O efeito do framing das metas na percepção de desempenho individual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2083 |
Resumo: | Esse trabalho investigará os impactos de framing das metas na percepção de terceiros perante o desempenho individual, ou seja, como diferentes tipos de metas impostas a um certo indivíduo afetarão na percepção que outros terão sobre seu desempenho, sua competência e sua determinação. Através da análise dos resultados de um instrumento contendo quatro cenários distintos, alternando tanto o nível de dificuldade de atingimento da meta quanto o tipo da meta (específica ou não específica), percebe-se que há evidencias de mudança na percepção de desempenho nas diferentes situações propostas. Ainda, ao aplicar o resultado do framing de metas ao Prospect Theory, uma teoria decorrente da economia comportamental, será possível verificar que quando a meta imposta for de maior dificuldade, maior será o desempenho percebido. Ainda, para casos em que a meta não for atingida, a percepção de terceiros será pior no cenário de metas específicas quando comparado ao cenário de metas do tipo “faça seu melhor”. |
id |
INSP_dae8be6f07f0067b245965808a2473a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.insper.edu.br:11224/2083 |
network_acronym_str |
INSP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository_id_str |
|
spelling |
O efeito do framing das metas na percepção de desempenho individualFraming de Metas. Desempenho. Competência. Determinação. Prospect Theory.Esse trabalho investigará os impactos de framing das metas na percepção de terceiros perante o desempenho individual, ou seja, como diferentes tipos de metas impostas a um certo indivíduo afetarão na percepção que outros terão sobre seu desempenho, sua competência e sua determinação. Através da análise dos resultados de um instrumento contendo quatro cenários distintos, alternando tanto o nível de dificuldade de atingimento da meta quanto o tipo da meta (específica ou não específica), percebe-se que há evidencias de mudança na percepção de desempenho nas diferentes situações propostas. Ainda, ao aplicar o resultado do framing de metas ao Prospect Theory, uma teoria decorrente da economia comportamental, será possível verificar que quando a meta imposta for de maior dificuldade, maior será o desempenho percebido. Ainda, para casos em que a meta não for atingida, a percepção de terceiros será pior no cenário de metas específicas quando comparado ao cenário de metas do tipo “faça seu melhor”.This paper will investigate the impacts of goal framing surrounding the perception of individual performance, in other words, how different types of goals imposed on a certain individual will affect the perception that others will have about the individual´s performance, competence and determination. Given the results analyzed using an instrument containing four distinct scenarios, alternating both the level of difficulty of achieving the goal and type of goal (specified or not specified), we are able to identify evidence in the change in perception of performance along with each different situation proposed. Added to that, when applying the goal framing results to Prospect Theory, a theory derived from behavioral economics, it is possible to verify that for goals that include higher difficulty levels, the greater the perceived performance will be. Moreover, given cases in which the goal is not achieved, the third party´s perception of performance will be worst for specific goals when compared to the scenario containing “do you best” type goals.Tai, Luciana Yeung LukAtallah, Daniella SarkisAtallah, Daniella Sarkis2019-05-04T13:23:31Z2021-09-13T02:56:30Z20182019-05-04T13:23:31Z2021-09-13T02:56:30Z20182018bachelor thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion36 f.application/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2083São PauloTodos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:32:52Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/2083Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:32:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O efeito do framing das metas na percepção de desempenho individual |
title |
O efeito do framing das metas na percepção de desempenho individual |
spellingShingle |
O efeito do framing das metas na percepção de desempenho individual Atallah, Daniella Sarkis Framing de Metas. Desempenho. Competência. Determinação. Prospect Theory. |
title_short |
O efeito do framing das metas na percepção de desempenho individual |
title_full |
O efeito do framing das metas na percepção de desempenho individual |
title_fullStr |
O efeito do framing das metas na percepção de desempenho individual |
title_full_unstemmed |
O efeito do framing das metas na percepção de desempenho individual |
title_sort |
O efeito do framing das metas na percepção de desempenho individual |
author |
Atallah, Daniella Sarkis |
author_facet |
Atallah, Daniella Sarkis |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tai, Luciana Yeung Luk |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Atallah, Daniella Sarkis Atallah, Daniella Sarkis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Framing de Metas. Desempenho. Competência. Determinação. Prospect Theory. |
topic |
Framing de Metas. Desempenho. Competência. Determinação. Prospect Theory. |
description |
Esse trabalho investigará os impactos de framing das metas na percepção de terceiros perante o desempenho individual, ou seja, como diferentes tipos de metas impostas a um certo indivíduo afetarão na percepção que outros terão sobre seu desempenho, sua competência e sua determinação. Através da análise dos resultados de um instrumento contendo quatro cenários distintos, alternando tanto o nível de dificuldade de atingimento da meta quanto o tipo da meta (específica ou não específica), percebe-se que há evidencias de mudança na percepção de desempenho nas diferentes situações propostas. Ainda, ao aplicar o resultado do framing de metas ao Prospect Theory, uma teoria decorrente da economia comportamental, será possível verificar que quando a meta imposta for de maior dificuldade, maior será o desempenho percebido. Ainda, para casos em que a meta não for atingida, a percepção de terceiros será pior no cenário de metas específicas quando comparado ao cenário de metas do tipo “faça seu melhor”. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018 2018 2019-05-04T13:23:31Z 2019-05-04T13:23:31Z 2021-09-13T02:56:30Z 2021-09-13T02:56:30Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
bachelor thesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2083 |
url |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2083 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
36 f. application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) instacron:INSPER |
instname_str |
Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
instacron_str |
INSPER |
institution |
INSPER |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@insper.edu.br || |
_version_ |
1814986250311958528 |