O impacto de ações de Service Infusion nas compras de produtos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rafael Sanches
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2196
Resumo: A discussão no meio acadêmico em torno da importância de se agregar serviços às ofertas de produtos (service infusion) como forma de diferenciação e combate à comoditização de produtos não é nova. No entanto, o impacto de ações de service infusion é um tema que ainda não foi debatido de forma aprofundada na literatura. Este trabalho visa contribuir com evidência empírica para um entendimento mais aprofundado deste tema. A partir de dados de 6.635 clientes de uma empresa que pratica service infusion com parte dos seus clientes, é feita uma análise estatística com aplicação de modelos teóricos para medir o impacto sobre o número de unidades de produto compradas por clientes que foram alvo de ações de service infusion. Foi também analisado o impacto sobre essas compras resultante de diferentes graus de intensidade de ações de service infusion, assim como de ações de naturezas distintas. Os resultados permitem concluir que (i) a adoção de práticas de service infusion tem um impacto positivo nas unidades demandadas, (ii) que este impacto varia de acordo com a natureza do service infusion e (iii) que existe uma quantidade de ações a partir da qual esse impacto passa a ser negativo. A conclusão (i) está em linha com trabalhos anteriores, ao passo que as conclusões (ii) e (iii) contribuem de maneira inovadora para a literatura existente, pois além de corroborarem quantitativamente com o arcabouço teórico existente, são importantes insights para gestores sobre os efeitos esperados na aplicação de atividades de service infusion.
id INSP_e2339e88eaa65db7c3c529db53a6945c
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/2196
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Santos, Rafael SanchesRamos, Carla Sofia DiasS�o Paulo2021-09-13T03:11:38Z2019-07-06T17:52:44Z2021-09-13T03:11:38Z20172019-07-06T17:52:44Z20172017https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2196A discussão no meio acadêmico em torno da importância de se agregar serviços às ofertas de produtos (service infusion) como forma de diferenciação e combate à comoditização de produtos não é nova. No entanto, o impacto de ações de service infusion é um tema que ainda não foi debatido de forma aprofundada na literatura. Este trabalho visa contribuir com evidência empírica para um entendimento mais aprofundado deste tema. A partir de dados de 6.635 clientes de uma empresa que pratica service infusion com parte dos seus clientes, é feita uma análise estatística com aplicação de modelos teóricos para medir o impacto sobre o número de unidades de produto compradas por clientes que foram alvo de ações de service infusion. Foi também analisado o impacto sobre essas compras resultante de diferentes graus de intensidade de ações de service infusion, assim como de ações de naturezas distintas. Os resultados permitem concluir que (i) a adoção de práticas de service infusion tem um impacto positivo nas unidades demandadas, (ii) que este impacto varia de acordo com a natureza do service infusion e (iii) que existe uma quantidade de ações a partir da qual esse impacto passa a ser negativo. A conclusão (i) está em linha com trabalhos anteriores, ao passo que as conclusões (ii) e (iii) contribuem de maneira inovadora para a literatura existente, pois além de corroborarem quantitativamente com o arcabouço teórico existente, são importantes insights para gestores sobre os efeitos esperados na aplicação de atividades de service infusion.The discussion in academia about the importance of adding services to the product offerings (service infusion) as a way of differentiation and thus avoid product commoditization is not new. However, the impact of service infusion actions is a topic that so far has not been deeply discussed in the literature. This work aims to contribute with empirical evidences for a deeper understanding of the subject. Through the data of 6.635 clients of a company that has service infusion as practice with its clients, statistical analysis and theoretical models are applied to measure the impact on the purchased units by clients that received service infusion actions. The service infusion intensity impact on those purchases and the nature of the actions were also analyzed. Based on the results, it is possible to conclude that (i) the adoption of service infusion practices has a positive impact on the purchased units, (ii) such impact varies according to the nature of service infusion actions and (iii) that there is a quantity of actions beyond which the impact turns to be negative. Conclusion (i) is aligned with previous papers, while conclusion (ii) and (iii) contribute in an innovative