Análise econômica dos custos do trânsito na cidade de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1515 |
Resumo: | Ao decorrer deste estudo avaliamos os custos que devem ser atribuídos ao trânsito diariamente enfrentado pelos moradores da cidade de São Paulo. Os custos do trânsito são aqui representados por uma junção de custo de oportunidade e custos efetivos da viagem. Para calcularmos estes custos serão utilizados dados retirados da pesquisa Origem e Destino realizada em 2007 pela companhia de metrô da cidade de São Paulo. Será também determinado o efeito de alguns fatores (classe social, região da cidade e meio de transporte) no custo do trânsito dos indivíduos da cidade. Este estudo comprova o problema da desigualdade social no trânsito e a enorme carência de qualidade no transporte público. Um indivíduo da classe E tende a gastar 21% mais que um da classe C no trânsito tudo mais constante. |
id |
INSP_ae41bbce5591eb388ec4a7e1722f7309 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.insper.edu.br:11224/1515 |
network_acronym_str |
INSP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise econômica dos custos do trânsito na cidade de São PauloTrânsitocustocusto de oportunidadeTransporteAo decorrer deste estudo avaliamos os custos que devem ser atribuídos ao trânsito diariamente enfrentado pelos moradores da cidade de São Paulo. Os custos do trânsito são aqui representados por uma junção de custo de oportunidade e custos efetivos da viagem. Para calcularmos estes custos serão utilizados dados retirados da pesquisa Origem e Destino realizada em 2007 pela companhia de metrô da cidade de São Paulo. Será também determinado o efeito de alguns fatores (classe social, região da cidade e meio de transporte) no custo do trânsito dos indivíduos da cidade. Este estudo comprova o problema da desigualdade social no trânsito e a enorme carência de qualidade no transporte público. Um indivíduo da classe E tende a gastar 21% mais que um da classe C no trânsito tudo mais constante.Through this study, we evaluate the costs that should be attributed to the daily traffic faced by the residents of the city of São Paulo. A mix of opportunity costs and effective travel costs here represents the traffic costs. To measure this costs data extracted from the Origin Destination research made in 2007 by São Paulo’s subway company will be used. It will also be determined the effect some factors (social layers, city’s neighborhood and type of transport) have on the traffic costs of the city’s people. This paper proves that social inequality is an issue on traffic choices and the huge lack of quality on São Paulo’s public transportation system. A person of the E social layer spends around 21% more on traffic than one of the layer C everything else held constant.Moita, Rodrigo Menon SimõesWalder, Eduardo FabianoWalder, Eduardo Fabiano2017-02-24T13:15:11Z2021-09-13T02:43:16Z20162017-02-24T13:15:11Z2021-09-13T02:43:16Z20162016bachelor thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion21 f.application/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1515São PauloTodos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:26:36Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/1515Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:26:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise econômica dos custos do trânsito na cidade de São Paulo |
title |
Análise econômica dos custos do trânsito na cidade de São Paulo |
spellingShingle |
Análise econômica dos custos do trânsito na cidade de São Paulo Walder, Eduardo Fabiano Trânsito custo custo de oportunidade Transporte |
title_short |
Análise econômica dos custos do trânsito na cidade de São Paulo |
title_full |
Análise econômica dos custos do trânsito na cidade de São Paulo |
title_fullStr |
Análise econômica dos custos do trânsito na cidade de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Análise econômica dos custos do trânsito na cidade de São Paulo |
title_sort |
Análise econômica dos custos do trânsito na cidade de São Paulo |
author |
Walder, Eduardo Fabiano |
author_facet |
Walder, Eduardo Fabiano |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moita, Rodrigo Menon Simões |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Walder, Eduardo Fabiano Walder, Eduardo Fabiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trânsito custo custo de oportunidade Transporte |
topic |
Trânsito custo custo de oportunidade Transporte |
description |
Ao decorrer deste estudo avaliamos os custos que devem ser atribuídos ao trânsito diariamente enfrentado pelos moradores da cidade de São Paulo. Os custos do trânsito são aqui representados por uma junção de custo de oportunidade e custos efetivos da viagem. Para calcularmos estes custos serão utilizados dados retirados da pesquisa Origem e Destino realizada em 2007 pela companhia de metrô da cidade de São Paulo. Será também determinado o efeito de alguns fatores (classe social, região da cidade e meio de transporte) no custo do trânsito dos indivíduos da cidade. Este estudo comprova o problema da desigualdade social no trânsito e a enorme carência de qualidade no transporte público. Um indivíduo da classe E tende a gastar 21% mais que um da classe C no trânsito tudo mais constante. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016 2016 2017-02-24T13:15:11Z 2017-02-24T13:15:11Z 2021-09-13T02:43:16Z 2021-09-13T02:43:16Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
bachelor thesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1515 |
url |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1515 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
21 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) instacron:INSPER |
instname_str |
Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
instacron_str |
INSPER |
institution |
INSPER |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@insper.edu.br || |
_version_ |
1814986259972489216 |