucci, Prada e Burberry estão precisando se modificar para atender esse novo mercado em ascensão, com novos tecidos, novos processos de produção, economia circular e, sobretudo, estratégias de marketing e relações públicas para comunicar as práticas inovadoras. Contudo, uma vez que, atualmente, a sustentabilidade empresarial é tão solicitada, tais práticas se tornaram uma fonte de vantagem competitiva no mercado, favorecendo a sociedade e as próprias empresas. Com isso, marcas comunicam publicamente suas estratégias sustentáveis, porém sem de fato realizá-las, logo ludibriando seus consumidores, movimento conhecido como Greenwashing, ou maquiagem verde e, infelizmente, o mercado de moda de luxo não é exceção. Por isso, por meio de um estudo de caso, este artigo se embasou em analisar os relatórios de sustentabilidade de 2021 de dois grandes conglomerados do mercado da moda de luxo, Kering S.A e LVMH, por meio de um Checklist dos Relatórios Sustentáveis das Marcas de Luxo. Assim, com o intuito de encontrar evidências de Greenwashing, as companhias foram avaliadas em 15 critérios, possuindo notas de performance de 1 a 7, sendo 7 como Best in Class no seu setor. Ao final do paper observou-se diversas evidências e indícios de Greenwashing em ambas as companhias, apesar de possuírem estratégias inovadoras no mercado e aparente preocupação com o meio ambiente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-05-18T14:15:30Z
2023-05-18T14:15:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv bachelor thesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5623
url https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 68 p.
Digital
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986249063104512