Um diagnóstico do franchising brasileiro: digitalização, marketing 4.0 e a influência da pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mafra, Rodrigo Alexandre
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/73291
Resumo: Dissertação de mestrado em Negócios Internacionais
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spelling Um diagnóstico do franchising brasileiro: digitalização, marketing 4.0 e a influência da pandemiaA diagnosis of Brazilian franchising: digitalization, marketing 4.0 and the influence of the pandemicDigitalizaçãoFranchisingMarketing 4.0PandemiaTransformação digitalDigital transformationDigitalizationPandemicCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Negócios InternacionaisA transformação digital há muito não se resume à uma modernização. É questão de sobrevivência adequar os processos e a cultura organização para o meio digital. Este trabalho investiga como empresas de franchising brasileiras tem usado as soluções de digitalização de seus negócios. Especificamente, foram realizadas sete entrevistas com responsáveis de empresas de franchising de vários setores para perceber quais os resultados obtidos e as perspectivas futuras das marcas quanto a essa nova condição de comercialização digital, compreender se o cenário pandêmico atual teve influência no processo de digitalização dos negócios das franquias abordadas e quais as ações diferenciadas voltadas para esse período, bem como avaliar como as empresas estão adaptadas em seus pensamento estratégico para a necessária transformação digital. Foram tabuladas as informações sobre o impacto da pandemia nos processos internos e externos da marca. Abordamos se houve alguma inicialização de novos projetos no campo da transformação digital por conta da chegada da pandemia ou se isso já era realidade e ocorreu consequente evolução no tratamento desses processos. Analisamos, de maneira geral, se as marcas tiveram ganhos ou perdas nos resultados previsto para 2020 – até o momento de apuração desses dados. Como foi o grau de adaptação dos franqueadores e franqueados sobre as necessidades externas impostas. Levantámos se a marca realizou de forma geral, grandes movimentações de desligamento de postos de trabalho durante o período corrente da pandemia e qual foi a estratégia utilizada pelas marcas nesse sentido Finalmente, verificamos se as influências geradas nas operações atuais por causa da pandemia foram positivas e serão uma constante, mesmo com o fim desse período tão adverso para as economias como um todo. Os resultados mostram até que ponto as marcas de franchising são capazes de pôr em prática os novos princípios estratégicos e de impulsionar com sucesso a mudança em seu negócio. Não importa o porte da empresa, é imperativo levar a transformação digital a sério e aproveitar as possibilidades. O novo cenário mundial e as restrições impostas à população e ao mercado por conta da pandemia acentuaram essa necessidade. É importante o aperfeiçoamento da relação a utilizar o imediatismo do online e a intimidade do offline buscando a unificação dos ambientes físicos, digitais e de convergência. A parafrasear Rogers (2019), transformação digital não se trata de uma questão de tecnologia, mas sim de estratégia.The digital transformation has not been about modernization for a long time. It is a matter of survival to adapt the organization's processes and culture to the digital environment. This work investigates how Brazilian franchising companies have used digitalization solutions for their businesses. Specifically, seven interviews were conducted with heads of franchising companies from various sectors to understand the results obtained and the future prospects of the brands regarding this new condition of digital marketing, to understand if the current pandemic scenario had an influence on the business digitization process of the franchises covered and what are the different actions aimed at this period, as well as assessing how companies are adapted in their strategic thinking for the necessary digital transformation. Information on the impact of the pandemic on the brand's internal and external processes was tabulated. We discussed whether there was any start-up of new projects in the field of digital transformation due to the arrival of the pandemic or if this was already a reality and there was a consequent evolution in the treatment of these processes. We analyzed, in general, if the brands had gains or losses in the results expected for 2020 - until the moment of verification of this data. How was the degree of adaptation of franchisors and franchisees on the external needs imposed. We raised if the brand made, in general, major movements of job disconnection during the current period of the pandemic and what was the strategy used by the brands in this sense. Finally, we verified if the influences generated in the current operations because of the pandemic were positive and they will be a constant, even with the end of such an adverse period for the economies as a whole. The results show the extent to which franchising brands can put the new strategic principles into practice and to successfully drive change in their business. No matter the size of the company, it is imperative to take digital transformation seriously and take advantage of the possibilities. The new world scenario and the restrictions imposed on the population and the market due to the pandemic have accentuated this need. It is important to improve the relationship using the immediacy of online and the intimacy of offline, seeking to unify the physical, digital and convergence environments. Paraphrasing Rogers (2019), digital transformation is not a question of technology, but of strategy.Soares, Ana MariaUniversidade do MinhoMafra, Rodrigo Alexandre20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/73291por202679470info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:21:57Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/73291Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:15:21.796189Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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