Avaliação do impacto da urbanização no escoamento de ar na Vila Olímpia: um estudo de caso comparativo entre 2004 e 2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nardi, Enrico Aloisi
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3293
Resumo: Os estudos do impacto do vento nas edificações e na dinâmica das cidades tomaram tamanha importância com o passar do tempo que motivaram criação de normas de construção civil (NBR6123), conforto térmico (ASHRAE 55, ISO 7730, ISSO 7726, NBR 16401 -parte 2-, NBR 15220-3), acústico (ISO 140, ISO 717 e NBR 10151) e de conforto e segurança de pedestres (NEN8100). Neste sentido, dada a construção de novas edificações na região da Vila Olímpia delimitada pelas avenidas dos Bandeirantes, Santo Amaro e Hélio Pellegrino, a análise comparativa entre os anos de 2004 e 2016 é importante para identificar possíveis mudanças na dinâmica dos ventos na região. Para realizar a análise mencionada, foram necessários critérios de conforto e segurança para pedestres, que avaliam como os pedestres são afetados pela ação do vento, dados urbanísticos, relacionados à disposição e altura dos prédios, e dados meteorológicos, relativos às características históricas do clima na região. Enquanto os critérios de conforto foram obtidos através da revisão bibliográfica do assunto, os dados urbanísticos foram obtidos no portal GeoSampa e os dados meteorológicos foram obtidos no Banco de Dados Climatológicos do ICEA (Instituto do Controle do Espaço Aéreo). Dos dados meteorológicos, foram selecionados três cenários dada a sua alta frequência de ocorrência no período analisado e ao perigo que elas poderiam oferecer para os pedestres. As simulações numéricas foram executadas no software comercial de CFD STAR-CCM+ utilizando o modelo “realizable” k-ε, de acordo com as boas práticas estabelecidas por Blocken et. al (2013) e Tominaga et. al (2008). Após concluídas e comparadas, as simulações revelaram pontos de aumento e diminuição da velocidade do ar dada a construção de edifícios na região.
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