A relação entre responsabilidade social e a implicação dos colaboradores: o papel mediador da justiça organizacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/7121 |
Resumo: | Apesar do tema da Responsabilidade Social das Organizações (RSO) ter vindo a ganhar importância na literatura, a maioria das investigações tem-se centrado sobretudo nos níveis de análise institucional e organizacional. Contrariando essa tendência, este estudo visa analisar a influência da RSO nas atitudes dos colaboradores. Sendo os colaboradores parte importante para a implementação de práticas de RSO, julga-se essencial compreender como os mesmos percecionam o envolvimento da sua organização em diferentes dimensões de RSO (colaboradores, económica, comunidade e ambiental) e como estas perceções estão relacionadas com as atitudes no trabalho. Neste estudo o foco irá centrar-se numa dessas atitudes, a implicação organizacional. A identificação de processos psicossociais que ajudam a compreender a relação entre RSO e atitudes dos colaboradores é também importante. Desta forma, este estudo analisa igualmente o potencial papel mediador da justiça organizacional nessa relação, um papel ainda por explorar na literatura. Foi inquirida uma amostra de 139 colaboradores, numa empresa de prestação de serviços, através de um questionário eletrónico sobre o envolvimento da sua organização em práticas de RSO (económica, colaboradores e comunidade e ambiente), justiça organizacional e implicação organizacional (afetiva, normativa e de continuidade). Os principais resultados revelaram que tanto a implicação afetiva como normativa são explicadas pelas perceções de RSO para com os colaboradores, sendo essas relações mediadas pela justiça percebida. Não existem efeitos significativos das dimensões de RSO relativamente à implicação de continuidade. A justiça parece assim ajudar a compreender a relação entre perceções de práticas de RSO e implicação. |
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Apesar do tema da Responsabilidade Social das Organizações (RSO) ter vindo a ganhar importância na literatura, a maioria das investigações tem-se centrado sobretudo nos níveis de análise institucional e organizacional. Contrariando essa tendência, este estudo visa analisar a influência da RSO nas atitudes dos colaboradores. Sendo os colaboradores parte importante para a implementação de práticas de RSO, julga-se essencial compreender como os mesmos percecionam o envolvimento da sua organização em diferentes dimensões de RSO (colaboradores, económica, comunidade e ambiental) e como estas perceções estão relacionadas com as atitudes no trabalho. Neste estudo o foco irá centrar-se numa dessas atitudes, a implicação organizacional. A identificação de processos psicossociais que ajudam a compreender a relação entre RSO e atitudes dos colaboradores é também importante. Desta forma, este estudo analisa igualmente o potencial papel mediador da justiça organizacional nessa relação, um papel ainda por explorar na literatura. Foi inquirida uma amostra de 139 colaboradores, numa empresa de prestação de serviços, através de um questionário eletrónico sobre o envolvimento da sua organização em práticas de RSO (económica, colaboradores e comunidade e ambiente), justiça organizacional e implicação organizacional (afetiva, normativa e de continuidade). Os principais resultados revelaram que tanto a implicação afetiva como normativa são explicadas pelas perceções de RSO para com os colaboradores, sendo essas relações mediadas pela justiça percebida. Não existem efeitos significativos das dimensões de RSO relativamente à implicação de continuidade. A justiça parece assim ajudar a compreender a relação entre perceções de práticas de RSO e implicação. |
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