Avaliação de betas por fundamentos: Uma análise de bancos no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cristiano Fernandes Da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/968
Resumo: O cálculo do custo de capital próprio, de acordo com o CAPM de Sharpe, Lintner e Mossin, depende do beta da ação da empresa analisada. Porém, uma parte relevante de bancos brasileiros não é listada em bolsa de valores. Dessa forma, este trabalho tem o objetivo de propor e testar uma metodologia de cálculo de betas com base em fundamentos específicos aos bancos. O modelo baseado em fundamentos contábeis de bancos indicou que somente duas variáveis são relevantes para estimar betas de bancos no Brasil: (1) proporção de carteira de crédito imobiliário sobre o total de ativos; (2) variável dummy que segrega bancos públicos de privados. A aplicação do modelo de estimação de betas em uma amostra de validação se mostrou mais eficiente que a utilização de um beta nulo ou unitário. Porém, o modelo se mostrou menos eficiente que a utilização da média de betas de bancos pares ou a manutenção do último valor histórico auferido.
id INSP_bb3e9d2d430d7eba7d5404472ce6a70b
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/968
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Avaliação de betas por fundamentos: Uma análise de bancos no BrasilCAPMBetaRiscoBancosCAPMBetaRiskBanksO cálculo do custo de capital próprio, de acordo com o CAPM de Sharpe, Lintner e Mossin, depende do beta da ação da empresa analisada. Porém, uma parte relevante de bancos brasileiros não é listada em bolsa de valores. Dessa forma, este trabalho tem o objetivo de propor e testar uma metodologia de cálculo de betas com base em fundamentos específicos aos bancos. O modelo baseado em fundamentos contábeis de bancos indicou que somente duas variáveis são relevantes para estimar betas de bancos no Brasil: (1) proporção de carteira de crédito imobiliário sobre o total de ativos; (2) variável dummy que segrega bancos públicos de privados. A aplicação do modelo de estimação de betas em uma amostra de validação se mostrou mais eficiente que a utilização de um beta nulo ou unitário. Porém, o modelo se mostrou menos eficiente que a utilização da média de betas de bancos pares ou a manutenção do último valor histórico auferido.The cost of equity capital, according to the CAPM of Sharpe, Lintner and Mossin, depends on the beta of a company stock. However, a relevant part of Brazilian banks is not listed in any stock exchange. Therefore, this paper has the objective of proposing and testing a methodology to estimate betas based on specific bank fundamentals. The model, based on bank accounting fundamentals, has indicated that only two variables are relevant for estimating bank betas in Brazil: (1) real estate loans as a proportion of total assets; (2) a dummy variable which segregates state-owned from privately-owned banks. The application of the beta estimation model to a validation sample showed that it is more efficient than the use of a null or unitary beta. Nevertheless, the model was less efficient than the use of a beta based on the average of peer banks or the extrapolation of a constant historical beta value.Sanvicente, Antônio ZorattoSilva, Cristiano Fernandes DaSilva, Cristiano Fernandes Da2021-09-13T03:15:59Z2015-10-14T22:16:36Z2021-09-13T03:15:59Z2015-10-14T22:16:36Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis63 p.application/pdfapplication/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/968São PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:23:43Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/968Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:23:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de betas por fundamentos: Uma análise de bancos no Brasil
title Avaliação de betas por fundamentos: Uma análise de bancos no Brasil
spellingShingle Avaliação de betas por fundamentos: Uma análise de bancos no Brasil
Silva, Cristiano Fernandes Da
CAPM
Beta
Risco
Bancos
CAPM
Beta
Risk
Banks
title_short Avaliação de betas por fundamentos: Uma análise de bancos no Brasil
title_full Avaliação de betas por fundamentos: Uma análise de bancos no Brasil
title_fullStr Avaliação de betas por fundamentos: Uma análise de bancos no Brasil
title_full_unstemmed Avaliação de betas por fundamentos: Uma análise de bancos no Brasil
title_sort Avaliação de betas por fundamentos: Uma análise de bancos no Brasil
author Silva, Cristiano Fernandes Da
author_facet Silva, Cristiano Fernandes Da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanvicente, Antônio Zoratto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cristiano Fernandes Da
Silva, Cristiano Fernandes Da
dc.subject.por.fl_str_mv CAPM
Beta
Risco
Bancos
CAPM
Beta
Risk
Banks
topic CAPM
Beta
Risco
Bancos
CAPM
Beta
Risk
Banks
description O cálculo do custo de capital próprio, de acordo com o CAPM de Sharpe, Lintner e Mossin, depende do beta da ação da empresa analisada. Porém, uma parte relevante de bancos brasileiros não é listada em bolsa de valores. Dessa forma, este trabalho tem o objetivo de propor e testar uma metodologia de cálculo de betas com base em fundamentos específicos aos bancos. O modelo baseado em fundamentos contábeis de bancos indicou que somente duas variáveis são relevantes para estimar betas de bancos no Brasil: (1) proporção de carteira de crédito imobiliário sobre o total de ativos; (2) variável dummy que segrega bancos públicos de privados. A aplicação do modelo de estimação de betas em uma amostra de validação se mostrou mais eficiente que a utilização de um beta nulo ou unitário. Porém, o modelo se mostrou menos eficiente que a utilização da média de betas de bancos pares ou a manutenção do último valor histórico auferido.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2015-10-14T22:16:36Z
2015-10-14T22:16:36Z
2021-09-13T03:15:59Z
2021-09-13T03:15:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/968
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 63 p.
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986258511822848