Reputação corporativa: impacto no valor de mercado das companhias abertas brasileiras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/868 |
Resumo: | A reputação corporativa tem despertado interesse relevante em pesquisas na área de estratégia, principalmente devido ao argumento de que as empresas com boa reputação podem com isso obter vantagens competitivas de imitação mais difícil pelos seus concorrentes. Porém, é necessário verificar se as empresas com melhores índices de reputação conseguem transformar estas vantagens em aumentos de valor para os seus acionistas. Roberts e Dowling (2002) estudaram a performance de “As Empresas Mais Admiradas da América” e encontraram relações significantes com os seus retornos sobre o ativo (return on assets - ROA) em companhias abertas negociadas nos Estados Unidos. Lameira et al. (2007) estudaram o impacto de indicadores de governança corporativa no valor de companhias abertas brasileiras e também encontraram relações significativas. Este trabalho se baseia nestes dois estudos e procura testar empiricamente a relação entre reputação corporativa e valor de mercado das companhias negociadas no mercado acionário brasileiro. Os dados analisados, referentes aos anos de 2002, 2003, 2004 e 2005, apresentaram relações estatisticamente significantes entre a pontuação das empresas no ranking setorial de “As Empresas Mais Admiradas do Brasil” e a sua relação entre valor de mercado e patrimônio líquido contábil, Market-to-Book ratio, sugerindo que as empresas com melhor reputação corporativa obtêm maior avaliação pelo mercado de ações. |
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Reputação corporativa: impacto no valor de mercado das companhias abertas brasileirasReputação corporativaAtivos intangíveisVantagem competitivaSustentabilidadeCorporate reputationIntangible assetsCompetitive advantageSustainabilityA reputação corporativa tem despertado interesse relevante em pesquisas na área de estratégia, principalmente devido ao argumento de que as empresas com boa reputação podem com isso obter vantagens competitivas de imitação mais difícil pelos seus concorrentes. Porém, é necessário verificar se as empresas com melhores índices de reputação conseguem transformar estas vantagens em aumentos de valor para os seus acionistas. Roberts e Dowling (2002) estudaram a performance de “As Empresas Mais Admiradas da América” e encontraram relações significantes com os seus retornos sobre o ativo (return on assets - ROA) em companhias abertas negociadas nos Estados Unidos. Lameira et al. (2007) estudaram o impacto de indicadores de governança corporativa no valor de companhias abertas brasileiras e também encontraram relações significativas. Este trabalho se baseia nestes dois estudos e procura testar empiricamente a relação entre reputação corporativa e valor de mercado das companhias negociadas no mercado acionário brasileiro. Os dados analisados, referentes aos anos de 2002, 2003, 2004 e 2005, apresentaram relações estatisticamente significantes entre a pontuação das empresas no ranking setorial de “As Empresas Mais Admiradas do Brasil” e a sua relação entre valor de mercado e patrimônio líquido contábil, Market-to-Book ratio, sugerindo que as empresas com melhor reputação corporativa obtêm maior avaliação pelo mercado de ações.Corporate reputation has attracted significant research interest in the field of strategy, mainly due to the argument that companies with good reputations can therefore gain a competitive advantage whose imitation is difficult by their competitors. However, it is necessary to determine whether companies with better reputations can transform these advantages into increased value for their shareholders. Roberts and Dowling (2002) studied the performance of "The America‟s Most Admired Corporations" and found significant relationships with their returns on assets - ROA - in U. S. publicly traded companies. Lameira et al. (2007) studied the impact of corporate governance indicators on the value of Brazilian companies and also found significant relationships. This study is based on those two studies and seeks to test the relationship between corporate reputation and market value of companies traded in the Brazilian stock market. The analyzed data for 2002, 2003, 2004 and 2005 showed statistically significant relationships between reputation scores of companies in the sector ranking of "As Empresas Mais Admiradas do Brasil" and their market to book ratios, suggesting that companies with better corporate reputations are more highly valued by the stock market.Sanvicente, Antonio ZorattoHoriuchi, Wilian Da SilvaHoriuchi, Wilian Da Silva2021-09-13T03:13:23Z2015-10-06T22:02:03Z2021-09-13T03:13:23Z2015-10-06T22:02:03Z20102010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis61 p.application/pdfapplication/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/868S�o PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2022-12-02T14:46:38Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/868Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2022-12-02T14:46:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
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