Relação entre responsabilidade social e a percepção da empresa pelos funcionários no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Turibio, Mariana Miguel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2713
Resumo: A discussão e o debate sobre o papel social das empresas vêm se aprofundando nos últimos anos. Ainda que não haja um consenso acadêmico sobre aspectos relevantes do tema, a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) já possui lugar de destaque na realidade diária dos executivos no mundo empresarial. Um dos aspectos relevantes da ação social de empresas é a sua relação com os funcionários, que são stakeholders fundamentais para o sucesso da empresa. A literatura recente sugere que a RSC aumenta a identificação funcionário-empresa e pode ser uma fonte de satisfação e motivação dos funcionários. No entanto, poucos autores testam empiricamente a relação entre RSC e a percepção de uma empresa por seus funcionários. O objetivo primário desse estudo é então preencher esta lacuna da literatura e testar a hipótese de que há uma associação entre o engajamento e desempenho das empresas em RSC e uma percepção mais favorável dos funcionários. Através de dados públicos coletados, foram avaliadas 82 empresas de capital aberto no Brasil entre o período de 2014 a 2017. A partir da análise estatística destes dados foi possível concluir que, quanto maior o engajamento em RSC, mais favorável é a percepção da empresa pelos funcionários.
id INSP_a8b006d940627a5e30abe45022d21656
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/2713
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Relação entre responsabilidade social e a percepção da empresa pelos funcionários no BrasilResponsabilidade Social Corporativa. Percepção dos funcionários. Identidade organizacional.Corporate Social Responsibility. Employee perception. Organizational identity.A discussão e o debate sobre o papel social das empresas vêm se aprofundando nos últimos anos. Ainda que não haja um consenso acadêmico sobre aspectos relevantes do tema, a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) já possui lugar de destaque na realidade diária dos executivos no mundo empresarial. Um dos aspectos relevantes da ação social de empresas é a sua relação com os funcionários, que são stakeholders fundamentais para o sucesso da empresa. A literatura recente sugere que a RSC aumenta a identificação funcionário-empresa e pode ser uma fonte de satisfação e motivação dos funcionários. No entanto, poucos autores testam empiricamente a relação entre RSC e a percepção de uma empresa por seus funcionários. O objetivo primário desse estudo é então preencher esta lacuna da literatura e testar a hipótese de que há uma associação entre o engajamento e desempenho das empresas em RSC e uma percepção mais favorável dos funcionários. Através de dados públicos coletados, foram avaliadas 82 empresas de capital aberto no Brasil entre o período de 2014 a 2017. A partir da análise estatística destes dados foi possível concluir que, quanto maior o engajamento em RSC, mais favorável é a percepção da empresa pelos funcionários.The discussion and debate about the companies’ social role has been getting stronger in the recent years. Although there is no academic consensus on relevant aspects of this theme, Corporate Social Responsibility (CSR) already has a prominent place in the daily reality of executives. One of the relevant aspects of corporate social action is its relationship with employees, who are key stakeholders for the company's success. Recent literature suggests that CSR increases employee-company identification and can be a source of employee satisfaction and motivation. However, few authors empirically test the relationship between CSR and the perception of a company by its employees. The primary goal of this study is to fill this literature gap and test the hypothesis that there is an association between CSR engagement and performance and a more favorable perception of employees. Through public data collected, 82 publicly traded companies were evaluated in Brazil between 2014 and 2017. From the statistical analysis of these data, it was possible to conclude that the greater the engagement in CSR, the more favorable is the employee's perception of the company.Ferreira, Luciana Carvalho de MesquitaTuribio, Mariana MiguelTuribio, Mariana Miguel2021-09-13T03:12:21Z2021-04-14T00:47:56Z2021-09-13T03:12:21Z20192021-04-14T00:47:56Z20192019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis55 p.application/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2713S�o PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:31:13Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/2713Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:31:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre responsabilidade social e a percepção da empresa pelos funcionários no Brasil
title Relação entre responsabilidade social e a percepção da empresa pelos funcionários no Brasil
spellingShingle Relação entre responsabilidade social e a percepção da empresa pelos funcionários no Brasil
Turibio, Mariana Miguel
Responsabilidade Social Corporativa. Percepção dos funcionários. Identidade organizacional.
Corporate Social Responsibility. Employee perception. Organizational identity.
title_short Relação entre responsabilidade social e a percepção da empresa pelos funcionários no Brasil
title_full Relação entre responsabilidade social e a percepção da empresa pelos funcionários no Brasil
title_fullStr Relação entre responsabilidade social e a percepção da empresa pelos funcionários no Brasil
title_full_unstemmed Relação entre responsabilidade social e a percepção da empresa pelos funcionários no Brasil
title_sort Relação entre responsabilidade social e a percepção da empresa pelos funcionários no Brasil
author Turibio, Mariana Miguel
author_facet Turibio, Mariana Miguel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Luciana Carvalho de Mesquita
dc.contributor.author.fl_str_mv Turibio, Mariana Miguel
Turibio, Mariana Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade Social Corporativa. Percepção dos funcionários. Identidade organizacional.
Corporate Social Responsibility. Employee perception. Organizational identity.
topic Responsabilidade Social Corporativa. Percepção dos funcionários. Identidade organizacional.
Corporate Social Responsibility. Employee perception. Organizational identity.
description A discussão e o debate sobre o papel social das empresas vêm se aprofundando nos últimos anos. Ainda que não haja um consenso acadêmico sobre aspectos relevantes do tema, a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) já possui lugar de destaque na realidade diária dos executivos no mundo empresarial. Um dos aspectos relevantes da ação social de empresas é a sua relação com os funcionários, que são stakeholders fundamentais para o sucesso da empresa. A literatura recente sugere que a RSC aumenta a identificação funcionário-empresa e pode ser uma fonte de satisfação e motivação dos funcionários. No entanto, poucos autores testam empiricamente a relação entre RSC e a percepção de uma empresa por seus funcionários. O objetivo primário desse estudo é então preencher esta lacuna da literatura e testar a hipótese de que há uma associação entre o engajamento e desempenho das empresas em RSC e uma percepção mais favorável dos funcionários. Através de dados públicos coletados, foram avaliadas 82 empresas de capital aberto no Brasil entre o período de 2014 a 2017. A partir da análise estatística destes dados foi possível concluir que, quanto maior o engajamento em RSC, mais favorável é a percepção da empresa pelos funcionários.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019
2019
2021-09-13T03:12:21Z
2021-04-14T00:47:56Z
2021-09-13T03:12:21Z
2021-04-14T00:47:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2713
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 55 p.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv S�o Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986258288476160