Impacto da digitalização nas relacões B2B: o caso de uma empresa de automação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroni, André Luis
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2732
Resumo: Como a digitalização no contexto B2B impacta as relações entre empresas? Como o relacionamento B2B é alterado diante da digitalização i) da proposta de valor, ii) da demonstração de valor e da iii) interação entre clientes e empresas? A digitalização de produtos constitui um desafio para as empresas, modificando suas propostas de valor e de alguma forma acelerando o processo de servitização. Adicionalmente, a maneira das empresas comunicarem e demonstrarem valor aos clientes também tem sofrido alterações, diante das mudanças no comportamento do cliente com a crescente preferência pelos canais digitais em várias etapas do processo de compras. Por último, embora o relacionamento face-a-face com o cliente tenha sempre sido importante devido ao contato pessoal, ele cede cada vez mais espaço às interações digitais, que foram acentuadas pela pandemia de COVID-19 em 2020. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é aprofundar o conhecimento sobre os impactos da digitalização nas relações B2B, nomeadamente sobre estas três dimensões: proposta de valor (servitização), demonstração de valor (comunicação/branding), e interação (dinâmica de relacionamento). Para tanto, foi adotada uma metodologia qualitativa e conduzido um estudo de caso único integrado de uma empresa de automação em cinco regiões para explorar o impacto da digitalização nas relações entre empresas num contexto B2B. Os resultados mostram que as tecnologias digitais modificam as três dimensões na relação com os clientes: a servitização é habilitada pela digitalização dos produtos e serviços, e a digitalização da demonstração de valor e da interação modificam a gestão da marca e o relacionamento com os clientes. É ainda sugerido um framework ajustado com base na literatura e no campo para entender o impacto da digitalização nas relações B2B. A principal contribuição desta pesquisa consiste em contribuir para o entendimento de como as tecnologias digitais alteram as relações B2B nas dimensões de servitização, gestão da marca e relacionamento.
id INSP_961ac337daa26f5bc3684fd82acfa57d
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/2732
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Pedroni, André LuisLaban Neto, Silvio AbrahaoVieira, Valter AfonsoRamos, Carla Sofia DiasSão Paulo2021-09-13T03:12:26Z2021-04-14T02:46:18Z2021-09-13T03:12:26Z20202021-04-14T02:46:18Z20202020https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2732Como a digitalização no contexto B2B impacta as relações entre empresas? Como o relacionamento B2B é alterado diante da digitalização i) da proposta de valor, ii) da demonstração de valor e da iii) interação entre clientes e empresas? A digitalização de produtos constitui um desafio para as empresas, modificando suas propostas de valor e de alguma forma acelerando o processo de servitização. Adicionalmente, a maneira das empresas comunicarem e demonstrarem valor aos clientes também tem sofrido alterações, diante das mudanças no comportamento do cliente com a crescente preferência pelos canais digitais em várias etapas do processo de compras. Por último, embora o relacionamento face-a-face com o cliente tenha sempre sido importante devido ao contato pessoal, ele cede cada vez mais espaço às interações digitais, que foram acentuadas pela pandemia de COVID-19 em 2020. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é aprofundar o conhecimento sobre os impactos da digitalização nas relações B2B, nomeadamente sobre estas três dimensões: proposta de valor (servitização), demonstração de valor (comunicação/branding), e interação (dinâmica de relacionamento). Para tanto, foi adotada uma metodologia qualitativa e conduzido um estudo de caso único integrado de uma empresa de automação em cinco regiões para explorar o impacto da digitalização nas relações entre empresas num contexto B2B. Os resultados mostram que as tecnologias digitais modificam as três dimensões na relação com os clientes: a servitização é habilitada pela digitalização dos produtos e serviços, e a digitalização da demonstração de valor e da interação modificam a gestão da marca e o relacionamento com os clientes. É ainda sugerido um framework ajustado com base na literatura e no campo para entender o impacto da digitalização nas relações B2B. A principal contribuição desta pesquisa consiste em contribuir para o entendimento de como as tecnologias digitais alteram as relações B2B nas dimensões de servitização, gestão da marca e relacionamento.How does digitalization impact relationship between companies at B2B context? How are B2B relationship changed as a result of the digitalization of value proposition, value demonstration and customer interaction? The digitalization of products is a challenge for companies, modifying their value proposition and somehow speeding up the servitization process. Also, the way companies communicate and demonstrate value to customers, has been impacted due to changes in customer behavior, as preference for digital channels has increased at some stages of purchasing process. Lastly, albeit face-to-face relationships with customer has always been important through personal contact, it has given even more room for digital interactions due to COVID-19 pandemic in 2020. Therefore, the aim of this research is to deepen the knowledge about the impacts of digitalization in B2B relationships, namely regarding the following three dimensions: value proposition (servitization), value demonstration (communication/branding), and interaction (relationship dynamic). A qualitative method with an embedded unique case study approach at an automation company in five regions, was applied to explore the impact of digitalization on relationships between companies at B2B context. Results show that the digital technologies change the three dimensions at customer relationship: the servitization is enabled by the digitalization of products and services, the digitalization of value demonstration and the interaction change the branding and relationship with customers. A framework to understand the impact of digitalization in B2B relationships, which is derived from the literature and adjusted with the collected data, is also