Discurso X Realidade: Greenwashing no Mercado de Moda de Luxo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5623 |
Resumo: | Com as mudanças de comportamento do mundo fashion nos últimos anos, a moda em geral vem se caracterizando como fabricação em grande escala e alta rotatividade de tendências. Entretanto, em conjunto com esses aspectos encontra-se esgotamentos de recursos naturais, aumento da poluição e piora das condições de trabalho do setor. Em razão disso e com o avanço de discussões sobre sustentabilidade, há uma demanda maior por práticas verdes em todo o mundo da moda, desde marcas de Fast Fashion até grifes de luxo. Marcas como Gucci, Prada e Burberry estão precisando se modificar para atender esse novo mercado em ascensão, com novos tecidos, novos processos de produção, economia circular e, sobretudo, estratégias de marketing e relações públicas para comunicar as práticas inovadoras. Contudo, uma vez que, atualmente, a sustentabilidade empresarial é tão solicitada, tais práticas se tornaram uma fonte de vantagem competitiva no mercado, favorecendo a sociedade e as próprias empresas. Com isso, marcas comunicam publicamente suas estratégias sustentáveis, porém sem de fato realizá-las, logo ludibriando seus consumidores, movimento conhecido como Greenwashing, ou maquiagem verde e, infelizmente, o mercado de moda de luxo não é exceção. Por isso, por meio de um estudo de caso, este artigo se embasou em analisar os relatórios de sustentabilidade de 2021 de dois grandes conglomerados do mercado da moda de luxo, Kering S.A e LVMH, por meio de um Checklist dos Relatórios Sustentáveis das Marcas de Luxo. Assim, com o intuito de encontrar evidências de Greenwashing, as companhias foram avaliadas em 15 critérios, possuindo notas de performance de 1 a 7, sendo 7 como Best in Class no seu setor. Ao final do paper observou-se diversas evidências e indícios de Greenwashing em ambas as companhias, apesar de possuírem estratégias inovadoras no mercado e aparente preocupação com o meio ambiente. |
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Discurso X Realidade: Greenwashing no Mercado de Moda de LuxoSustentabilidade CorporativaGreenwashingMercado de Moda de LuxoRelatórios sustentáveisSete Pecados de GreenwashingMarketing VerdeEconomia VerdeCorporate SustainabilityGreenwashingLuxury Fashion MarketSustainable ReportingSeven Sins of GreenwashingGreen MarketingGreen EconomyCom as mudanças de comportamento do mundo fashion nos últimos anos, a moda em geral vem se caracterizando como fabricação em grande escala e alta rotatividade de tendências. Entretanto, em conjunto com esses aspectos encontra-se esgotamentos de recursos naturais, aumento da poluição e piora das condições de trabalho do setor. Em razão disso e com o avanço de discussões sobre sustentabilidade, há uma demanda maior por práticas verdes em todo o mundo da moda, desde marcas de Fast Fashion até grifes de luxo. Marcas como Gucci, Prada e Burberry estão precisando se modificar para atender esse novo mercado em ascensão, com novos tecidos, novos processos de produção, economia circular e, sobretudo, estratégias de marketing e relações públicas para comunicar as práticas inovadoras. Contudo, uma vez que, atualmente, a sustentabilidade empresarial é tão solicitada, tais práticas se tornaram uma fonte de vantagem competitiva no mercado, favorecendo a sociedade e as próprias empresas. Com isso, marcas comunicam publicamente suas estratégias sustentáveis, porém sem de fato realizá-las, logo ludibriando seus consumidores, movimento conhecido como Greenwashing, ou maquiagem verde e, infelizmente, o mercado de moda de luxo não é exceção. Por isso, por meio de um estudo de caso, este artigo se embasou em analisar os relatórios de sustentabilidade de 2021 de dois grandes conglomerados do mercado da moda de luxo, Kering S.A e LVMH, por meio de um Checklist dos Relatórios Sustentáveis das Marcas de Luxo. Assim, com o intuito de encontrar evidências de Greenwashing, as companhias foram avaliadas em 15 critérios, possuindo notas de performance de 1 a 7, sendo 7 como Best in Class no seu setor. Ao final do paper observou-se diversas evidências e indícios de Greenwashing em ambas as companhias, apesar de possuírem estratégias inovadoras no mercado e aparente preocupação com o meio ambiente.With the behavioral changes in the fashion world in recent years, fashion in general has been characterized as large-scale manufacturing and high turnover of trends. However, alongside these aspects we find depletion of natural resources, increased pollution and worsening working conditions in the industry. Because of this and with the advancement of discussions about sustainability, there is a greater demand for green practices throughout the fashion world, from Fast Fashion brands to luxury labels. Brands such as Gucci, Prada, and Burberry are having to modify themselves to meet this new and growing market with new fabrics, new production processes, circular economy, and above all marketing and PR strategies to communicate the innovative practices. Yet since corporate sustainability is now so in demand, such practices have become a source of competitive advantage in the marketplace, benefiting both society and the companies themselves. Therefore, brands publicly communicate their sustainable strategies, but without actually implementing them, thus deceiving their consumers, a phenomenon known as Greenwashingand, unfortunately, the luxury fashion market is no exception. Therefore, through a case study, this article is based on analyzing the 2021 sustainability reports of two major luxury fashion conglomerates, Kering S.A. and LVMH, through a Checklist of Luxury Brands' Sustainable Reports. Thus, in order to find evidence of greenwashing, the companies were evaluated in 15 different criteria, with performance scores from 1 to 7, 7 being Best in Class in their sector. At the end of the paper we observed several evidences and signs of greenwashing in both companies, despite their innovative market strategies and apparent concern with the environment.GraduaçãoClaro, Priscila Borin de OliveiraRibeiro, Giovanna CéspedesRibeiro, Giovanna Céspedes2023-05-18T14:15:30Z2023-05-18T14:15:30Z2022bachelor thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion68 p.Digitalapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5623BrasilSão PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:16:37Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/5623Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:16:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
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