O impacto de ações de Service Infusion nas compras de produtos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2196 |
Resumo: | A discussão no meio acadêmico em torno da importância de se agregar serviços às ofertas de produtos (service infusion) como forma de diferenciação e combate à comoditização de produtos não é nova. No entanto, o impacto de ações de service infusion é um tema que ainda não foi debatido de forma aprofundada na literatura. Este trabalho visa contribuir com evidência empírica para um entendimento mais aprofundado deste tema. A partir de dados de 6.635 clientes de uma empresa que pratica service infusion com parte dos seus clientes, é feita uma análise estatística com aplicação de modelos teóricos para medir o impacto sobre o número de unidades de produto compradas por clientes que foram alvo de ações de service infusion. Foi também analisado o impacto sobre essas compras resultante de diferentes graus de intensidade de ações de service infusion, assim como de ações de naturezas distintas. Os resultados permitem concluir que (i) a adoção de práticas de service infusion tem um impacto positivo nas unidades demandadas, (ii) que este impacto varia de acordo com a natureza do service infusion e (iii) que existe uma quantidade de ações a partir da qual esse impacto passa a ser negativo. A conclusão (i) está em linha com trabalhos anteriores, ao passo que as conclusões (ii) e (iii) contribuem de maneira inovadora para a literatura existente, pois além de corroborarem quantitativamente com o arcabouço teórico existente, são importantes insights para gestores sobre os efeitos esperados na aplicação de atividades de service infusion. |
id |
INSP_e2339e88eaa65db7c3c529db53a6945c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.insper.edu.br:11224/2196 |
network_acronym_str |
INSP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Rafael SanchesRamos, Carla Sofia DiasS�o Paulo2021-09-13T03:11:38Z2019-07-06T17:52:44Z2021-09-13T03:11:38Z20172019-07-06T17:52:44Z20172017https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2196A discussão no meio acadêmico em torno da importância de se agregar serviços às ofertas de produtos (service infusion) como forma de diferenciação e combate à comoditização de produtos não é nova. No entanto, o impacto de ações de service infusion é um tema que ainda não foi debatido de forma aprofundada na literatura. Este trabalho visa contribuir com evidência empírica para um entendimento mais aprofundado deste tema. A partir de dados de 6.635 clientes de uma empresa que pratica service infusion com parte dos seus clientes, é feita uma análise estatística com aplicação de modelos teóricos para medir o impacto sobre o número de unidades de produto compradas por clientes que foram alvo de ações de service infusion. Foi também analisado o impacto sobre essas compras resultante de diferentes graus de intensidade de ações de service infusion, assim como de ações de naturezas distintas. Os resultados permitem concluir que (i) a adoção de práticas de service infusion tem um impacto positivo nas unidades demandadas, (ii) que este impacto varia de acordo com a natureza do service infusion e (iii) que existe uma quantidade de ações a partir da qual esse impacto passa a ser negativo. A conclusão (i) está em linha com trabalhos anteriores, ao passo que as conclusões (ii) e (iii) contribuem de maneira inovadora para a literatura existente, pois além de corroborarem quantitativamente com o arcabouço teórico existente, são importantes insights para gestores sobre os efeitos esperados na aplicação de atividades de service infusion.The discussion in academia about the importance of adding services to the product offerings (service infusion) as a way of differentiation and thus avoid product commoditization is not new. However, the impact of service infusion actions is a topic that so far has not been deeply discussed in the literature. This work aims to contribute with empirical evidences for a deeper understanding of the subject. Through the data of 6.635 clients of a company that has service infusion as practice with its clients, statistical analysis and theoretical models are applied to measure the impact on the purchased units by clients that received service infusion actions. The service infusion intensity impact on those purchases and the nature of the actions were also analyzed. Based on the results, it is possible to conclude that (i) the adoption of service infusion practices has a positive impact on the purchased units, (ii) such impact varies according to the nature of service infusion actions and (iii) that there is a quantity of actions beyond which the impact turns to be negative. Conclusion (i) is aligned with previous papers, while conclusion (ii) and (iii) contribute in an innovative fashion to the current literature, given that besides quantitatively corroborating to the existing theory, provide meaningful insights for managers about the expected effects in the