put forward. The main contribution of this research consists on add to the knowledge how digital technology change B2B relations at servitization, communication and relationship dimensions.59 p.TODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessDigitalização, Relacionamento B2B, Marketing DigitalDigitalization, B2B relationship, Digital MarketingImpacto da digitalização nas relacões B2B: o caso de uma empresa de automaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPERTEXTDISSERTAÇÃO_André_Pedroni_com sumário executivo.pdf.txtExtracted texttext/plain104148https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2732/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Andr%c3%a9_Pedroni_com%20sum%c3%a1rio%20executivo.pdf.txtd10439b6ad5c20346e8d791eae544d05MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2732/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALDISSERTAÇÃO_André_Pedroni_com sumário executivo.pdfapplication/pdf871696https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2732/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Andr%c3%a9_Pedroni_com%20sum%c3%a1rio%20executivo.pdf74d9ccf11b77b8a1c28dad87f509022fMD53THUMBNAILDISSERTAÇÃO_André_Pedroni_com sumário executivo.pdf.jpgDISSERTAÇÃO_André_Pedroni_com sumário executivo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1170https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2732/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Andr%c3%a9_Pedroni_com%20sum%c3%a1rio%20executivo.pdf.jpg2d031c46e5f472e26c36744d532c342bMD5411224/27322022-12-02 12:48:21.762oai:repositorio.insper.edu.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2022-12-02T17:48:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Impacto da digitalização nas relacões B2B: o caso de uma empresa de automação
title Impacto da digitalização nas relacões B2B: o caso de uma empresa de automação
spellingShingle Impacto da digitalização nas relacões B2B: o caso de uma empresa de automação
Pedroni, André Luis
Digitalização, Relacionamento B2B, Marketing Digital
Digitalization, B2B relationship, Digital Marketing
title_short Impacto da digitalização nas relacões B2B: o caso de uma empresa de automação
title_full Impacto da digitalização nas relacões B2B: o caso de uma empresa de automação
title_fullStr Impacto da digitalização nas relacões B2B: o caso de uma empresa de automação
title_full_unstemmed Impacto da digitalização nas relacões B2B: o caso de uma empresa de automação
title_sort Impacto da digitalização nas relacões B2B: o caso de uma empresa de automação
author Pedroni, André Luis
author_facet Pedroni, André Luis
author_role author
dc.contributor.defensecommittee.none.fl_str_mv Laban Neto, Silvio Abrahao
Vieira, Valter Afonso
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedroni, André Luis
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Carla Sofia Dias
contributor_str_mv Ramos, Carla Sofia Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Digitalização, Relacionamento B2B, Marketing Digital
Digitalization, B2B relationship, Digital Marketing
topic Digitalização, Relacionamento B2B, Marketing Digital
Digitalization, B2B relationship, Digital Marketing
description Como a digitalização no contexto B2B impacta as relações entre empresas? Como o relacionamento B2B é alterado diante da digitalização i) da proposta de valor, ii) da demonstração de valor e da iii) interação entre clientes e empresas? A digitalização de produtos constitui um desafio para as empresas, modificando suas propostas de valor e de alguma forma acelerando o processo de servitização. Adicionalmente, a maneira das empresas comunicarem e demonstrarem valor aos clientes também tem sofrido alterações, diante das mudanças no comportamento do cliente com a crescente preferência pelos canais digitais em várias etapas do processo de compras. Por último, embora o relacionamento face-a-face com o cliente tenha sempre sido importante devido ao contato pessoal, ele cede cada vez mais espaço às interações digitais, que foram acentuadas pela pandemia de COVID-19 em 2020. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é aprofundar o conhecimento sobre os impactos da digitalização nas relações B2B, nomeadamente sobre estas três dimensões: proposta de valor (servitização), demonstração de valor (comunicação/branding), e interação (dinâmica de relacionamento). Para tanto, foi adotada uma metodologia qualitativa e conduzido um estudo de caso único integrado de uma empresa de automação em cinco regiões para explorar o impacto da digitalização nas relações entre empresas num contexto B2B. Os resultados mostram que as tecnologias digitais modificam as três dimensões na relação com os clientes: a servitização é habilitada pela digitalização dos produtos e serviços, e a digitalização da demonstração de valor e da interação modificam a gestão da marca e o relacionamento com os clientes. É ainda sugerido um framework ajustado com base na literatura e no campo para entender o impacto da digitalização nas relações B2B. A principal contribuição desta pesquisa consiste em contribuir para o entendimento de como as tecnologias digitais alteram as relações B2B nas dimensões de servitização, gestão da marca e relacionamento.
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020
dc.date.available.fl_str_mv 2020
2021-09-13T03:12:26Z
2021-04-14T02:46:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-13T03:12:26Z
2021-04-14T02:46:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2732
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 59 p.
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2732/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Andr%c3%a9_Pedroni_com%20sum%c3%a1rio%20executivo.pdf.txt
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2732/2/license.txt
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2732/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Andr%c3%a9_Pedroni_com%20sum%c3%a1rio%20executivo.pdf
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2732/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Andr%c3%a9_Pedroni_com%20sum%c3%a1rio%20executivo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d10439b6ad5c20346e8d791eae544d05
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
74d9ccf11b77b8a1c28dad87f509022f
2d031c46e5f472e26c36744d532c342b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1791085964469207040