Avaliação do impacto da urbanização no escoamento de ar na Vila Olímpia: um estudo de caso comparativo entre 2004 e 2016
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3293 |
Resumo: | Os estudos do impacto do vento nas edificações e na dinâmica das cidades tomaram tamanha importância com o passar do tempo que motivaram criação de normas de construção civil (NBR6123), conforto térmico (ASHRAE 55, ISO 7730, ISSO 7726, NBR 16401 -parte 2-, NBR 15220-3), acústico (ISO 140, ISO 717 e NBR 10151) e de conforto e segurança de pedestres (NEN8100). Neste sentido, dada a construção de novas edificações na região da Vila Olímpia delimitada pelas avenidas dos Bandeirantes, Santo Amaro e Hélio Pellegrino, a análise comparativa entre os anos de 2004 e 2016 é importante para identificar possíveis mudanças na dinâmica dos ventos na região. Para realizar a análise mencionada, foram necessários critérios de conforto e segurança para pedestres, que avaliam como os pedestres são afetados pela ação do vento, dados urbanísticos, relacionados à disposição e altura dos prédios, e dados meteorológicos, relativos às características históricas do clima na região. Enquanto os critérios de conforto foram obtidos através da revisão bibliográfica do assunto, os dados urbanísticos foram obtidos no portal GeoSampa e os dados meteorológicos foram obtidos no Banco de Dados Climatológicos do ICEA (Instituto do Controle do Espaço Aéreo). Dos dados meteorológicos, foram selecionados três cenários dada a sua alta frequência de ocorrência no período analisado e ao perigo que elas poderiam oferecer para os pedestres. As simulações numéricas foram executadas no software comercial de CFD STAR-CCM+ utilizando o modelo “realizable” k-ε, de acordo com as boas práticas estabelecidas por Blocken et. al (2013) e Tominaga et. al (2008). Após concluídas e comparadas, as simulações revelaram pontos de aumento e diminuição da velocidade do ar dada a construção de edifícios na região. |
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Avaliação do impacto da urbanização no escoamento de ar na Vila Olímpia: um estudo de caso comparativo entre 2004 e 2016conforto ambiental de pedestres; simulação numérica; urbanizaçãopedestrian comfort; numerical simulation; urbanizationOs estudos do impacto do vento nas edificações e na dinâmica das cidades tomaram tamanha importância com o passar do tempo que motivaram criação de normas de construção civil (NBR6123), conforto térmico (ASHRAE 55, ISO 7730, ISSO 7726, NBR 16401 -parte 2-, NBR 15220-3), acústico (ISO 140, ISO 717 e NBR 10151) e de conforto e segurança de pedestres (NEN8100). Neste sentido, dada a construção de novas edificações na região da Vila Olímpia delimitada pelas avenidas dos Bandeirantes, Santo Amaro e Hélio Pellegrino, a análise comparativa entre os anos de 2004 e 2016 é importante para identificar possíveis mudanças na dinâmica dos ventos na região. Para realizar a análise mencionada, foram necessários critérios de conforto e segurança para pedestres, que avaliam como os pedestres são afetados pela ação do vento, dados urbanísticos, relacionados à disposição e altura dos prédios, e dados meteorológicos, relativos às características históricas do clima na região. Enquanto os critérios de conforto foram obtidos através da revisão bibliográfica do assunto, os dados urbanísticos foram obtidos no portal GeoSampa e os dados meteorológicos foram obtidos no Banco de Dados Climatológicos do ICEA (Instituto do Controle do Espaço Aéreo). Dos dados meteorológicos, foram selecionados três cenários dada a sua alta frequência de ocorrência no período analisado e ao perigo que elas poderiam oferecer para os pedestres. As simulações numéricas foram executadas no software comercial de CFD STAR-CCM+ utilizando o modelo “realizable” k-ε, de acordo com as boas práticas estabelecidas por Blocken et. al (2013) e Tominaga et. al (2008). Após concluídas e comparadas, as simulações revelaram pontos de aumento e diminuição da velocidade do ar dada a construção de edifícios na região.The relevance of studies regarding the impact caused by winds on buildings and on cities’ dynamics has increased to a point that they were able to motivate the elaboration of standards in the fields of construction (NBR6123), thermal comfort (ASHRAE 55, ISO 7730, ISSO 7726, NBR 16401 -part 2-, NBR 15220-3), acoustics (ISO 140, ISO 717 e NBR 10151) and pedestrian’s comfort and safety (NEN8100) besides others. In such way, given the construction of new buildings in a region in Vila Olímpia delimited by the Bandeirantes, Santo Amaro and Helio Pellegrino avenues, the comparative analysis of air flow between the years of 2004 and 2016 is important to look for changes in the wind’s dynamics in the region. In order to perform the aforementioned study, safety criteria, urbanistic and meteorological data were needed. While comfort and safety criteria evaluate how pedestrians are affected by the wind, urbanistic data show how buildings are disposed in the region under study and their heights and the meteorological data provides the historical climate characteristics. Safety and comfort criteria were obtained through a bibliographic review, urbanistic data was obtained in the GeoSampa portal and meteorological data was obtained in the ICEA (Instituto de Controle do Espaço Aéreo) database. From the meteorological data, three different scenarios were chosen to be simulated due to their high frequency of occurrence in the studied period and due to the negative side effects they could potentially provide to pedestrians. The numerical simulations were performed by the commercial CFD software STAR-CCM+ using the realizable k-ε turbulence model and following the best practice guidelines proposed by Blocken et. al (2013) and Tominaga et. al (2008). After they were finished and compared, the simulations revealed spots with increased and decreased velocity between the two evaluated years.Mendes, Paulo Roberto BufacchiNardi, Enrico AloisiNardi, Enrico Aloisi2022-06-30T19:04:44Z2022-06-30T19:04:44Z20212021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3293São Paulo, SPTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2022-12-02T15:02:38Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/3293Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2022-12-02T15:02:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
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