Fake News no Contexto de Pandemia e Emergência Social: os Deveres e Responsabilidades das Plataformas de Redes Sociais na Moderação de Conteúdo Online: entre a Teoria e as Proposições Legislativas
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4908 |
Resumo: | A disseminação de fake news durante a pandemia da Covid-19 ou outros momentos de emergência social representa desafio complexo para a regulação. Quais medidas o Estado e as pla taformas de mídia social devem adotar, segundo a literatura sobre moderação de fake news ligada a questões de saúde pública ou na moderação de conteúdo abusivo em geral? O Poder Legislativo ado ta tais diretrizes fornecidas pelos estudos científicos? Para responder à primeira pergunta de pesqui sa, adotamos metodologia de ampla revisão de literatura de modo a identificar diretrizes consensuais nos estudos acadêmicos e relatórios sobre o tema elaborados por entidades governamentais e priva das. Para responder à segunda pergunta de pesquisa, adotamos metodologia empírico-quantitativa, mediante análise documental individualizada do universo de todos os 49 projetos de lei no Congresso Nacional, desde a entrada em vigor do Marco Civil da Internet, que propõem alterações ao regime de obrigações dos provedores de aplicação. Construímos uma tipologia para classificar tais proposições. Os resultados da análise doutrinária e da pesquisa empírica indicam uma profunda desconexão entre, de um lado, a teoria sobre como fake news, inclusive durante a pandemia, deveria ser regulada e, de outro, o conjunto das proposições legislativas discutidas no Congresso. |
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Fake News no Contexto de Pandemia e Emergência Social: os Deveres e Responsabilidades das Plataformas de Redes Sociais na Moderação de Conteúdo Online: entre a Teoria e as Proposições LegislativasFake News during the Pandemics and Social Emergency: the Duties and Responsibilities of Social Media Platforms in Online Content Moderation: between Theory and Legislative ProposalsFake newsCovid-19moderação de conteúdo onlineLiberdade de expressãoautorregulaçãoFake newsCovid-19online content moderationfreedom of expressionself-regulationA disseminação de fake news durante a pandemia da Covid-19 ou outros momentos de emergência social representa desafio complexo para a regulação. Quais medidas o Estado e as pla taformas de mídia social devem adotar, segundo a literatura sobre moderação de fake news ligada a questões de saúde pública ou na moderação de conteúdo abusivo em geral? O Poder Legislativo ado ta tais diretrizes fornecidas pelos estudos científicos? Para responder à primeira pergunta de pesqui sa, adotamos metodologia de ampla revisão de literatura de modo a identificar diretrizes consensuais nos estudos acadêmicos e relatórios sobre o tema elaborados por entidades governamentais e priva das. Para responder à segunda pergunta de pesquisa, adotamos metodologia empírico-quantitativa, mediante análise documental individualizada do universo de todos os 49 projetos de lei no Congresso Nacional, desde a entrada em vigor do Marco Civil da Internet, que propõem alterações ao regime de obrigações dos provedores de aplicação. Construímos uma tipologia para classificar tais proposições. Os resultados da análise doutrinária e da pesquisa empírica indicam uma profunda desconexão entre, de um lado, a teoria sobre como fake news, inclusive durante a pandemia, deveria ser regulada e, de outro, o conjunto das proposições legislativas discutidas no Congresso.The dissemination of fake news during the Covid-19 pandemics and other situations of social emergency represents a complex challenge for regulation. What measures should the State and social media platforms adopt, according to the literature on moderation of fake news about health issues and other abusive online content? Does the Legislator Branch adopt such guidelines provided by scientific studies? In order to answer the research question we adopt a method of broad literature review to identify consensus on academic studies and reports on the subject produced by governmental and private entities. To address the second research question we adopt quantitative empirical methodology, individually analizyng the entire universe of all 49 draft bills proposed in Congress since the enactment of the Civil Rights Framework for the Internet in Brazil proposing changes to the legal regime of duties and responsibilities of application providers. We elaborate a typology to classify such proposals. The findings of the literature review and the empirical research indicate a profound disconnect between, on the one hand, the theory on how to regulate fake news, including during a time of pandemic, and, on the other, the group of draft bills currently discussed in Congress.Texto completoAASP2022-12-12T14:50:34Z2022-12-12T14:50:34Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlep. 388-414Digitalapplication/pdf2236-1766https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/49089417Revista Direito Público (RDP)https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/direitopublico/article/view/4607BrasilO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITORinfo:eu-repo/semantics/openAccessHartmann, Ivar Alberto Glasherster Martins LangeMonteiro, Julia IunesHartmann, Ivar Alberto Glasherster Martins LangeMonteiro, Julia Iunesporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:27:10Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/4908Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:27:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
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