fashion to the current literature, given that besides quantitatively corroborating to the existing theory, provide meaningful insights for managers about the expected effects in the application of service infusion activities.43 p.TODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessO impacto de ações de Service Infusion nas compras de produtosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPERTEXTRAFAEL SANCHES SANTOS_Trabalho.pdf.txtExtracted texttext/plain66254https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2196/1/RAFAEL%20SANCHES%20SANTOS_Trabalho.pdf.txta8a1b5a05734b138085350e97c8cfc6fMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2196/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALRAFAEL SANCHES SANTOS_Trabalho.pdfapplication/pdf967634https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2196/3/RAFAEL%20SANCHES%20SANTOS_Trabalho.pdfe8656bdf7cf4df4b52d8b51469783e74MD53THUMBNAILRAFAEL SANCHES SANTOS_Trabalho.pdf.jpgRAFAEL SANCHES SANTOS_Trabalho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1306https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2196/4/RAFAEL%20SANCHES%20SANTOS_Trabalho.pdf.jpg62ff65ce7e9763fecf9df2fbc363915bMD5411224/21962022-12-02 12:47:04.429oai:repositorio.insper.edu.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2022-12-02T17:47:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O impacto de ações de Service Infusion nas compras de produtos
title O impacto de ações de Service Infusion nas compras de produtos
spellingShingle O impacto de ações de Service Infusion nas compras de produtos
Santos, Rafael Sanches
title_short O impacto de ações de Service Infusion nas compras de produtos
title_full O impacto de ações de Service Infusion nas compras de produtos
title_fullStr O impacto de ações de Service Infusion nas compras de produtos
title_full_unstemmed O impacto de ações de Service Infusion nas compras de produtos
title_sort O impacto de ações de Service Infusion nas compras de produtos
author Santos, Rafael Sanches
author_facet Santos, Rafael Sanches
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rafael Sanches
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Carla Sofia Dias
contributor_str_mv Ramos, Carla Sofia Dias
description A discussão no meio acadêmico em torno da importância de se agregar serviços às ofertas de produtos (service infusion) como forma de diferenciação e combate à comoditização de produtos não é nova. No entanto, o impacto de ações de service infusion é um tema que ainda não foi debatido de forma aprofundada na literatura. Este trabalho visa contribuir com evidência empírica para um entendimento mais aprofundado deste tema. A partir de dados de 6.635 clientes de uma empresa que pratica service infusion com parte dos seus clientes, é feita uma análise estatística com aplicação de modelos teóricos para medir o impacto sobre o número de unidades de produto compradas por clientes que foram alvo de ações de service infusion. Foi também analisado o impacto sobre essas compras resultante de diferentes graus de intensidade de ações de service infusion, assim como de ações de naturezas distintas. Os resultados permitem concluir que (i) a adoção de práticas de service infusion tem um impacto positivo nas unidades demandadas, (ii) que este impacto varia de acordo com a natureza do service infusion e (iii) que existe uma quantidade de ações a partir da qual esse impacto passa a ser negativo. A conclusão (i) está em linha com trabalhos anteriores, ao passo que as conclusões (ii) e (iii) contribuem de maneira inovadora para a literatura existente, pois além de corroborarem quantitativamente com o arcabouço teórico existente, são importantes insights para gestores sobre os efeitos esperados na aplicação de atividades de service infusion.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017
dc.date.available.fl_str_mv 2017
2019-07-06T17:52:44Z
2021-09-13T03:11:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-06T17:52:44Z
2021-09-13T03:11:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2196
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 43 p.
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv S�o Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2196/1/RAFAEL%20SANCHES%20SANTOS_Trabalho.pdf.txt
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2196/2/license.txt
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2196/3/RAFAEL%20SANCHES%20SANTOS_Trabalho.pdf
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2196/4/RAFAEL%20SANCHES%20SANTOS_Trabalho.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a8a1b5a05734b138085350e97c8cfc6f
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
e8656bdf7cf4df4b52d8b51469783e74
62ff65ce7e9763fecf9df2fbc363915b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1791085957943918592