application of service infusion activities.43 p.TODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessO impacto de ações de Service Infusion nas compras de produtosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPERTEXTRAFAEL SANCHES SANTOS_Trabalho.pdf.txtExtracted texttext/plain66254https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2196/1/RAFAEL%20SANCHES%20SANTOS_Trabalho.pdf.txta8a1b5a05734b138085350e97c8cfc6fMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2196/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALRAFAEL SANCHES SANTOS_Trabalho.pdfapplication/pdf967634https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2196/3/RAFAEL%20SANCHES%20SANTOS_Trabalho.pdfe8656bdf7cf4df4b52d8b51469783e74MD53THUMBNAILRAFAEL SANCHES SANTOS_Trabalho.pdf.jpgRAFAEL SANCHES SANTOS_Trabalho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1306https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2196/4/RAFAEL%20SANCHES%20SANTOS_Trabalho.pdf.jpg62ff65ce7e9763fecf9df2fbc363915bMD5411224/21962022-12-02 12:47:04.429oai:repositorio.insper.edu.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2022-12-02T17:47:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O impacto de ações de Service Infusion nas compras de produtos |
title |
O impacto de ações de Service Infusion nas compras de produtos |
spellingShingle |
O impacto de ações de Service Infusion nas compras de produtos Santos, Rafael Sanches |
title_short |
O impacto de ações de Service Infusion nas compras de produtos |
title_full |
O impacto de ações de Service Infusion nas compras de produtos |
title_fullStr |
O impacto de ações de Service Infusion nas compras de produtos |
title_full_unstemmed |
O impacto de ações de Service Infusion nas compras de produtos |
title_sort |
O impacto de ações de Service Infusion nas compras de produtos |
author |
Santos, Rafael Sanches |
author_facet |
Santos, Rafael Sanches |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Rafael Sanches |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ramos, Carla Sofia Dias |
contributor_str_mv |
Ramos, Carla Sofia Dias |
description |
A discussão no meio acadêmico em torno da importância de se agregar serviços às ofertas de produtos (service infusion) como forma de diferenciação e combate à comoditização de produtos não é nova. No entanto, o impacto de ações de service infusion é um tema que ainda não foi debatido de forma aprofundada na literatura. Este trabalho visa contribuir com evidência empírica para um entendimento mais aprofundado deste tema. A partir de dados de 6.635 clientes de uma empresa que pratica service infusion com parte dos seus clientes, é feita uma análise estatística com aplicação de modelos teóricos para medir o impacto sobre o número de unidades de produto compradas por clientes que foram alvo de ações de service infusion. Foi também analisado o impacto sobre essas compras resultante de diferentes graus de intensidade de ações de service infusion, assim como de ações de naturezas distintas. Os resultados permitem concluir que (i) a adoção de práticas de service infusion tem um impacto positivo nas unidades demandadas, (ii) que este impacto varia de acordo com a natureza do service infusion e (iii) que existe uma quantidade de ações a partir da qual esse impacto passa a ser negativo. A conclusão (i) está em linha com trabalhos anteriores, ao passo que as conclusões (ii) e (iii) contribuem de maneira inovadora para a literatura existente, pois além de corroborarem quantitativamente com o arcabouço teórico existente, são importantes insights para gestores sobre os efeitos esperados na aplicação de atividades de service infusion. |
publishDate |
2017 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017 2019-07-06T17:52:44Z 2021-09-13T03:11:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-06T17:52:44Z 2021-09-13T03:11:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2196 |
url |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2196 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
43 p. |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
S�o Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) instacron:INSPER |
instname_str |
Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
instacron_str |
INSPER |
institution |
INSPER |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2196/1/RAFAEL%20SANCHES%20SANTOS_Trabalho.pdf.txt https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2196/2/license.txt https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2196/3/RAFAEL%20SANCHES%20SANTOS_Trabalho.pdf https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2196/4/RAFAEL%20SANCHES%20SANTOS_Trabalho.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a8a1b5a05734b138085350e97c8cfc6f 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 e8656bdf7cf4df4b52d8b51469783e74 62ff65ce7e9763fecf9df2fbc363915b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@insper.edu.br || |
_version_ |
1791085957943918592 |