O efeito do framing das metas na percepção de desempenho individual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Atallah, Daniella Sarkis
Data de Publicação: 2018
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2083
Resumo: Esse trabalho investigará os impactos de framing das metas na percepção de terceiros perante o desempenho individual, ou seja, como diferentes tipos de metas impostas a um certo indivíduo afetarão na percepção que outros terão sobre seu desempenho, sua competência e sua determinação. Através da análise dos resultados de um instrumento contendo quatro cenários distintos, alternando tanto o nível de dificuldade de atingimento da meta quanto o tipo da meta (específica ou não específica), percebe-se que há evidencias de mudança na percepção de desempenho nas diferentes situações propostas. Ainda, ao aplicar o resultado do framing de metas ao Prospect Theory, uma teoria decorrente da economia comportamental, será possível verificar que quando a meta imposta for de maior dificuldade, maior será o desempenho percebido. Ainda, para casos em que a meta não for atingida, a percepção de terceiros será pior no cenário de metas específicas quando comparado ao cenário de metas do tipo “faça seu melhor”.
id INSP_dae8be6f07f0067b245965808a2473a6
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/2083
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling O efeito do framing das metas na percepção de desempenho individualFraming de Metas. Desempenho. Competência. Determinação. Prospect Theory.Esse trabalho investigará os impactos de framing das metas na percepção de terceiros perante o desempenho individual, ou seja, como diferentes tipos de metas impostas a um certo indivíduo afetarão na percepção que outros terão sobre seu desempenho, sua competência e sua determinação. Através da análise dos resultados de um instrumento contendo quatro cenários distintos, alternando tanto o nível de dificuldade de atingimento da meta quanto o tipo da meta (específica ou não específica), percebe-se que há evidencias de mudança na percepção de desempenho nas diferentes situações propostas. Ainda, ao aplicar o resultado do framing de metas ao Prospect Theory, uma teoria decorrente da economia comportamental, será possível verificar que quando a meta imposta for de maior dificuldade, maior será o desempenho percebido. Ainda, para casos em que a meta não for atingida, a percepção de terceiros será pior no cenário de metas específicas quando comparado ao cenário de metas do tipo “faça seu melhor”.This paper will investigate the impacts of goal framing surrounding the perception of individual performance, in other words, how different types of goals imposed on a certain individual will affect the perception that others will have about the individual´s performance, competence and determination. Given the results analyzed using an instrument containing four distinct scenarios, alternating both the level of difficulty of achieving the goal and type of goal (specified or not specified), we are able to identify evidence in the change in perception of performance along with each different situation proposed. Added to that, when applying the goal framing results to Prospect Theory, a theory derived from behavioral economics, it is possible to verify that for goals that include higher difficulty levels, the greater the perceived performance will be. Moreover, given cases in which the goal is not achieved, the third party´s perception of performance will be worst for specific goals when compared to the scenario containing “do you best” type goals.Tai, Luciana Yeung LukAtallah, Daniella SarkisAtallah, Daniella Sarkis2019-05-04T13:23:31Z2021-09-13T02:56:30Z20182019-05-04T13:23:31Z2021-09-13T02:56:30Z20182018bachelor thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion36 f.application/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2083São PauloTodos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:32:52Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/2083Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:32:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv O efeito do framing das metas na percepção de desempenho individual
title O efeito do framing das metas na percepção de desempenho individual
spellingShingle O efeito do framing das metas na percepção de desempenho individual
Atallah, Daniella Sarkis
Framing de Metas. Desempenho. Competência. Determinação. Prospect Theory.
title_short O efeito do framing das metas na percepção de desempenho individual
title_full O efeito do framing das metas na percepção de desempenho individual
title_fullStr O efeito do framing das metas na percepção de desempenho individual
title_full_unstemmed O efeito do framing das metas na percepção de desempenho individual
title_sort O efeito do framing das metas na percepção de desempenho individual
author Atallah, Daniella Sarkis
author_facet Atallah, Daniella Sarkis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tai, Luciana Yeung Luk
dc.contributor.author.fl_str_mv Atallah, Daniella Sarkis
Atallah, Daniella Sarkis
dc.subject.por.fl_str_mv Framing de Metas. Desempenho. Competência. Determinação. Prospect Theory.
topic Framing de Metas. Desempenho. Competência. Determinação. Prospect Theory.
description Esse trabalho investigará os impactos de framing das metas na percepção de terceiros perante o desempenho individual, ou seja, como diferentes tipos de metas impostas a um certo indivíduo afetarão na percepção que outros terão sobre seu desempenho, sua competência e sua determinação. Através da análise dos resultados de um instrumento contendo quatro cenários distintos, alternando tanto o nível de dificuldade de atingimento da meta quanto o tipo da meta (específica ou não específica), percebe-se que há evidencias de mudança na percepção de desempenho nas diferentes situações propostas. Ainda, ao aplicar o resultado do framing de metas ao Prospect Theory, uma teoria decorrente da economia comportamental, será possível verificar que quando a meta imposta for de maior dificuldade, maior será o desempenho percebido. Ainda, para casos em que a meta não for atingida, a percepção de terceiros será pior no cenário de metas específicas quando comparado ao cenário de metas do tipo “faça seu melhor”.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018
2018
2019-05-04T13:23:31Z
2019-05-04T13:23:31Z
2021-09-13T02:56:30Z
2021-09-13T02:56:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv bachelor thesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2083
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 36 f.
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986250311958528